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CULTURA DE PAZ Leitura da Cultura de Paz e o seu lugar no mundo hoje João Moris Associação Palas Athena 14/10/2011.

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1 CULTURA DE PAZ Leitura da Cultura de Paz e o seu lugar no mundo hoje João Moris Associação Palas Athena 14/10/2011

2 O QUE É A PALAS ATHENA Centro de Estudos Filosóficos – existe desde 1972 Cursos (5 eixos) 1) Filosofias e Visões de Mundo 2) Ética (“Filosofia no Pensar, Ética para Agir”) 3) Psicologia Prática 4) O Sagrado a partir da História, Ciência, Arte e Fé 5) Novas Dinâmicas de Convivência Editora Palas Athena Aportes práticos para a orientação pedagógica da Palas Athena: 1) Pensamento Gandhiano 2) Transdisciplinaridade e Pensamento Complexo 3) Comunicação não-violenta, Justiça Restaurativa, Mediação, Construção de Diálogo e Consenso 4) Cultura de Paz

3 O QUE É A PALAS ATHENA Projetos socioeducativos tendo como parceiros, entre outros: - UNESCO - Fundação CASA - Secretarias do Munícipio de São Paulo (Educação, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social etc) - UNIFESP - UMAPAZ - SESC-SP Vários fóruns, seminários e eventos voltados para a Cultura de Paz: - Semanas Gandhi (em outubro) - Semanas Martin Luther King (em abril) - Visitas de Sua Santidade o Dalai Lama - Valores da Convivência na Vida Pública e Privada - Técnicas Complementares em Saúde - Fóruns Temáticos de Cultura de Paz

4 “Quando as dúvidas sobre o sentido e o valor da vida te aterrorizarem, lembra o rosto do homem mais pobre – material e espiritualmente – que conheças e pergunta se o que planejas fazer da tua vida terá qualquer utilidade para ele. Perceberás como a tua vida pode ser útil.” Mahatma Gandhi (1869-1948)

5 Quino, autor da “Mafalda”, desiludido com o rumo deste século no que respeita a valores e educação, desenha estes.sugestivos cartoons:

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13 “Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas”. Gandhi

14 CULTURA DE GUERRA Do século I ao XV, 4 milhões de pessoas foram mortas em conflitos bélicos No século XVI, 2 milhões No século XVII, 6 milhões No século XVIII, 7 milhões No século XIX, 19 milhões No século XX, 111 milhões (até agosto de 2000) Fonte: The Washington Post

15 O Instituto Akatu e o Worldwatch Institute (WWI), organização com sede em Washington, lançaram em 30/06/2011, a versão em português do relatório “Estado do Mundo – 2010”. O documento é uma das mais importantes publicações periódicas mundiais sobre sustentabilidade, que relaciona o consumo à cultura. (www.akatu.org.br)

16 Relatório Estado do Mundo – 2010 Um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo. 83% das residências no mundo têm aparelhos de televisão e 21 em cada 100 pessoas têm acesso à internet. Entretanto, a maior parte da mídia ainda reforça o consumismo, apesar de existirem esforços no mundo todo para que seu vasto poder e alcance seja utilizado para promover culturas sustentáveis.

17 ÁGUA A indústria de água engarrafada movimenta hoje US$ 60 bilhões e vendeu 241 bilhões de litros de água em 2008, mais que o dobro da quantidade vendida em 2000. Por meio de ações publicitárias globais, o setor de água engarrafada, por exemplo, ajudou a criar a impressão de que água na garrafinha é mais saudável, mais saborosa e está mais na moda do que a boa e velha água “torneiral”, mesmo quando estudos demonstram que algumas marcas de água engarrafada são menos seguras do que água da rede e custam de 240 a 10 mil vezes mais.

18 Educação Uma pesquisa anual com alunos de primeiro ano de faculdades nos Estados Unidos investigou durante mais de 35 anos as prioridades de vida dos alunos. A importância atribuída a ter boa situação financeira aumentou de pouco mais de 40% para quase 80%. A importância atribuída à construção de uma filosofia de vida plena de sentido diminuiu de 75% para pouco mais de 45%.

19 Quadro Social e Ambiental (dados de 2002) 420 milhões de pessoas vivem em países onde não há terras aráveis para sua própria subsistência. 25% das terras aráveis dos países em desenvolvimento estão deterioradas, levando a um esgotamento crescente. Há 500 milhões de pessoas morando em regiões sujeitas a secas crônicas. Até 2025 este número será 6 vezes maior: cerca de 3 bilhões de pessoas afetadas pela seca. 1/5 da população mundial (1.3 bilhões de pessoas) vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de US$ 1 por dia. O aquecimento global está se acelerando e a emissão de dióxido de carbono na atmosfera já atingiu o nível de 370.9 partes por milhão, o índice mais alto em pelo menos 420.000 anos. A produção de lixo tóxico já alcança mais de 300 milhões de toneladas por ano.

20 ELEMENTOS GERADORES DE VIOLÊNCIA? A diferença entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres do planeta era de 11 vezes em 1913, passou para 30 vezes em 1960, para 60 vezes em 1990 e para 74 vezes em 1997. 20% da população detém 86% da renda e, em 1998, 86% do acréscimo de renda também foi apropriado pelos mesmos 20% da população. Os 20% mais pobres possuem 1% da renda mundial.

