Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMônica Sá Palmeira Alterado mais de 8 anos atrás
1
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL
2
2 Demanda espontânea –Todos que procuram os serviços devem ser atendidos; –Classificação de risco: Atenção imediata; Agendamento; ou Encaminhamento. Atenção programada O ACESSO AOS SISTEMAS DE SAÚDE:
3
3 Demanda espontânea Atenção programada –População adscrita; –Por ciclo de vida; –Linhas-Guia; –Aspectos curativos, reabilitação, prevenção e promoção; –OBS: Atenção Programada é diferente de “agendamentos”! O ACESSO AOS SISTEMAS DE SAÚDE:
4
4 Parâmetros das LG; Características da população-alvo; Elaboração pelas UAPS e equipes; Capacidade instalada do serviço: –Estrutura-física, equipamentos, pessoal, tempo... Pactuação entre SMS, profissionais e comunidade; Agendamento das atividades e consultas: –Evitar filas e espera! As metas devem ser, ao mesmo tempo, desafiadoras e factíveis. DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO PROGRAMADA
5
5 PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver todos os integrantes da equipe de saúde.
6
6 PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve focar um território: área de responsabilidade da Unidade de APS; área de responsabilidade da Equipe Saúde da Família
7
7 PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve focar uma população definida: população cadastrada da área de responsabilidade
8
8 PASSO 1 CADASTRO DA POPULAÇÃO Corresponde à população cadastrada no sistema de informação (SIAB). Variáveis importantes para a programação: Ciclo de vida Faixa etária Sexo
9
9 EXEMPLO: área de responsabilidade da equipe de saúde da UAPS São Joaquim: 3.449 habitantes 7,6% da população é idosa
10
10 PROGRAMAÇÃO LOCAL Registrar o número de famílias cadastradas na área da equipe Nota: “Família é o conjunto de pessoas, ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, que residem na mesma unidade domiciliar. Inclui empregado (a) doméstico (a) que reside no domicílio, pensionista e agregados.” (MS, 2001. Guia Prático do PSF)
11
11 PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar o grau de risco sócio-sanitário da famílias risco social e clínico – SES/MG
12
12 A Estratificação das Famílias por Grau de Risco: A Estratificação por Grau de Risco faz parte do processo de Cadastro das Famílias.
13
13 PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve identificar a população alvo, considerando: ciclo de vida: criança, adolescente, adulto, gestante e idoso condição ou patologia: hipertensão, diabete, câncer de mama, etc
14
14 PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar a estratificação de risco desta população alvo:
15
15 PASSO 2 SITUAÇÃO DE SAÚDE Identificação da população alvo. Definição do parâmetro para dimensionamento da população alvo: - incidência ou prevalência das condições ou patologias. Cálculo da população alvo estimada para a área de responsabilidade da equipe de saúde. Registro da população alvo cadastrada / atendida pela equipe de saúde. Cálculo da cobertura de atendimento.
16
16 = 33% 150 x 100 449 Cobertura de atendimento 150 (não existe cadastro por estratificação de risco) Hipertensos cadastrados na UAPS (pop. alvo atendida) 2.244 x 30% = 449 hipertensos estimados População hipertensa (pop. alvo estimada) 1.992 + 262 = 2.244 adultosPopulação adulta e idosa 3.499 habitantesPopulação total (UAPS São Joaquim)
17
17 = 33% 150 x 100 449 Cobertura de atendimento 150 (não existe cadastro por estratificação de risco) Hipertensos cadastrados na UAPS (pop. alvo atendida) 2.244 x 30% = 449 hipertensos estimados População hipertensa (pop. alvo estimada) 1.992 + 262 = 2.244 adultosPopulação adulta e idosa 3.499 habitantesPopulação total (UAPS São Joaquim) Análise da cobertura de atendimento!
18
18 PASSO 3 PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES Definição e descrição das atividades que devem ser realizadas para o acompanhamento do usuário em determinada condição ou patologia. Definição dos parâmetros para realização das atividades. Definição do responsável pela realização das atividades.
