A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos? Sim, somos! São as utopias que nos permitem viver e podem transformar o deserto em terra fértil. Leonardo Boff Texto: Marcos 1, 1-8. Segundo domingo do Advento –B- // 4-12-11 Comentários e apresentação: M.Asun Gutiérrez. Música: Bach. Concerto dois violinos em ré

3 Primeira leitura : Isaías 40,1-5.9-11 «Consolai, consolai o meu povo”. Com estas palavras se abre o Livro da Consolação, do magnífico poeta a quem chamamos o “segundo Isaías”. É um bom título para o nosso Deus, que não é o Deus do medo, mas do consolo. É um Deus que vem cheio de bálsamo, bênção e ternura. E nos ensina, recomenda e convida a que sejamos bálsamo, bênção e ternura para o mundo.

4 Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Marcos começa a anunciar que a Boa Notícia, a melhor notícia, a maior alegria para o mundo, é Jesus. Com Jesus começa tudo. Ele a tudo torna Novo. O seu evangelho é notícia salvadora para todos e para sempre, é o cumprimento de todas as promessas, é a garantia de que Deus nos ama em Jesus e de que, com Ele, estamos todos salvos.

5 Está escrito no profeta Isaías: Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas! A Mensagem necessita de mensageiros. Todos somos chamados a ser precursores de Jesus, a abrir caminhos novos. Uma voz nos grita a todos: Onde há montes de soberba, egoísmo e injustiça, colocai humildade, solidariedade e justiça. Onde há colinas de vaidade, ambição e inveja, colocai bondade, austeridade e compaixão. Tirai os obstáculos que impedem a chegada de Deus à vossa vida e à vida dos outros. Que fica por “aplanar”, “reencher”, “rebaixar”, “endireitar”, “nivelar”... a nível pessoal e para que desapareçam as escandalosas desigualdades que existem no mundo? Sou voz que anuncia a Boa Notícia no meu ambiente?

6 Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João prepara o caminho de Jesus no deserto. Podia ter escolhido a sinagoga ou o Templo. Mas não queria orações nem oferendas, nem queria dar lições de Escritura. João pedia uma conversão radical. Para isso o deserto e o rio são lugares apropriados. Quem escuta a Palavra sente-se impulsionado a proclamá-la, a dar Boas Notícias. Não a pode guardar para si mesmo. As palavras de João convidam-nos à conversão, a uma mudança de rumo, a deixar os caminhos equivocados, a renovar a fé, a alargar o coração, comunicar e partilhar a nossa esperança e ao compromisso de construir um mundo melhor para todos. Anuncia um baptismo de conversão que não consiste num simples rito mas numa mudança real de vida.

7 João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. A forma de vestir e viver de João, falam de simplicidade e de austeridade. Ensina-nos que a forma de vida tem de ser coerente com a mensagem que se anuncia e com a Palavra que se proclama. Atrai e convence quem transmite a Palavra com verdade, liberdade, coerência, valentia e testemunho de vida. Jordão

8 E na sua pregação dizia: – Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo. João é um testemunho de humildade. Indica o caminho. Não o obstrui. A sua mensagem está em função de outra Pessoa, a quem aponta e para quem conduz. O seu anúncio e testemunho despertam o desejo de acolher o Senhor que vem. Participo da missão de João como precursor/precursora? Como?

9 Recebeste um destino de outra palavra mais forte: é tua missão ser profeta, palavra de Deus vivo. Tu irás levando a luz numa entrega perene, que a tua voz é voz de Deus e a voz de Deus não dorme. VAI PELO MUNDO, GRITA À GENTE QUE O AMOR DE DEUS NÃO ACABA, NEM A VOZ DE DEUS SE PERDE. Segue o teu rumo, profeta, sobre a areia quente, continua a semear no mundo que o fruto se fará presente. Não temas se a nossa fé perante a tua voz se detém porque fugimos da dor e a voz de Deus nos dói. VAI PELO MUNDO, GRITA À GENTE QUE O AMOR DE DEUS NÃO ACABA, NEM A VOZ DE DEUS SE PERDE. Continua a cantar, profeta, cânticos de vida ou de morte, continua a anunciar aos homens que o Reino de Deus já está aí. Não calarão essa voz e a ninguém podes temer, que a tua voz vem de Deus a a voz de Deus não morre. Emilio Vicente Matéu


Carregar ppt "Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google