A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO."— Transcrição da apresentação:

1

2 GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO

3 UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES Mudanças sociais ocorrem não só Brasil, como também em todo mundo Mudanças sociais ocorrem não só Brasil, como também em todo mundo Decorrentes de muitos aspectos, como: industrialização que incrementou o rápido avanço da ciência e da tecnologia, Decorrentes de muitos aspectos, como: industrialização que incrementou o rápido avanço da ciência e da tecnologia, Esquecendo muitas vezes, do homem e do seu valor, Esquecendo muitas vezes, do homem e do seu valor, O valor hoje embasa-se no produzir, cada vez mais e com mais produtividade, O valor hoje embasa-se no produzir, cada vez mais e com mais produtividade, Em conseqüência, mediatiza-se o homem, coisifica-se o ser humano como um instrumento de trabalho ou peça de uma engrenagem, Em conseqüência, mediatiza-se o homem, coisifica-se o ser humano como um instrumento de trabalho ou peça de uma engrenagem, A dignidade da pessoa é colocada a margem dos interesses econômicos e políticos da sociedade A dignidade da pessoa é colocada a margem dos interesses econômicos e políticos da sociedade

4 A crescente industrialização representa a concentração urbana cada vez maior que, por sua vez, traz novas questões como: A crescente industrialização representa a concentração urbana cada vez maior que, por sua vez, traz novas questões como: a degradação ambiental; o uso de novas modalidades energéticas; revolução provocada pela informática; a manipulação genética em seres vivos ; a massificação; a alienação; a progressiva integração planetária e a perda do sentido da existência. a degradação ambiental; o uso de novas modalidades energéticas; revolução provocada pela informática; a manipulação genética em seres vivos ; a massificação; a alienação; a progressiva integração planetária e a perda do sentido da existência. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

5 Isso tudo acontece sem que tenham sido solucionado os problemas antigos da humanidade: Isso tudo acontece sem que tenham sido solucionado os problemas antigos da humanidade: a fome, a miséria, as doenças, o desemprego, o analfabetismo, a sub- habitação, a violência, a marginalização, o extermínio de muitas culturas indígenas, os trabalhadores sem terra e seu escravagismo, entre muitos outros. a fome, a miséria, as doenças, o desemprego, o analfabetismo, a sub- habitação, a violência, a marginalização, o extermínio de muitas culturas indígenas, os trabalhadores sem terra e seu escravagismo, entre muitos outros. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

6 A contradição parece ser a tônica do momento atual, e a humanidade encontra- se num momento decisivo de sua construção histórica, embora sem contornos claramente definidos. A contradição parece ser a tônica do momento atual, e a humanidade encontra- se num momento decisivo de sua construção histórica, embora sem contornos claramente definidos. As possibilidades abertas pela ciências e a tecnologia parecem ilimitadas; As possibilidades abertas pela ciências e a tecnologia parecem ilimitadas; UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

7 Os macro processos da área econômica, política e cultural parecem prescindir da pessoa sem ter rumo próprio; Os macro processos da área econômica, política e cultural parecem prescindir da pessoa sem ter rumo próprio; A realidade se torna cada vez mais complexa e obscura; A realidade se torna cada vez mais complexa e obscura; A sensação de insegurança e falta de clareza é reforçada pela rapidez das mudanças causada pela enorme massa de informações a que estamos sujeitos. A sensação de insegurança e falta de clareza é reforçada pela rapidez das mudanças causada pela enorme massa de informações a que estamos sujeitos. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

8 Interesses de grupos determinados, Interesses de grupos determinados, Mídia e o consumismo, Mídia e o consumismo, Degradação ambiental Degradação ambiental Crescimento da pobreza, Crescimento da pobreza, Entre outras muitas reflexões. Entre outras muitas reflexões. Tais realidades se defrontam com as IES. Tais realidades se defrontam com as IES. Mudanças geram crises profundas na sociedade – refletem no ensino superior – situação atual não mais satisfaz – abalando seus fundamentos no tocante a seus princípios de formação. Mudanças geram crises profundas na sociedade – refletem no ensino superior – situação atual não mais satisfaz – abalando seus fundamentos no tocante a seus princípios de formação. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

9 Busca-se algo novo, nem sempre bem definido, que preencha os anseios do homem. Busca-se algo novo, nem sempre bem definido, que preencha os anseios do homem. As idéias novas sobre determinados aspectos da cultura e da civilização necessitam ser avaliadas. As idéias novas sobre determinados aspectos da cultura e da civilização necessitam ser avaliadas. Da reavaliação, da superação dos conflitos, da ruptura passa-se para um novo momento histórico, com a estabilização de novos conceitos, e por conseguinte, à formação de novos traços culturais. Da reavaliação, da superação dos conflitos, da ruptura passa-se para um novo momento histórico, com a estabilização de novos conceitos, e por conseguinte, à formação de novos traços culturais. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

10 O modelo atual e ensino superior está correto.... O modelo atual e ensino superior está correto.... Constata-se perante o quadro atual, uma queda acentuada da qualidade de ensino superior – comprometendo as finalidades atribuídas a Universidade. Constata-se perante o quadro atual, uma queda acentuada da qualidade de ensino superior – comprometendo as finalidades atribuídas a Universidade. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

11 A Universidade é o locus da busca da verdade. A Universidade é o locus da busca da verdade. Buscar e transmitir a verdade – em uma unidade orgânica em sua diversidade de suas atividades disciplinares – não como algo definitivo mas como uma busca incessante. Buscar e transmitir a verdade – em uma unidade orgânica em sua diversidade de suas atividades disciplinares – não como algo definitivo mas como uma busca incessante. Na Universidade todas as ciências se unem, através de seus representantes, e se encaminham para unidade do saber. Na Universidade todas as ciências se unem, através de seus representantes, e se encaminham para unidade do saber. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

12 Ensino/Pesquisa/Extensão – interligados em suas ações Ensino/Pesquisa/Extensão – interligados em suas ações Universidade – ser viva e atuante – liberdade de pesquisa – pensamento – de confronto de idéias – ser pólo de criação e difusão do saber. Universidade – ser viva e atuante – liberdade de pesquisa – pensamento – de confronto de idéias – ser pólo de criação e difusão do saber. UNIVERSIDADE COMO GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES

13 Apresentação desenvolvida por: José Mesquita Júnior MJ Solutions - Design - Web - Tecnologia (65) Apresentação desenvolvida por: José Mesquita Júnior MJ Solutions - Design - Web - Tecnologia (65) c Copyright MJ Solutions Todos os direitos reservados.


Carregar ppt "GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google