A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se a vida de Jesus vale a pena, vale a pena crer no Deus que Jesus nos revela e nos narra com a sua vida. Aquilo que Jesus sente, diz, faz... tudo isso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se a vida de Jesus vale a pena, vale a pena crer no Deus que Jesus nos revela e nos narra com a sua vida. Aquilo que Jesus sente, diz, faz... tudo isso."— Transcrição da apresentação:

1

2 Se a vida de Jesus vale a pena, vale a pena crer no Deus que Jesus nos revela e nos narra com a sua vida. Aquilo que Jesus sente, diz, faz... tudo isso é provocado por Deus. Deus é luz nos seus olhos, calor no seu coração, energia nas suas mãos. Tudo olha iluminado por Deus, tudo percebe movido por Deus, tudo faz impulsionado por Deus. Para nós, cristãos, não há ninguém que nos mostre como Jesus que vale a pena crer em Deus. Revela-nos que Deus é pura amizade e proximidade, ternura e solidariedade, e que cada pessoa e cada criatura constituem a dor e a felicidade de Deus. Crer em Deus é viver a comunhão, a confiança e o conforto de Deus, e expandi-los com a vida. Assim acreditou Jesus. José Arregi. Texto: João 14, Páscoa 5 A. Comentários e apresentação: M.Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia nº 5. Adagietto.

3 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:”Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos um lugar e virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho”. O texto faz parte do “discurso de despedida”. Jesus convida-nos, com palavras de conforto e esperança, a não dar lugar na nossa vida à inquietação nem à tristeza. Anima-nos a buscar a calma e a força na fé. Esquece-Se dos seus problemas para confortar os seus amigos constrangidos pela iminente despedida e pela decepção profunda que lhes produz o que pensam ser o fracasso do projecto de Jesus, a quem dedicaram a sua vida. Jesus parte, mas antes diz para onde vai e por onde vai. O caminho já começou. Conduz-nos a Casa, à segurança, à paz, à felicidade do encontro definitivo com Jesus e com o Pai. A meta é estar onde Ele está.

4 Disse-Lhe Tomé: - Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho? Tomé confessa a sua ignorância da meta e do caminho a seguir. Jesus responde-lhe a ele e a todos nós: se acreditares que Eu sou a verdade e a vida, podes estar seguro de encontrar em Mim o caminho que conduz ao Pai, para quem vou e no qual estou. Ele está já onde nós queremos chegar. Urge-nos empreender a marcha e acompanha-nos no caminho.

5 Eu sou o caminho, a verdade, e a vida Alguém fez o caminho à nossa frente. Conhecemos as pegadas a seguir. Não vamos sem rumo, sem horizonte, não estamos perdidos. Conhecemos o sentido e a meta do nosso caminhar. Em Jesus sabemos donde viemos e para onde vamos. Jesus nunca nos enganará. Sempre encontramos n’Ele a palavra autêntica, sincera. Ele é a fonte da vida. Veio para que tenhamos e contagiemos vida em abundância.

6 Ninguém vai ao Pai, senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis, e já O vistes. O Pai manifestou-Se em Jesus, de maneira total e definitiva. A misericórdia, a generosidade, a compaixão, o amor e todos os sentimentos de Jesus, são os sentimentos do Pai. A comunhão entre o Pai e o Filho tende a prolongar-se em todos os crentes, em toda a humanidade. A fé é caminho, um caminho com horizonte que conduz ao Pai. A fé é não parar, é avançar, renovar-se, crescer, construir, partilhar, viver abertos ao futuro. “A fé é um movimento que se apodera da vida do ser humano e a converte numa marcha permanente” (Blank).

7 Ser cristão é crer em Jesus. Acima de todo o catecismo, fórmula, credo, lei, moral, rito...., o realmente decisivo é o encontro com Jesus. Ir descobrindo, por experiência pessoal, a força, a alegria, a luz, a liberdade... que recebo d’Ele. Sentir a partir da própria experiência que Jesus é verdadeiramente para mim o caminho, a verdade e a vida. Contudo, perante as minhas dúvidas, os meus desejos, as minhas perguntas.... pode Jesus responder-me o mesmo que a Filipe?: Há tanto tempo que estou contigo e ainda não me conheces....? Disse-Lhe Filipe: - Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: - Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe?

8 Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; Compete-nos crer em Jesus, confiarmos n’Ele. Em Jesus conhecemos o Pai/Mãe (Abbá). No modo de actuar de Jesus vejo como actua o Pai. Pela nossa forma de actuar, poderíamos atrever-nos, pessoal e comunitariamente, a afirmar: “quem me vê a mim, vê Jesus"?

9 Jesus volta a convidar-nos a acreditar e revela-nos a nossa nova situação: regressado ao Pai prosseguirá a sua obra através dos crentes. Também nós devemos ser caminho que facilite a passagem por Ele até à casa do Pai. Caminho especialmente aberto a quem neste mundo tem mais dificuldades no seu caminhar, os lançados nas valetas da vida. Somos chamados a ser verdadeiros e dar testemunho da verdade. Essa verdade que torna as pessoas livres e felizes. Somos convidados a dar a vida, a mostrar o Deus da vida. A fazer que tudo o que no mundo é caminho, verdade e vida, se vá transformando em quem é o Caminho, a Verdade e a Vida. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará ainda maiores que estas, porque Eu vou para o Pai

10 Ainda que esteja cheio de buracos e pedras e tenha uma infinidade de curvas, ainda que vá por colinas e vales e sejam frequentes as ladeiras, ainda que seja estreito e sem relva, umas vezes poeirento, outras cheio de lamaçal, vou por ele seguindo as tuas pegadas, sonhando utopias, buscando sombras, ansiando metas, desfrutando a experiência. E Tu, que vais à frente, me revelas e ofereces cada dia como Caminho, Verdade e Vida. Ulibarri Fl.


Carregar ppt "Se a vida de Jesus vale a pena, vale a pena crer no Deus que Jesus nos revela e nos narra com a sua vida. Aquilo que Jesus sente, diz, faz... tudo isso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google