19
19 PARÂMETROS ASSISTENCIAIS
20
20 PASSO 3 PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES As metas devem ser definidas considerando: o Diagnóstico Local, a Cobertura atual para cada condição, as políticas prioritárias (nacionais, estaduais, municipais e locais), a capacidade de atendimento da equipe e a capacidade de capitação da equipe. Programação: Definição da porcentagem de cobertura de atendimento a ser alcançada ao final do ano programado. Cálculo do número de usuários que serão beneficiados. Cálculo do número de atividades a serem realizadas pela equipe. Prazo: 1 ano
21
21 A definição da meta programada deve considerar: as prioridades definidas a partir da análise da situação de saúde; a cobertura atual de atendimento, podendo ser definida uma cobertura progressiva a cada ano de programação, até atingir 100%; a necessidade de estratificar o grau de risco do usuário naquela condição ou patologia. PROGRAMAÇÃO
22
22 90 ÷ 20 = 4,5 = 4 grupos (OBS: arredondamento Excel!)Número de grupos a serem constituídos 20 participantesNúmero de participantes por grupo operativo / educativo 2 x/anoNúmero de participações em grupos operativos / educativos, por ano, do hipertenso baixo risco 4 x 2 = 8 atividades Sendo: 4 conduzidas pelo médico e 4 pelo enfermeiro Número total de atividades educativas a serem realizadas 90 hipertensos de baixo risco acompanhados50% cobertura 449 x 40% = 180Número de hipertensos de baixo risco 449Número estimado de hipertensos Se, por exemplo, a equipe definir uma meta de cobertura de 50%, a planilha calculará:PROGRAMAÇÃO
23
23 CONSOLIDADO E ATENDIMENTO SEMANAL Definição da “Duração do Atendimento” (unidade de programação) a ser utilizada no cálculo do consolidado: Por consenso; Por categorial profissional; Pode-se considerar a atividade mais comum realizada pelo profissional: consulta médica, consulta de enfermagem, procedimento técnico de enfermagem, visita domiciliar do ACS. Registro em “minutos”. Definição da carga horária diária e do número de profissionais que integram a equipe de saúde, por categoria.
24
24 A partir da padronização do atendimento, a planilha calculará a capacidade potencial de atendimento de toda a equipe, segundo: categoria profissional; Potencial/dia, Potencial/semana (X 5 dias), Potencial/mês (X 4 semanas) e Potencial/ano (11 meses).
25
25 Consenso sobre a duração de cada uma das atividades a serem realizadas por cada profissional da equipe. Unidade de medida: minutos. A planilha fará, automaticamente, o cálculo da correspondência entre esta atividade e o atendimento padrão definido no passo anterior (unidade de programação).
26
26 O campo “Consolidado do Atendimento” será preenchido automaticamente, fazendo o somatório do número total de atividades por ciclo de vida e condição ou patologia programadas nas planilhas anteriores.
27
27 O total de atividades será convertido em total de atendimentos, a partir da correspondência definida.
28
28 O valor total de atendimentos por ano, por profissional, será desdobrado em total de atendimentos por mês, semana e dia.
29
29 O campo “Análise do Atendimento” indicará, inicialmente, o número de atendimentos diários. Em seguida, é distribuído entre: o tempo total necessário para o atendimento programado e o tempo disponível para o atendimento à demanda espontânea. No campo “Atendimento Semanal”, deverá ser definida a parcela de tempo, em horas, a ser dedicada à educação permanente e às atividades administrativas por semana, para cada categoria profissional. Os demais cálculos serão feitos automaticamente.
30
30 O campo “Análise do Atendimento” indicará, inicialmente, o número de atendimentos diários. Em seguida, esse valor é distribuído entre: o tempo total necessário para o atendimento programado e o tempo disponível para o atendimento à demanda espontânea.
31
31 No campo “Atendimento Semanal”: Deve-se, primeiramente, definir a parcela de tempo a ser dedicada à Educação Permanente e Atividades Administrativas. Por semana, para cada categoria profissional, em horas.
32
32 Definido o número de horas semanais para educação permanente e atividades administrativas, os demais cálculos serão feitos automaticamente: o número de horas semanais correspondente ao atendimento programado e, por subtração, o número de horas semanais restante para a atenção à demanda espontânea. É calculado o percentual correspondente a cada uma das ocupações dentro do total de horas disponíveis por semana para cada um dos profissionais.
33
33 Fazer a análise final do atendimento, comparando o tempo dedicado à atenção programada, ao atendimento da demanda espontânea, à educação permanente e às atividades administrativas.
34
34 Parâmetro de equilíbrio para a agenda dos profissionais, deve-se garantir: 50 a 60% do tempo seja dedicado à atenção programada e 40 a 50% ao atendimento da demanda espontânea, à educação permanente e às atividades administrativas. Caso não seja alcançado este equilíbrio, deve-se retornar às planilhas de programação, definir as prioridades do atendimento e rever as metas progressivas definidas na programação das atividades em cada ciclo de vida.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.