Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther Pereira Bento Alterado mais de 8 anos atrás
1
Empreendedorismo CARACTERÍSTICAS RAMOS DE ATIVIDADES TIPOS DE NEGÓCIOS OPORTUNIDADES DE N.NEG.
2
CARACTERÍSTICAS CONJUNTO DE REALIZAÇÃO CONJUNTO DE PLANEJAMENTO CONJUNTO DE PODER
3
CONJUNTO DE REALIZAÇÕES Busca de oportunidades e iniciativa Corre riscos calculados Exige qualidade e eficiência Persistência Comprometimento
4
CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de Informações Estabelecimento de metas Monitoramento Sistemático
5
CONJUNTO DE PODER Persuasão e rede de contatos Independência e autoconfiança
6
RAMOS DE ATIVIDADE Empresas industriais Empresas comerciais Empresas de prestação de serviços
7
TIPOS DE NEGÓCIOS FRANQUIA EMPRESA FAMILIAR HOME OFFICE COOPERATIVAS E-COMMERCE ASSOCIAÇÃO
8
COMO ABRIR UMA EMPRESA
9
PREF. MUNICIPAL – GUIA AMARELA SEC.MUNIC.URBANISMO ENDEREÇO – M² - ATIVIDADE CONSULTA COMERCIAL
10
CONTRATO SOCIAL APROVAÇÃO DO NOME JUNTA COMERCIAL DOCUMENTAÇÃO PESSOAL
11
SOLICITAÇÃO DO CNPJ RECEITA FEDERAL IPI – PIS/COFINS
12
ALVARÁ DE LICENÇA PREF. MUNICIPAL – GUIA AZUL SEC. MUNICIPAL DE FAZENDA ISS
13
INSCRIÇÃO ESTADUAL RECEITA ESTADUAL ICMS
14
LICENÇA SANITÁRIA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO
15
MATRÍCULA NO INSS REGISTRO NO INSS CONTRIBUIÇÃO EMPRESARIAL CONTRIBUIÇÃO DO EMPREGADO
16
OUTROS PROCEDIMENTOS LICENÇA AMBIENTAL LP – LICENÇA PRÉVIA LI – LICENÇA DE IMPLANTAÇÃO LO – LICENÇA DE OPERAÇÃO
17
OUTROS ALVARÁ DOS BOMBEIROS CONSELHO – CREA/CRECI/CRM
18
OPORTUNIDADES DE NOVOS NEGÓCIOS
19
O QUE O CLIENTE QUER O VAREJO BRASILEIRO JÁ DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MAS PODE EVOLUIR MUITO AINDA OPORTUNIDADES
20
Pesquisa – exame - recente O QUE O CONSUMIDOR QUER Super/hipermercados Fotos digital – 77% Chaveiro – 75% Entrega a domicílio – 73% Compra de ingresso – 67% Salão de beleza- 53%
21
LOJAS DE ROUPAS Fotos digital – 65% Entrega a domicílio – 63% Reparo de roupas – 61% Compra de ingressos – 60% Salão de beleza – 53%
22
LOJAS DE MÓVEIS/ELETRO Entrega a domicílio – 71% Assistência Técnica – 68% Chaveiro – 61% Fotos digital – 55% Garantia estendida – 52% TENDÊNCIA – USA – MÉDICOS NOS SUPER/HIPERMERCADOS
23
TODAS ESTAS ESTRATÉGIAS TEM A FINALIDADE: DE GERAR E MANTER NEGÓCIOS APROVEITAR OPORTUNIDADES
24
CASE IFHONE - APPLE SETE LIÇÕES QUE PODE TURBINAR QUALQUER EMPRESA
25
1. Transforme os clientes em devotos 2. Não deixe a burocracia matar seu sonho 3. Aposte na inovação de resultados 4. Não reinvente a roda – Melhore 5. Blinde-se contra a concorrência 6. Destrua seu negócio e reinvente-o 7. Tenha um bom garoto-propaganda Revista Exame
26
IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES ATUALMENTE – O NOVO FICA VELHO RÁPIDO OBSERVAR AS OPORTUNIDADES QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
27
IDÉIA DE NEGÓCIO NÃO SIGNIFICA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
28
PRIMEIRO PASSO ESTAR ATENTO AO MERCADO Feiras e exposições Periódicos Reuniões setoriais-Associações Concorrentes Clientes Colaboradores Economia, Política e Sociedade..
