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1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”

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Apresentação em tema: "1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”"— Transcrição da apresentação:

1 1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”

2 2 Análise da Cultura FATESC: Percepções das equipes, referente a Cultura FATESC: (material da Competência 2)  Frágil: ainda em formação;  Instável: devido ao fato de ainda ser nova, existem mudanças constantes;  Homenagens e comemorações em datas especiais;  Inovadora;  Integração forte para os novos membros;  Marketing agressivo;  Portas abertas com a coordenação;  Professores normalmente também atuam na área;  Alunos na maioria maduros e que estão em busca de aprendizado eficaz e à curto prazo;  Afetividade;  Solidária. Fonte: apresentações e avaliações dos RH´s 04,05 & 06.

3 3 MUDAR A COR É POSSÍVEL? Conforme verificamos durante as aulas anteriores, mudar a COR é extremamente difícil, mas não impossível. Pode haver mudança quando houver uma ou mais das seguintes situações:  Uma crise dramática ou uma tragédia;  Troca de liderança (principalmente quando se tratar de pessoas com culturas e estilos muito diferentes e ao contrário do que a empresa mantinha);  Organizações jovens e pequenas (culturas em formação);  Cultura fraca. (Robbins, 2002)

4 4 COMO ENSINAR A “COR”: A Cultura Organizacional é transmitida e ensinada de diversas maneiras, as mais eficazes são: 1.As histórias: 2.Os rituais: 3.Os símbolos materiais; 4.A linguagem.

5 5 1.“As Histórias”  Geralmente referem-se a eventos ocorridos com fundadores da empresa, quebra de regras, enormes sucessos, reações de funcionários, situações organizacionais, etc.  Existe algo parecido em sua organização, alguma história a que é contada?

6 6 2.“Os Rituais”  São atos que acontecem com freqüência, em seqüências repetitivas que expressam e reforçam valores fundamentais, quais pessoas são mais importantes e quais são indispensáveis para a organização.  Existe algum ritual em sua organização ou alguma pessoa que seja tão importante quanto os diretores, pela sua experiência e forte influência sobre os demais?

7 7 3.“Os Símbolos Materiais ”  São ensinados através das demonstrações físicas: prédio, carros da empresa, o vestuário dos executivos, mobília.  Esses símbolos materiais costumam sinalizar para os funcionários quem é importante, qual o grau de igualdade almejada pelos dirigentes e os tipos de comportamentos adequados.  Como é em sua empresa a estrutura física, salas, cores? O acesso à diretoria é fácil ou existem barreiras? E os trajes das pessoas, na maioria são formais ou informais?

8 8 4.“A Linguagem”  São linguagens próprias utilizadas nas organizações como siglas, abreviações e/ou apelidos atribuídos a cargos, setores, tarefas, etc.  Estes tipos de linguagens muitas vezes são indecifráveis para quem é novato ou não pertence à organização.  Os novos funcionários se perdem diante de tantos jargões, mas normalmente depois de uns 6 meses na empresa, se tornam parte integrante de sua própria linguagem, unindo- os aos demais componentes da organização.  Quais gírias, siglas, apelidos são utilizados em sua empresa?

9 9 A SOBREVIVÊNCIA DA “COR”  Quando a Cultura Organizacional foi estabelecida, todas as estratégias são válidas para mantê-la “viva”.  O setor de recursos humanos é de fundamental importância para fazer com que a cultura se perpetue e fortaleça, fazendo isto através de suas ações de recrutamento e seleção, avaliações de desempenho, treinamentos, forma de comunicações internas, procedimentos e promoções.  A diretoria da empresa também tem um papel de grande importância nesta disseminação da cultura estabelecida.

10 10 FASES DO APRENDIZADO, MANUTENÇÃO & REVALORAÇÃO DA “COR” Para manutenção e disseminação da Cultura Organizacional, três forças são de extrema importância:  As práticas de seleção;  As ações dos dirigentes;  Os métodos de socialização. Estas forças também são de extrema importância para revaloração da COR

11 11 FASES DO APRENDIZADO E MANUTENÇÃO DA “COR” “As práticas de seleção” Contratar indivíduos que tenham além dos conhecimentos necessário os valores que sejam condizentes com os da organização, ou pelo menos uma parte deles.

12 12 FASES DO APRENDIZADO E MANUTENÇÃO DA “COR” “As Ações dos Dirigentes” Através da maneira de se portar os diretores, gestores e todas as chefias espalham pela organização, através de exemplos a forma correta de se vestir, se portar, de quanta liberdade é concedida aos funcionários e assim por diante.

13 13 FASES DO APRENDIZADO E MANUTENÇÃO DA “COR” “Os Métodos de Socialização” Mesmo com a qualidade das contratações realizadas dos novos funcionários ainda não estão familiarizados com a cultura da organização, podendo por falta de informações criar problemas para a organização e para eles mesmos, em relações a convicções, crenças e costumes da empresa. A empresa por sua vez precisa ajudá-lo neste processo de adaptação. A socialização é conceituada por um processo de 3 estágios: pré-chegada; estágio de encontro e o estágio de metamorfose.

14 14 “OS ESTÁGIOS DA SOCIALIZAÇÃO” A socialização é o estágio que adapta o funcionária à Cultura Organizacional, para assim garantir melhores resultados, produtividade e menos rotatividade.  Estágio da pré-chegada: é todo processo que ocorreu antes de sua inserção na organização.  Estágio de encontro: é o processo de integração do novo colaborador na organização.  Estágio de metamorfose: estágio em que muda e se adapta ao grupo, às tarefas e à cultura da organização (também conhecido como fase de condicionamento).

15 15 “COMUNICAÇÃO INTERNA” A comunicação dentro de uma organização é uma grande ferramenta para disseminação, valorização e fortalecimento da COR. Alguns meios de comunicação interna utilizada nas empresas são:  Cartilhas;  Manuais;  Reuniões;  Programas de café com diretoria;  Programas de integração;  Treinamentos diversos.  Jornal de circulação interna;  Internet;  Jogos eletrônicos;  E-mails;  Murais; Como é realizada a comunicação interna em sua empresa?

16 16 “RE-SOCIALIZANDO JOÃO”  Como você foi socializado em seu primeiro dia, no seu primeiro emprego?  Como melhorar a integração do João e facilitar seu processo de socialização na organização, que acabou nascendo completamente incorreto?  Vamos montar um novo programa de socialização para o João?


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