A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos? Sim, somos! São as utopias que nos permitem viver e podem transformar o deserto em terra fértil. Leonardo Boff Texto: Lucas, 3,1-6 // 2 Advento –C-// Comentários e apresentação: M. Asun Gutiérrez Cabriada. Música: Albinoni. Concerto nº 6. Larguetto.

3 No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, O ano quinze do reinado de Tibério..., para nós é hoje, com as circunstâncias históricas que vivemos cada um de nós e o nosso mundo. A salvação de Deus não é algo que acontece à margem da história, da vida de cada dia, dos problemas, preocupações, esperanças e alegrias das pessoas. Para o Deus que chega com o dom da salvação devemos preparar o caminho no hoje da nossa história. A Palavra de Deus dirige-se a todos, mas os Tibérios, Pilatos, Herodes, não querem escutá-la.

4 no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. A Palavra de Deus tão pouco a escutam os homens que vivem no Templo, que não vivem para Deus, mas que vivem de Deus. São comerciantes religiosos. Falam de Deus mas não O escutam. A Palavra, destinada a todos, vem sobre quem não pertence a nenhuma hierarquia, não tem dinheiro nem poder, dá testemunho de austeridade e humildade e não põe obstáculos ao seu caminho. Vem no deserto, lugar de silêncio, de reflexão, de encontro amistoso com Deus. A Palavra vem donde não há palavras.

5 E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um baptismo de penitência para a remissão dos pecados E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um baptismo de penitência para a remissão dos pecados, Quem escuta a Palavra sente-se impulsionado a proclamar a Boa Notícia. Não a pode guardar para si mesmo. As palavras de João convidam-nos à conversão, a uma mudança de rumo, a renovar a fé, a alargar o coração, dilatar a esperança e ao compromisso de construir um mundo mais solidário e justo para todos. Anuncia um baptismo de conversão, que não consiste num simples rito mas numa mudança profunda de vida. Jordão

6 como está escritono livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Preparar o caminho é um programa para nós. A preparação consiste em igualar as relações humanas, que têm de passar da desigualdade à igualdade, da injustiça à justiça. Onde há montes de soberba, egoísmo e injustiça, ponhamos humildade, solidariedade e caridade. Onde há colinas de vaidade, ambição e inveja, ponhamos bondade, sinceridade e compaixão. Torno possível a passagem de Deus pela minha vida pessoal, familiar, laboral, religiosa..?

7 Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus». A salvação que Jesus traz é para todos. Para poder acolhê-la há que preparar o caminho e perguntar-nos que coisas ficam por aplanar, reencher, abater, endireitar, nivelar... no nosso caminho pessoal e social. Jesus traz-me o amor, a paz, a liberdade. Enche-me de libertação, sinto-me salvo. E agora, que tenho de fazer? Converter-me em libertação para os outros. Para que todos sintam e vejam a salvação de Deus. Aplanar, endireitar e igualar as escandalosas injustiças que existem no mundo.

8 Uma vez mais me convidas a preparar os caminhos, os novos e os de sempre, por onde Tu vens trazendo boas notícias, obrigado, Senhor. Porque contas comigo para aplanar colinas e vales e para banir mentiras e opressões, obrigado, Senhor. Porque te pões na senda pela qual vou caminhando para que Te encontre, obrigado, Senhor. Porque entras em minha casa e queres fazer dela una nova morada para todos os que caminham e chegam, obrigado, Senhor. Tu me encontraste, e esse toque tão teu está a transformar-me. A vida já germina dentro de mim. Obrigado, Senhor. Ulibarri Fl.


Carregar ppt "Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! Somos utópicos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google