A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal dos Pequenitos é uma obra do Professor Dr. Bissaya Barreto, projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, implantado na cidade de Coimbra desde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal dos Pequenitos é uma obra do Professor Dr. Bissaya Barreto, projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, implantado na cidade de Coimbra desde."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Portugal dos Pequenitos é uma obra do Professor Dr. Bissaya Barreto, projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, implantado na cidade de Coimbra desde 1940, é talvez o parque temático dedicado à criança mais visitado e interessante do país.Bissaya BarretoCassiano BrancoCoimbra1940criança O Portugal dos Pequenitos fica no Largo do Rossio, Santa Clara. O parque tem monumentos e outros elementos sobre a arquitectura e a História de Portugal, distribuídos por três zonas:Santa Clara A primeira parte da construção, efectuada entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas. Solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade.Trás-os-MontesMinho A segunda fase integra a “área monumental”, espaço ilustrativo dos monumentos nacionais de Norte a Sul do País. De realçar a cópia da janela do Convento de Cristo em Tomar, obra em cantaria da autoria de Valentim de Azevedo.Convento de Cristo em Tomar Terminada em finais dos anos 50, a terceira fase engloba a representação etnográfica e monumental dos países africanos de língua oficial portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor, rodeados por vegetação própria destas regiões. Esta fase integra também monumentos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.BrasilMacau ÍndiaTimorMadeiraAçores ( Wikipédia)

4

5

6

7

8 De uma forma geral são edificações que acompanham o declive do terreno e como tal, têm dois pisos. A loja, no rés-do-chão estava destinada aos animais e no andar de cima alojavam-se os proprietários. Assim mantinham a casa aquecida no Inverno já que o calor imanado pelos animais aquecia também os seus donos. As portas baixas e janelas minúsculas ajudavam na tarefa pois as reduzidas dimensões dessas aberturas não deixavam escapar o calor que advinha dos animais. Como Homem e Natureza eram um só, algumas paredes grossas podem esconder algum penedo no interior, o que reduz significativamente a área utilizável. Por serem edificadas todas muito próximas umas das outras, as casas estrangularam as ruas, tornando-as tão estreitas que nem permitiam a passagem de um carro de bois. Aliás, estima-se que alguns destes caminhos não tenham mais do que um metro de largura, obrigando a que tudo fosse transportado às costas. O barro que servia de isolador e as pedras com as quais se faziam as paredes. ( WIKIPÉDIA)

9

10

11

12 O moinho de vento tipo mediterrânico, grupo ao qual pertence a maioria dos moinhos de vento portugueses, tomou uma forma particular, distinta da do norte da Europa. De menor dimensão, são geralmente compostos por uma estrutura cilíndrica construída em pedra, com cúpula cónica de madeira (denominada capelo) e um número variável de velas de pano cuja origem se pode associar ao velame das embarcações Os moinhos de vento podem ser aplicados à moagem de cereais. Neste caso, a energia que chega à base do moinho através do seu eixo central é utilizada para fazer rodar uma mó.moagem Os moinhos de vento podem ser aplicados à elevação ou bombagem (bombeamento) de água. Neste caso, a energia que chega à base do moinho através do seu eixo central é utilizada para fazer rodar um Parafuso de Arquimedes. Uma engrenagem colocada no eixo central é ligada a um parafuso colocado no interior de um tubo cilíndrico ou semi-cilíndrico oco, posicionado em um plano inclinado na diagonal com a extremidade mais baixa colocada abaixo da linha de água.elevação Parafuso de Arquimedes O moinho de água apareceu no século II d. C. com os gregos e os romanosséculo IIromanos ( WIKIPÉDIA )

13

14 Implantado na Reserva Natural do Estuário do Sado, este moinho de maré funciona actualmente como sala de visitas desta área protegida. Situado na Herdade da Mourisca, está rodeado de antigas salinas e terrenos onde se cultivou o arroz. Tendo em conta a lápide que se encontra no seu interior, a sua data de construção remonta ao ano de 1601. Depois de muitas transformações e reconstruções, encontra- se totalmente recuperado e parcialmente funcional para a actividade moageira. A sua visita permite uma excelente perspectiva das características deste tipo de sistema de moagem. MOINHOS DE MARÉ ESTUARIO DO SADO

15 Este moinho é um dos muitos que existiram no estuário do rio Arade. Segundo algumas fontes, actualmente ainda se podem encontrar cerca de uma vintena de moinhos de maré ao longo do rio Arade, entre Portimão e Silves

16 MOINHOS DE ARMAÇÃO

17 Em plena vila do Cadaval, situa-se o Moinho das Castanholas. Trata-se de um extraordinário exemplar de um moinho de armação metálico, construído no inicio dos anos 50 do século XX, que em boa hora a autarquia local resolveu recuperar e salvar da ruína.

18 ARNAL SERRA DO ALVÃO

19 Integrado num núcleo rural e museológico do Parque Natural do Alvão, este moinho é um dos que pertencem à povoação de Arnal. Construído em granito e com telhado em lajes de xisto, a sua implantação faz com que se confunda com as fragas da montanha.

20 ATILHÓ

21 AZENHAS BOM SUCESSO

22 Uma menção especial a este exemplar que se encontra na aldeia de Janeiro de Baixo, concelho da Pampilhosa da Serra. Trata-se de uma azenha temporária, escavada na rocha das margens do rio Zêzere. Muito provavelmente será caso único, ou no mínimo muito raro. (Wikipédia)

23 Os pequenos moinhos de vento das Corujeiras, lugar da freguesia de Abiúl, concelho de Pombal, inserem-se na tipologia de moinhos de armação.

24 Velho moinho de vento, torre de prospecção de petróleo e aerogerador, no cimo da Serra Galega, Vila Verde dos Francos - Alenquer M. INFANTE


Carregar ppt "Portugal dos Pequenitos é uma obra do Professor Dr. Bissaya Barreto, projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, implantado na cidade de Coimbra desde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google