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PublicouAna Lívia Valente Aveiro Alterado mais de 8 anos atrás
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Obrigado! Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos
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Mobilidade no Atendimento aos Clientes do SAAE Guarulhos Ronny Ctvrtnik Consultor - Analista de Sistemas Sênior GIOM – Gerência de informática e O&M
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Tópicos Cenário Objetivos Projeto Proposta Resultados Tecnologias Disponibilidade Dúvidas
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Cenário Nesses últimos anos no Sudeste, especificamente em São Paulo tivemos, aliás estamos tendo um cenário bastante complexo de falta d'água que tem afetado diversas cidades. Neste cenário vimos o quão importante é mantermos os nossos clientes informados. As informações de rodízio e de manutenções na rede são fundamentais para que os clientes consigam se organizarem e não fiquem sem água. Partindo desse cenário optamos por desenvolver um aplicativo móvel, afim de dinamizar a comunicação com nossos clientes.
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Objetivo Inicial Acesso às informações: Contas em aberto Detalhes cadastrais Rodízio de abastecimento Cliente em rodízio Local em rodízio Canais de atendimento ao cidadão 0800 atendimento telefônico E-mail Fácil – Posto de atendimento
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Objetivo Atual Atualmente estamos na segunda fase do projeto onde estamos liberando algumas funcionalidades novas: Notificações de: Conta vencida. Possível corte de ligação! Falta de água. (Manutenção). Conta a vencer em até 10 dias. Corte de ligação. Nova conta faturada. Histórico de consumos. Informação de quando ocorrerá o próximo desligamento no abastecimento.
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Projeto Como o desenvolvimento de aplicativos pelo Saae Guarulhos era uma novidade, em primeiro momento buscamos o conhecimento treinando pessoas da própria equipe. Como o objetivo era liberar inicialmente o aplicativo para Android e posteriormente para iOS, foi aberta então duas vertentes de pesquisa. Os Pré-requisitos como modelos de dados, linguagens de programação e plataformas Windows e Java já eram adquiridas o que facilitou bastante. Então focamos no que não tínhamos conhecimento. (Android SDK, xCode, Objective-C, Analitics, Play Store, Apple Store)
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Proposta Saae Atendimento Virtual
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Resultados Esse aplicativo já foi instalado em quase 3000 aparelhos entre Android e iOS. No gráfico abaixo podemos acompanhar as últimas instalações entre 26 de Março de 2015 até meados de Abril.
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Resultados Um aspecto muito importante nesse projeto é o “feedback” que temos dos nossos clientes, onde os mesmos podem avaliar e dar opiniões diretamente nas lojas da Google e Apple. Avaliações essas que podem ser monitoradas pela nossa equipe e visualizadas por quaisquer usuários de sistemas Android e iOS. Abaixo segue uma imagem onde conseguimos avaliar a satisfação do cliente utilizando o aplicativo. Em um ranking que vai de 1 a 5.
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Resultados Mais importante do que a classificação, são comentários dos clientes. Onde os mesmos podem expressar às suas satisfações, sugestões e avaliações.
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Tecnologias Java / Object C (desenvolvimento nativo) Microsoft C# / MVC / JSON SIG – Sistema de Informação Geográfica Google Analitics
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Disponibilidade
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Conclusão O projeto inicial para Android foi desenvolvido em pouco mais de 3 meses, seguido por mais 2 meses para a finalização do projeto para iOS. O objetivo foi alcançado, onde temos um aplicativo leve, funcional, fácil de utilizar e o principal: com informações confiáveis.
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Dúvidas?
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Obrigado!
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