29
EX.: DELIVERY - PIZZA Percepção de que as pessoas tinham cada vez menos tempo Tecnologia existente – fone Características do produto Características do processo de produção e entrega FATORES DETERMINANTES
30
MÓDULO - 10 Vimos como oportunizar negócios ALGUNS PONTOS IMPORTANTES PASSO A PASSO DE PLANO DE NEGÓCIO
31
PERGUNTA O QUE A EMPRESA PODE FAZER PARA MELHORAR AQUILO QUE JÁ FAZ? COMO FAZER????
32
REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA EX. DELIVERY Clientes em potencial Hábitos, costumes, preferências Área a ser atendidos – geográfico População a ser atendida com fone
33
QUESTÕES IMPORTANTES Há uma necessidade de mercado que não é suprida ou é com deficiência? Qual a quantidade de potenciais clientes para o negócio? Qual o perfil? Onde se localizam?
34
Quais os principais concorrentes? Os Pontos fortes e fracos? Há ameaças, ex. nova tecnologia a ser lançada no mercado? Há aspectos legais que devem ser observados de forma específica?
35
Quais os novos valores que o novo produto/serviço agrega ao cliente? Quais as vantagens que a empresa terá ao entrar no negócio? O momento correto é realmente este?
36
a oportunidade condiz com os lucros esperados pela empresa? qual investimento necessário? A empresa tem capacidade para? ENTRE OUTRAS
37
OPORTUNIDADES PODEM RESUMIR-SE EM.... Atenção aos ambientes de negócios Formulação de diversas idéias Constatação da oportunidade potencial Coleta de informações para maior segurança e geração de aprendizado
38
Planejamento dos recursos necessários Execução do planejamento Análise dos resultados Atenção ao novo ambiente de negócios
39
O AMBIENTE DO NOVO NEGÓCIO - IMPLICA NO SERVIÇOS DE: PRÉ-VENDA – ATRATIVOS VENDA – ATENDIMENTO ADEQUADO PÓS-VENDA
40
GESTÃO EFICAZ EXCELÊNCIA OPERACIONA L INOVAÇAO INTIMIDADE COM O CLIENTE
41
SOBREVIVÊNCIA DO NEGÓCIO DETECTAR UMA OPORTUNIDADE AVALIAR SUA VIABILIDADE ORGANIZAR-SE PARA OFERECER O PRODUTO ACOMPANHAR OS REULTADOS
42
TENDÊNCIAS GERAM OPORTUNIDADES Parceria com clientes - fidelização Globalização econômica Era do conhecimento Alianças estratégicas - fornecedores
43
TENDÊNCIAS DO MERCADO Menos crianças; mais idosos Domicílios com uma só pessoa Melhora do padrão educacional Maior aceitação à diversidade - “Pizza” Maior atenção – saúde – físico Aumento de renda das classes – E e D
44
O MUNDO GIRA E OS NEGÓCIOS MUDAM DEVEMOS ESTAR ATENTOS
45
FICAMOS POR AQUI PRÓXIMO MÓDULO PLANO DE NEGÓCIOS
46
Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Sebrae
47
O que é o negócio; Quais os principais produtos e/ou serviços; Quem serão seus principais clientes; Onde será localizada a empresa; DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO
48
O montante de capital a ser investido; Qual será o faturamento mensal; Que lucro espera obter do negócio; Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.
49
DEFININDO A MISSÃO MISSÃO É A RAZÃO DE SER DO SEU NEGÓCIO
50
PARA DEFINIR A MISSÃO O QUE A EMPRESA DEVE FAZER? PARA QUEM DEVE FAZER? PARA QUE DEVE FAZER? COMO DEVE FAZER ? QUE RESPONSABILIDADES SOCIAIS TERÁ?
