A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo CARACTERÍSTICAS RAMOS DE ATIVIDADES TIPOS DE NEGÓCIOS OPORTUNIDADES DE N.NEG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo CARACTERÍSTICAS RAMOS DE ATIVIDADES TIPOS DE NEGÓCIOS OPORTUNIDADES DE N.NEG."— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo CARACTERÍSTICAS RAMOS DE ATIVIDADES TIPOS DE NEGÓCIOS OPORTUNIDADES DE N.NEG.

2 CARACTERÍSTICAS CONJUNTO DE REALIZAÇÃO CONJUNTO DE PLANEJAMENTO CONJUNTO DE PODER

3 CONJUNTO DE REALIZAÇÕES Busca de oportunidades e iniciativa Corre riscos calculados Exige qualidade e eficiência Persistência Comprometimento

4 CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de Informações Estabelecimento de metas Monitoramento Sistemático

5 CONJUNTO DE PODER Persuasão e rede de contatos Independência e autoconfiança

6 RAMOS DE ATIVIDADE Empresas industriais Empresas comerciais Empresas de prestação de serviços

7 TIPOS DE NEGÓCIOS FRANQUIA EMPRESA FAMILIAR HOME OFFICE COOPERATIVAS E-COMMERCE ASSOCIAÇÃO

8 COMO ABRIR UMA EMPRESA

9 PREF. MUNICIPAL – GUIA AMARELA SEC.MUNIC.URBANISMO ENDEREÇO – M² - ATIVIDADE CONSULTA COMERCIAL

10 CONTRATO SOCIAL APROVAÇÃO DO NOME JUNTA COMERCIAL DOCUMENTAÇÃO PESSOAL

11 SOLICITAÇÃO DO CNPJ RECEITA FEDERAL IPI – PIS/COFINS

12 ALVARÁ DE LICENÇA PREF. MUNICIPAL – GUIA AZUL SEC. MUNICIPAL DE FAZENDA ISS

13 INSCRIÇÃO ESTADUAL RECEITA ESTADUAL ICMS

14 LICENÇA SANITÁRIA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO

15 MATRÍCULA NO INSS REGISTRO NO INSS CONTRIBUIÇÃO EMPRESARIAL CONTRIBUIÇÃO DO EMPREGADO

16 OUTROS PROCEDIMENTOS LICENÇA AMBIENTAL LP – LICENÇA PRÉVIA LI – LICENÇA DE IMPLANTAÇÃO LO – LICENÇA DE OPERAÇÃO

17 OUTROS ALVARÁ DOS BOMBEIROS CONSELHO – CREA/CRECI/CRM

18 OPORTUNIDADES DE NOVOS NEGÓCIOS

19 O QUE O CLIENTE QUER O VAREJO BRASILEIRO JÁ DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MAS PODE EVOLUIR MUITO AINDA OPORTUNIDADES

20 Pesquisa – exame - recente O QUE O CONSUMIDOR QUER Super/hipermercados Fotos digital – 77% Chaveiro – 75% Entrega a domicílio – 73% Compra de ingresso – 67% Salão de beleza- 53%

21 LOJAS DE ROUPAS Fotos digital – 65% Entrega a domicílio – 63% Reparo de roupas – 61% Compra de ingressos – 60% Salão de beleza – 53%

22 LOJAS DE MÓVEIS/ELETRO Entrega a domicílio – 71% Assistência Técnica – 68% Chaveiro – 61% Fotos digital – 55% Garantia estendida – 52% TENDÊNCIA – USA – MÉDICOS NOS SUPER/HIPERMERCADOS

23 TODAS ESTAS ESTRATÉGIAS TEM A FINALIDADE: DE GERAR E MANTER NEGÓCIOS APROVEITAR OPORTUNIDADES

24 CASE IFHONE - APPLE SETE LIÇÕES QUE PODE TURBINAR QUALQUER EMPRESA

25 1. Transforme os clientes em devotos 2. Não deixe a burocracia matar seu sonho 3. Aposte na inovação de resultados 4. Não reinvente a roda – Melhore 5. Blinde-se contra a concorrência 6. Destrua seu negócio e reinvente-o 7. Tenha um bom garoto-propaganda Revista Exame

26 IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES ATUALMENTE – O NOVO FICA VELHO RÁPIDO OBSERVAR AS OPORTUNIDADES QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

27 IDÉIA DE NEGÓCIO NÃO SIGNIFICA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

28 PRIMEIRO PASSO ESTAR ATENTO AO MERCADO Feiras e exposições Periódicos Reuniões setoriais-Associações Concorrentes Clientes Colaboradores Economia, Política e Sociedade..

