A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma mundialização plural Edgar Morin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma mundialização plural Edgar Morin"— Transcrição da apresentação:

1 Uma mundialização plural Edgar Morin

2 Edgar Morin Graduou-se em História, Geografia e Direito;
Estudou Sociologia, Filosofia, Economia e Antropologia; Possui um firme posicionamento no que se refere às questões cruciais de seu tempo; Ele coloca o ser humano e o planeta no centro do ensino. “É preciso aprender sobre a condição humana, a compreensão e a ética, entender a era planetária em que vivemos e saber que o conhecimento, qual que seja ele, está sujeito ao erro e à ilusão.”

3 Globalização-introdução
No século XVI, iniciou-se a era planetária,num processo marcado por acontecimentos negativos, como a escravidão, a predação e a colonização; Na década de 90, a globalização dá ao mercado mundial novas características: o capitalismo se vê energizado por uma fabulosa expansão informática(celular, fax e internet); Pode-se dizer que a globalização dessa época está baseada na economia e na tecnologia, que favorece uma mundialização vulnerável, mas que também enfrenta as desigualdades e a busca desenfreada pelo lucro.

4 Sociedade-mundo? Globalização tecnoeconômica – Último estágio de planetização; Necessidade de uma cultura própria(os meios de comunicação produziram um folclore mundial a partir de temas originais de culturas diferentes – Jazz/Rock/Cinema/Arte); Cultura adolescente e mundialização da ação feminista – Underground; Gary Davis – Greenpeace; Manisfestação anti-seatlle – “O mundo não é uma mercadoria.”; ONU – Conferência de Kyoto.

5 O choque de 11/09 Eletrochoque nas transformações sofridas pela sociedade-mundo; Cria-se a necessidade da criação de uma polícia e de uma força de segurança - ONU; Bush assume a missão mundial de polícia militar na guerra ao terrorismo; A necessidade de uma polícia planetária foi percebida por Bush, mas não, infelizmente a necessidade de uma política planetária.

6 Romper com o desenvolvimento
Sociocentrismo Ocidental; Ignora tudo que não for calculável ou mensurável pelos indicadores de crescimento de renda, dando ênfase no espírito de lucro; Hiperindividualismo – Comporta fechamentos egocêntricos e solidões e perda das solidariedades; Êxitos urbanos, técnicos e industriais comportam estresse e danos; Necessidade de regenerar.

7 Por uma política da humanidade
A civilização Ocidente que triunfa no mundo está em crise e sua realização é a revelação de suas próprias carências; Ciência, técnica, indústria e capitalismo, devem ser controladas pela ética; Em lugar de regressão, deslocamento, desastres, a Pátria poderia surgir de um civismo planetário de uma emergência de sociedade civil mundial, de uma ampliação das Nações Unidas, não tomando o lugar das mesmas mas envolvendo-as.

8 O Obstáculo enorme: A própria humanidade
A tendência à unificação da sociedade-mundo suscita resistências nacionais, étnicas e religiosas; Sociedade-mundo assume a forma de um Império-mundo; O indivíduo ocidental favorece mais o egocentrismo, o interesse pessoal, autojustificação do que a compreensão do outro, donde a devastação causada pela incompreensão nas famílias, nos grupos e, claro, entre aqueles que deveriam ensinar a compreensão: Os educadores.

9 A esperança Para Edgar morin, as mudanças necessárias para modificar a situação atual são impossíveis de serem atingidas, entretanto, ele nos dá três princípios de esperança: As coisas são simples até que aconteçam; Apesar das soluções serem improváveis, devemos lembrar que o improvável acontece; Os seres humanos, assim como as sociedades, são formados por celulas-mães, com poder de regeneração. Em analogia com o homem, estas celulas-mães seriam capazes de regenerar a humanidade.

10 Hoje,que o planeta já está , ao mesmo tempo, unido e fragmentado, começa a se desenvolver uma ética de gênero humano para que possamos superar esse estado de caos e começar a civilizar a terra.


Carregar ppt "Uma mundialização plural Edgar Morin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google