51
EXEMPLO – SLC S.A A SLC S.A., INDÚSTRIA E COMÉRCIO, TEM POR MISSÃO DESENVOLVER, PRODUZIR E COMERCIALIZAR PRODUTOS E SERVIÇOS DESTINADOS À AGRICULTURA, COM TECNOLOGIA ADEQUADA E QUALIDADE SUPERIOR, VISANDO A SATISFAÇÃO DO CLIENTE, CONTRIBUINDO PARA O INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA, RESPEITANDO O INDIVÍDUO, A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE Sebrae
52
ROTEIRO BÁSICO MERCADO CONSUMIDOR São as pessoas e as empresa que consomem o produto ou serviço
53
ANÁLISE DE MERCADO OU PESQUISA DE MERCADO SERVE PARA CONHECER OS POTENCIAIS CLIENTES E CONCORRENTES, EVITA A CRIAÇÃO DA EMPRESA A PARTIR DE PERCEPÇÕES FALSAS.
54
MERCADO CONCORRENTE SÃO AQUELAS QUE SATISFAZEM OU PODEM SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES QUE A SUA EMPRESA PRETENDE ATINGIR PONTOS FORTES E FRACOS
55
MERCADO FORNECEDOR SÃO AS PESSOAS E EMPRESAS QUE FORNECEM MATÉRIAS PRIMAS E EQUIPAMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO E REVENDA DE SEUS PRODUTOS
56
MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO SÃO ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE SEU PRODUTO E/OU SERVIÇO E OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO UTILIZADOS PELA EMPRESA
57
ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS É A DESCRIÇÃO DO PROCESSOS INTERNOS DA EMPRESA E AS TECNOLOGIAS A SEREM USADAS NA EMPRESA
58
LAY-OUT LEGAIS E TRIBUTÁRIOS PRAZOS MÉDIOS POLÍTICA DE COMPRA POLÍTICA DE VENDA POLÍTICA DE ESTOQUE
59
ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DO NEGÓCIO PREVISÃO DE VENDAS E CUSTOS INVESTIMENTOS MÃO DE OBRA CUSTOS FIXOS/VARIÁVEIS
60
AVALIAÇÃO ECONOMICA E FINANCEIRA PONTO DE EQUILÍBRIO Faturamento mínimo para que a Empresa não tenha prejuízos – Cobertura dos custos fixos
61
RENTABILIDADE % que representa o rendimento Mensal em relação ao investimento total.
62
LUCRATIVIDADE Lucro mensal da empresa expresso Em percentual
63
PAYBACK É o prazo em meses que a empresa levará para recuperar o capital investido.
64
CAPACIDADE DE PAGAMENTO É a capacidade que a empresa tem para fazer frente a amortização de empréstimos.
65
ANÁLISE DE SENSIBILIDADE Situação atual Aumento de Vendas Redução do custo fixo Aumento de preço
66
NOVOS NEGÓCIOS EM CORPORAÇÕES CICLO DO PRODUTO Criação ou renovação Expande o negócio via produto atual
67
CICLO DO NEGÓCIO Desenvolvimento de novos produtos e mercados
68
CICLO DAS ÁREAS DE NEGÓCIOS Diversifica o negócio Expande a corporação vias os negócios atuais
69
CICLO DO SISTEMA ECONÔMICO Renova a corporação
70
VIMOS DE NOSSO CURSO GLOBALIZAÇÃO - LOCAL X GLOBAL CENÁRIOS DO COMEX DO BRASIL VISÃO CONTEMPORÂNEA – 4P x 4C ANÁLISE DE SWOT
71
CINCO FORÇAS DE PORTER SEGREDO DO SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO – FCS OBJETIVOS E METAS – FOCO PDCA E 5W2H
72
EMPREENDEDORISMO CONJUNTO DE REALIZAÇÕES DE PLANEJAMENTO E DE PODER ATITUDE DE UM NEGÓCIO COMO INICIAR UM EMPREENDIMENTO
73
OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS PLANO DE NEGÓCIOS NOVOS NEGÓCIOS EM CORPORAÇÕES OBRIGADO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.