29 EX.: DELIVERY - PIZZA Percepção de que as pessoas tinham cada vez menos tempo Tecnologia existente – fone Características do produto Características do processo de produção e entrega FATORES DETERMINANTES

30 MÓDULO - 10 Vimos como oportunizar negócios ALGUNS PONTOS IMPORTANTES PASSO A PASSO DE PLANO DE NEGÓCIO

31 PERGUNTA O QUE A EMPRESA PODE FAZER PARA MELHORAR AQUILO QUE JÁ FAZ? COMO FAZER????

32 REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA EX. DELIVERY Clientes em potencial Hábitos, costumes, preferências Área a ser atendidos – geográfico População a ser atendida com fone

33 QUESTÕES IMPORTANTES Há uma necessidade de mercado que não é suprida ou é com deficiência? Qual a quantidade de potenciais clientes para o negócio? Qual o perfil? Onde se localizam?

34 Quais os principais concorrentes? Os Pontos fortes e fracos? Há ameaças, ex. nova tecnologia a ser lançada no mercado? Há aspectos legais que devem ser observados de forma específica?

35 Quais os novos valores que o novo produto/serviço agrega ao cliente? Quais as vantagens que a empresa terá ao entrar no negócio? O momento correto é realmente este?

36 a oportunidade condiz com os lucros esperados pela empresa? qual investimento necessário? A empresa tem capacidade para? ENTRE OUTRAS

37 OPORTUNIDADES PODEM RESUMIR-SE EM.... Atenção aos ambientes de negócios Formulação de diversas idéias Constatação da oportunidade potencial Coleta de informações para maior segurança e geração de aprendizado

38 Planejamento dos recursos necessários Execução do planejamento Análise dos resultados Atenção ao novo ambiente de negócios

39 O AMBIENTE DO NOVO NEGÓCIO - IMPLICA NO SERVIÇOS DE: PRÉ-VENDA – ATRATIVOS VENDA – ATENDIMENTO ADEQUADO PÓS-VENDA

40 GESTÃO EFICAZ EXCELÊNCIA OPERACIONA L INOVAÇAO INTIMIDADE COM O CLIENTE

41 SOBREVIVÊNCIA DO NEGÓCIO DETECTAR UMA OPORTUNIDADE AVALIAR SUA VIABILIDADE ORGANIZAR-SE PARA OFERECER O PRODUTO ACOMPANHAR OS REULTADOS

42 TENDÊNCIAS GERAM OPORTUNIDADES Parceria com clientes - fidelização Globalização econômica Era do conhecimento Alianças estratégicas - fornecedores

43 TENDÊNCIAS DO MERCADO Menos crianças; mais idosos Domicílios com uma só pessoa Melhora do padrão educacional Maior aceitação à diversidade - “Pizza” Maior atenção – saúde – físico Aumento de renda das classes – E e D

44 O MUNDO GIRA E OS NEGÓCIOS MUDAM DEVEMOS ESTAR ATENTOS

45 FICAMOS POR AQUI PRÓXIMO MÓDULO PLANO DE NEGÓCIOS

46 Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Sebrae

47 O que é o negócio; Quais os principais produtos e/ou serviços; Quem serão seus principais clientes; Onde será localizada a empresa; DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO

48 O montante de capital a ser investido; Qual será o faturamento mensal; Que lucro espera obter do negócio; Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

49 DEFININDO A MISSÃO MISSÃO É A RAZÃO DE SER DO SEU NEGÓCIO

50 PARA DEFINIR A MISSÃO O QUE A EMPRESA DEVE FAZER? PARA QUEM DEVE FAZER? PARA QUE DEVE FAZER? COMO DEVE FAZER ? QUE RESPONSABILIDADES SOCIAIS TERÁ?

