A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin."— Transcrição da apresentação:

1 Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin

2 Objetivos Refletir sobre o plágio e a autoria na produção de textos acadêmicos

3 Tópicos 1.O plágio e suas características na produção textual acadêmica 1.1O que é o plágio? 1.2 O que as regras da ABNT nos dizem sobre citações? Como fazer citações de forma adequada evitando o plágio? 1.3 Plágio e a internet 2. A pesquisa e os acervos para o favorecimento da produção textual

4 O plágio e suas características na produção textual acadêmica Existem muitas regras e convenções que devem ser conhecidas pelos alunos a fim de se evitar a prática do plágio acadêmico. São visíveis as dificuldades, o desconhecimento e o desrespeito a preservação das fontes e referências utilizadas nas produções apresentadas por alunos, que ocasionam processos administrativos e criminais e até a desqualificação das instituições e professores e/ou do aluno.

5 O que é o plágio?

6 Tomar, furtar algo indevidamente, uma produção intelectual de outra pessoa, seja partes ou uma obra como um todo. Não se refere somente à linguagem textual escrita, mas as diversas formas de textos: áudio, vídeo ou imagem

7 Plágio inconsciente Incorporar, dentro do texto que está sendo escrito, trechos de um texto publicado sem identificar os dados do autor. Incorporar ao texto que está sendo escrito trechos de um texto publicado de forma literal, mas trazendo o nome do autor. Para que possamos entender melhor, utilizaremos o mesmo trecho de texto usado anteriormente. Incorporar ao texto ideias de autores clássicos sem identificar a autoria, como se as ideias fossem algo dado naturalmente.

8 O que as regras da ABNT nos dizem sobre citações? Como fazer citações de forma adequada evitando o plágio? Citação direta – O trecho extraído é transcrito para o texto que está sendo produzido. – Deve trazer obrigatoriamente o último nome do autor, o ano da obra e a página.

9 O que as regras da ABNT nos dizem sobre citações? Como fazer citações de forma adequada evitando o plágio? Citação indireta – Transcrição das ideias de uma obra, usando outras palavras, a partir da interpretação de quem está produzindo o texto, mas conservando o sentido do texto de origem. – Não se deve utilizar as aspas duplas, deve-se também apresentar autor e data do material utilizado.

10 O que as regras da ABNT nos dizem sobre citações? Como fazer citações de forma adequada evitando o plágio? Ao final da produção textual, apresentar a referência completa, com todos os dados das obras citadas. Referências: “conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual”

11 Plágio e a internet Com o mau uso da Internet, não são raros os trechos de documentos cortados de textos disponíveis na web que se encontram “colados”, sem citação de autoria nem de fonte, nos textos acadêmicos. Ademais, noticia-se na imprensa que existem firmas especializadas, ou profissionais autônomos, que oferecem teses ou dissertações prontas (muitas delas com conteúdos plagiados) a quem quiser comprá-las. THIOLENT, 2011, p. 1

12 A pesquisa e os acervos para o favorecimento da produção textual Como encontramos materiais de referência para trabalhos acadêmicos que sejam confiáveis? Ferramentas de busca com um grande potencial para fornecer materiais bibliográficos confiáveis e ajudar na produção textual acadêmica – Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – Scielo: livros e periódicos – Google Acadêmico

13 Referências JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, 2013.


Carregar ppt "Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google