A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA."— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA

2 CRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO n DESENVOLVIMENTO n É UM CONCEITO ASSOCIADO À IDÉIA DE FAZER AS NAÇÕES POBRES CAMINHAREM EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DE SUAS POBREZAS.

3 n PROCESSO DE PRODUÇÃO DE RIQUEZA COM PARTILHA E DISTRIBUIÇÃO COM EQÜIDADE, CONFORME AS NECESSIDADES DAS PESSOAS, OU SEJA, COM JUSTIÇA.

4 PARA LEBRET n O DESENVOLVIMENTO É UM PROCESSO INACABADO, DE UMA DIREÇÃO QUE SE TOMA E NÃO DE UM PONTO QUE SE ALCANÇA. É A PASSAGEM DE UMA DETERMINADA POPULAÇÃO, DE UMA FASE MENOS HUMANA PARA UMA FASE MAIS HUMANA, AO RITMO MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, AO CUSTO FINANCEIRO E HUMANO MENOS ELEVADO POSSÍVEL, TENDO EM CONTA A SOLIDARIEDADE ENTRE AS POPULAÇÃOES.

5 n MANDEL DIZ: n A PRÓPRIA ACUMULAÇÃO DE CAPITAL PRODUZ O DESENVOLVIMENTO E O SUBDESENVOLVIMENTO, COMO MOVIMENTOS MUTUAMENTE DETERMINANTES DO MOVIMENTO DESIGUAL E CONJUNTO DO CAPITAL. O DESENVOLVIMENTO ACABOU GERANDO A POBREZA PARA UMA GRANDE MAIORIA E A RIQUEZA PARA POUCOS

6 n O DESENVOLVIMENTO É UM PROCESSO QUE INTERFERE NAS TRANFORMAÇÕES DE ORDEM MENTAL E SOCIAL DE UM POVO, PORQUE TODO PAÍS QUE DECIDE PROMOVER SEU DESENVOLVIMENTO PRECISA COMEÇAR POR INVESTIR NO HOMEM, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO; PASSAR A CONSIDERAR A EDUCAÇÃO NÃO COMO UM GASTO MAS COMO VIA DE POSSIBILIDADE DE ACESSO AO DESENVOLVIMENTO.

7 DESENVOLVIMENTO LOCAL n O TURISMO SE PÕE COMO MECANISMO OU INCENTIVO DE VIABILIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. n ATRAVÉS DO EFEITO MULTIPLICADOR, OFERECE CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS (ALÉM DAS GRANDES), PODENDO BENEFICIAR OS MAIS POBRES. n UM TURISMO INTERNO E DOMÉSTICO QUE VALORIZA O LUGAR, QUE GERA RENDA, QUE DINAMIZA A ECONOMIA LOCAL, QUE PROTEGE O PATRIMÔNIO NATURAL, QUE RECUPERA E PRESERVA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL.

8 n O DESENVOLVIMENTO LOCAL SE DEFINE COMO UM PROCESSO DE MUDANÇA DE MENTALIDADE, DE CÂMBIO SOCIAL, INSTITUCIONAL E DE TROCA DE EIXO NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO, POR ISSO ORIENTA-SE PARA O DESENVOVIMENTO DE MÉDIAS, PEQUENAS E MICRO-EMPRESAS, TENDO EM VISTA SOCIALIZAR AS OPORTUNIDADES E PROMOVER O DESENVOLVIMENTO NA ESCALA HUMANA.

9 n HÁ QUE SE ADOTAR UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO QUE ESTIMULE E DESENVOLVA A COOPERAÇÃO, n A SOLIDARIEDADE, n A CRIATIVIDADE, n QUE PASSE A UTILIZAR OS RECURSOS LOCAIS AINDA LATENTE, ESPECIALMENTE OS RECURSOS HUMANOS.

10 TURISMO SUSTENTÁVEL – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL n QUANDO OPERA DENTRO DAS CAPACIDADES NATURAIS PARA A REGENERAÇÃO E FUTURA PRODUTIVIDADE DOS RECURSOS NATURAIS; n RECONHECE AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS PESSOAS, COMUNIDADES, COSTUMES E ESTILOS DE VIDA FAZEM PARA A EXPERIÊNCIA TURÍSTICA; n ACEITA QUE ESSAS PESSOAS DEVAM TER UMA PARTE EQÜITATIVA NOS BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DO TURISMO; n É DIRIGIDO PELOS ANSEIOS DO POVO E DAS COMUNIDADES LOCAIS NAS ÁREAS RECEPTORAS.

11 n MODALIDADES A SEREM EMPREENDIDAS A PARTIR DE SEMINÁRIOS COM A COMUNIDADE, n APOIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

12 TURISMO HISTÓRICO-CULTURAL: n EVENTOS CULTURAIS n SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS n PATRIMÕNIO ARQUITETÕNICO n TEMÁTICO n DE FRONTEIRA n ESTUDANTIL n CIENTÍFICO

13 TURISMO AMBIENTAL: n EXPEDIÇÕES COM ESTUDANTES; n EXPEDIÇÕES COM CIENTISTAS; n VISITAS CARRO E BARCO; n VOLTA DO TREM – PREPARAR-SE.


Carregar ppt "REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google