51 EXEMPLO – SLC S.A A SLC S.A., INDÚSTRIA E COMÉRCIO, TEM POR MISSÃO DESENVOLVER, PRODUZIR E COMERCIALIZAR PRODUTOS E SERVIÇOS DESTINADOS À AGRICULTURA, COM TECNOLOGIA ADEQUADA E QUALIDADE SUPERIOR, VISANDO A SATISFAÇÃO DO CLIENTE, CONTRIBUINDO PARA O INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA, RESPEITANDO O INDIVÍDUO, A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE Sebrae

52 ROTEIRO BÁSICO MERCADO CONSUMIDOR São as pessoas e as empresa que consomem o produto ou serviço

53 ANÁLISE DE MERCADO OU PESQUISA DE MERCADO SERVE PARA CONHECER OS POTENCIAIS CLIENTES E CONCORRENTES, EVITA A CRIAÇÃO DA EMPRESA A PARTIR DE PERCEPÇÕES FALSAS.

54 MERCADO CONCORRENTE SÃO AQUELAS QUE SATISFAZEM OU PODEM SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES QUE A SUA EMPRESA PRETENDE ATINGIR PONTOS FORTES E FRACOS

55 MERCADO FORNECEDOR SÃO AS PESSOAS E EMPRESAS QUE FORNECEM MATÉRIAS PRIMAS E EQUIPAMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO E REVENDA DE SEUS PRODUTOS

56 MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO SÃO ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE SEU PRODUTO E/OU SERVIÇO E OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO UTILIZADOS PELA EMPRESA

57 ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS É A DESCRIÇÃO DO PROCESSOS INTERNOS DA EMPRESA E AS TECNOLOGIAS A SEREM USADAS NA EMPRESA

58 LAY-OUT LEGAIS E TRIBUTÁRIOS PRAZOS MÉDIOS POLÍTICA DE COMPRA POLÍTICA DE VENDA POLÍTICA DE ESTOQUE

59 ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DO NEGÓCIO PREVISÃO DE VENDAS E CUSTOS INVESTIMENTOS MÃO DE OBRA CUSTOS FIXOS/VARIÁVEIS

60 AVALIAÇÃO ECONOMICA E FINANCEIRA PONTO DE EQUILÍBRIO Faturamento mínimo para que a Empresa não tenha prejuízos – Cobertura dos custos fixos

61 RENTABILIDADE % que representa o rendimento Mensal em relação ao investimento total.

62 LUCRATIVIDADE Lucro mensal da empresa expresso Em percentual

63 PAYBACK É o prazo em meses que a empresa levará para recuperar o capital investido.

64 CAPACIDADE DE PAGAMENTO É a capacidade que a empresa tem para fazer frente a amortização de empréstimos.

65 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE Situação atual Aumento de Vendas Redução do custo fixo Aumento de preço

66 NOVOS NEGÓCIOS EM CORPORAÇÕES CICLO DO PRODUTO Criação ou renovação Expande o negócio via produto atual

67 CICLO DO NEGÓCIO Desenvolvimento de novos produtos e mercados

68 CICLO DAS ÁREAS DE NEGÓCIOS Diversifica o negócio Expande a corporação vias os negócios atuais

69 CICLO DO SISTEMA ECONÔMICO Renova a corporação

70 VIMOS DE NOSSO CURSO GLOBALIZAÇÃO - LOCAL X GLOBAL CENÁRIOS DO COMEX DO BRASIL VISÃO CONTEMPORÂNEA – 4P x 4C ANÁLISE DE SWOT

71 CINCO FORÇAS DE PORTER SEGREDO DO SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO – FCS OBJETIVOS E METAS – FOCO PDCA E 5W2H

72 EMPREENDEDORISMO CONJUNTO DE REALIZAÇÕES DE PLANEJAMENTO E DE PODER ATITUDE DE UM NEGÓCIO COMO INICIAR UM EMPREENDIMENTO

73 OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS PLANO DE NEGÓCIOS NOVOS NEGÓCIOS EM CORPORAÇÕES OBRIGADO


Carregar ppt "Empreendedorismo CARACTERÍSTICAS RAMOS DE ATIVIDADES TIPOS DE NEGÓCIOS OPORTUNIDADES DE N.NEG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google