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INTRODUÇÃO e OBJECTIVOS MÉTODOS RESULTADOS COMENTÁRIOS Foi aplicado um questionário anónimo, auto- preenchido, de avaliação de sessões individuais de formação.

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1 INTRODUÇÃO e OBJECTIVOS MÉTODOS RESULTADOS COMENTÁRIOS Foi aplicado um questionário anónimo, auto- preenchido, de avaliação de sessões individuais de formação realizadas por internos de Pediatria sobre higiene do sono, através de uma apresentação digital com duração de 10 minutos. O público-alvo foram mães internadas em Puerpério no nosso hospital escolhidas de forma aleatória, no contexto de um estudo intervencional em curso, num período de seis meses (Novembro de 2014- Abril de 2015). Foram questionados dados demográficos (idade) e avaliação das sessões relativamente à temática, ao desempenho do formador, tempo de formação, a sua importância e se as recomendariam, interesse em frequentar outras formações e propostas para formações futuras. Foi realizada análise descritiva. O puerpério é um período emocionalmente sensível e exigente para a puérpera, podendo questionar-se o benefício e oportunidade de ações de intervenção e promoção de saúde e a melhor abordagem para o fazer. Objetivo: Avaliar a disponibilidade das puérperas para receberem formação no período do puerpério e identificar possíveis temas-alvo. Avaliação da formação sobre higiene do sono  210 Puérperas: mediana de idade: 32 anos (min:17; max:43) EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NO PUERPÉRIO IMEDIATO: OPORTUNIDADE DE INTERVENÇÃO? Catarina Salgado¹; Rosa Martins¹; Bárbara Marques¹; Joana Oliveira¹; Edgar Moreira¹; Francisca Palha¹; Lia Oliveira²; Graça Oliveira³; Teresa Rodrigues 4 ; Rosário Ferreira 5 1 - Serviço de Pediatria Médica, Departamento de Pediatria, HSM – CHLN, Centro Académico de Medicina de Lisboa; 2 - Serviço de Pediatria, Centro Hospitalar do Oeste – Torres Vedras; 3 - Serviço de Neonatologia, Departamento de Pediatria, HSM– CHLN, Centro Académico de Medicina de Lisboa; 4 - Laboratório de Biomatemática, Faculdade de Medicina de Lisboa; 5 - Unidade de Pneumologia, Serviço de Pediatria Médica, Departamento de Pediatria, HSM – CHLN, Centro Académico de Medicina de Lisboa Existem poucos estudos na literatura relativos ao benefício de formações no período do puerpério, contudo alguns trabalhos revelaram eficácia, particularmente na área da amamentação. Os resultados do trabalho apresentado demonstram que grande número de puérperas está disponível para receber formação, com interesse em diversas temáticas. Assim o puerpério imediato é uma oportunidade para intervenção para a educação e promoção da saúde das crianças. RespostasRecomendação das sessõesInteresse em frequentar outras sessões Sim200 (95,2%)129 (61,4%) Não075 (35,7%) Talvez8 (4,8%)0 Desconhecido06 (2,9%) Tabela 1. Recomendação destas sessões e interesse na frequentação de sessões do género Tabela 2. Temas mais propostos para futuras formações (n) Alimentação (40)Prevenção de acidentes (4) Amamentação (31)Regras (4) Cuidados de higiene ao RN (27)Doenças da infância (4) Atividades para latentes (6)Cólicas (3) Interpretação dos resultados A maioria das grávidas achou a temática útil /muito útil (98,6%) embora uma grande parte ache o tempo excessivo (55,2%); A maioria das puérperas considerou estas formação importantes (97,6%), recomendaria (95,2%) e estaria interessada em frequentar outras sessões (61,4%); Os principais temas propostos para formações: alimentação (40), amamentação (31), cuidados de higiene ao RN (27).. Bibliografia: 1. Miller Rl et al. Anxiety and stress in the postpartum: Is there more to postnatal distress than depression? BMC Psychiatry 2006,; 1-11; 2. Logsdon MC et al. Feasibility of Two Educational Methods for Teaching New Mothers: A Pilot Study. Interact J Med Res 2015;4(4): 1-8; 3. Melo Dodt RC et al. Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2015;23(4):725-32; 4. Skouteris H et al. Interventions designed to promote exclusive breastfeeding in high-income countries: a systematic review. Breastfeed Med. 2014; 9(3):113-27; 5. Hallas D et al. OHEP: an oral health education program for mothers of newborns. J Pediatr Health Care 2015 29181-90; 6. Bechtel K et al. Impact of an educational intervention on caregivers' beliefs about infant crying and knowledge of shaken baby syndrome. Acad Pediatr. 2011; 11:481-6.


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