21 “Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo”. Gandhi

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26 As 8 áreas de atuação da Cultura de PAZ* 1.Cultura de Paz através da Educação 2.Economia Sustentável e Desenvolvimento Social 3.Compromisso com todos os Direitos Humanos 4.Equidade entre os Gêneros 5.Participação Democrática 6.Compreensão - Tolerância - Solidariedade 7.Comunicação Participativa e Livre Fluxo de Informações e Conhecimento 8.Paz e Segurança Internacional * Criado pela Organização das Nações Unidas em 1999

27 Educação para a Paz - Histórico 1.Movimento da Escola Nova – Maria Montessori (1870 – 1952) 2.Fundação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1945 3.Contribuição dos movimentos comprometidos com a não-violência – Gandhi (1869 – 1948); Lanza del Vasto (1901 – 1981); Martin Luther King (1929 – 1968); Nelson Mandela (1918-); 4.Investigação para a Paz ou Peace Research/Peace Studies Johan Galtung (1930-) – Mediação de Conflitos 5.Educadores e ativistas da Cultura de Paz: Gene Sharp; Xesús Jares; Alicia Cabezudo; J. P. Lederach; Jean-Marie Muller; Magnus Haavelsrud; Marcelo Rezende Guimarães

28 A CULTURA DE PAZ PROPÕE: PAZ DIRETA + PAZ ESTRUTURAL + PAZ CULTURAL

29 AS PESQUISAS SOBRE A PAZ REVELAM – As múltiplas faces da violência – Novas tecnologias de convivência

30 Novas Tecnologias de Convivência Diálogo Mediação Justiça Restaurativa Comunicação Não Violenta Jogos Cooperativos Dinâmicas Relacionais

31 “O poder é de dois tipos. Um se obtém pelo medo da punição e o outro por atos de amor. O poder baseado no amor é mil vezes mais eficaz e permanente do que o poder derivado do medo da punição” Gandhi

32 CULTURA DE PAZ SEGUNDO GANDHI NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA (AHIMSA) = NÃO VIOLAR DIREITOS; NÃO CAUSAR SOFRIMENTO; COOPERAR; NÃO PREJUDICAR NINGUÉM COM PENSAMENTOS, PALAVRAS OU AÇÕES; COMPAIXÃO... FIRMEZA NA VERDADE (SATYAGRAHA) = CONVICÇÃO; PERCEPÇÃO DE SI; FIDELIDADE AOS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS; SER JUSTO E CORRETO CONSIGO E COM OS OUTROS; TORNAR-ME CONFIÁVEL AO OUTRO... EMPODERAMENTO (SWARAJ) = AUTODETERMINAÇÃO; TOMAR AS RÉDEAS DO PRÓPRIO DESTINO; USAR O MEU PODER PESSOAL PARA BENEFÍCIAR A COLETIVIDADE; EXPRESSAR TALENTOS E HABILIDADES INDIVIDUAIS EM BENEFÍCIO DO TODO…

33 EMPODERAMENTO COOPERAÇÃO MOBILIZAÇÃO AÇÃO

34 EMPODERAMENTO e APODERAMENTO EMPODERAMENTO Cultura de Paz APODERAMENTO Cultura de Guerra - FORÇAS: medo e demagogia - FORÇAS: responsabilidade e criatividade - Serviço: motiva em função de sentimentos morais - Partilha direitos e deveres, beneficiando a coletividade -- Parte para a ação (atividade) - Cooperação: estabelece vínculos de confiança - Sociedade igualitária: incentiva a colaboração, o convívio e a ética - O tempo e o talento são riquezas que dão oportunidades ao ser humano de auto- expressar-se - A preocupação com o outro significa inclui-lo em suas ações para o bem comum - Controle: mobiliza agindo nos apegos - Partilha somente direitos, beneficiando o individual - Fica só no projeto e na idéia (inércia) - Competição: detona a confiança - Sociedade aquisitiva: incentiva o consumo, a cobiça e a desigualdade - A busca incessante pela excelência e pelo resultado acabam por fragmentar o ser humano - O autointeresse e o egocentrismo levam à acentuação da avareza

35 EMPODERAMENTO e APODERAMENTO EMPODERAMENTO Cultura de Paz APODERAMENTO Cultura de Guerra - Uma sociedade que dá livre curso à avareza será uma sociedade exploradora - Uma sociedade que dá livre curso à distribuição de suas riquezas será uma sociedade justa - O bem estar do indivíduo depende do bem estar dos outros - Cooperação/Interdependência - Forças de coesão prevalecem sobre as de desintegração - O compromisso com a verdade e a ética são a tônica - Inclusão social e cultural - Preocupa-se não apenas com o resultado, mas dá grande ênfase ao processo - A democracia é construída sobre ações não-violentas - Os interesses pessoais se sobrepõem aos da coletividade - Egoísmo/Co-dependência - Forças de desagregação prevalecem sobre as de integração - O compromisso com interesses escusos e a moral são a tônica - Exclusão social e cultural - Totalmente voltado para o resultado e dá pouca importância ao processo - Medidas totalitárias levam a ações violentas e à retaliação

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38 “Quando as dúvidas sobre o sentido e o valor da vida te aterrorizarem, lembra o rosto do homem mais pobre – material e espiritualmente – que conheças e pergunta se o que planejas fazer da tua vida terá qualquer utilidade para ele. Perceberás como a tua vida pode ser útil.” Mahatma Gandhi (1869-1948)

39 OBRIGADO!! Associação Palas Athena www.palasathena.org.br Para saber mais sobre Cultura de Paz www.comitepaz.org.br João Moris morisame@terra.com.br


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