A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Dom Julio Endi Akamine  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  Muitas vezes a fé é descrita como um salto no escuro. Isso é verdade? Pensando sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Dom Julio Endi Akamine  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  Muitas vezes a fé é descrita como um salto no escuro. Isso é verdade? Pensando sobre."— Transcrição da apresentação:

1

2 Por: Dom Julio Endi Akamine

3  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  Muitas vezes a fé é descrita como um salto no escuro. Isso é verdade? Pensando sobre isso, me deparei com um discurso de Papa João Paulo I no qual ele cita o poeta romano Trilussa.  Eis a poesia: “Aquela velhinha cega, que encontrei  na tarde em que me perdi no meio do bosque,  disse-me: — se o caminho não o sabes  vou acompanhar-te eu, que o conheço.  Se tens a força de vir atrás de mim  de vez em quando te chamarei, até lá ao fundo, onde há um cipreste,  até lá em cima, onde há uma cruz.  Eu respondi: Assim será... mas acho esquisito  que me possa guiar quem não vê...  A cega, então, pegou-me na mão  e suspirou: — Caminha. — Aquela velhinha cega era a fé”.

4  Na ocasião, o Papa João Paulo I comentou: “Como poesia, é graciosa. Como teologia, defeituosa. Defeituosa porque, ao tratar-se de fé, quem nos guia é Deus” (cf. Audiência de 13 de setembro de 1978).  De fato, se dissermos que a fé pedida por Deus deva ser cega, poderíamos acusar Deus de exigir de nós o sacrifício da razão.  Crer não é uma atitude que nos cega porque Deus quer que respondamos com todo nosso ser, isto é, com a nossa inteligência e vontade, com nossa liberdade, com os sentimentos e com a razão. A fé não torna os cristãos em religiosos fanáticos, devotos intolerantes, exaltados insensatos. Exatamente o contrário. É a própria natureza da revelação cristã como proposta divina respeitosa e humilde, como convite desafiador e atraente que reclama uma resposta integral e decidida, uma aceitação sensata e certa por parte do ser humano.

5  A fé é uma resposta ao Deus que se comunica e nos propõe o seu projeto. Confiamos nEle porque Ele não é uma velhinha cega, que conhece o caminho mas não o enxerga. Pelo contrário: o próprio Deus se fez nosso Caminho para que possamos chegar até Ele, a Verdade e a Vida.  Trata-se de uma compreensão errada pensar que a fé exerça sobre as pessoas uma influência que as cega e as conduza a uma adesão fanática a um sistema de ideias absurdas.  Evidentemente há muitas coisas na fé que causam dificuldade, pois ela nos remete a realidades que transcendem o mundo das coisas, das evidências científicas, do utilitarismo redutivo, do imediatismo eficientista. Além disso, ela nos chama a atitudes e comportamentos que nem sempre estão na moda e vão contra o senso comum do egoísmo. Em situações limites, pode inclusive conduzir a pessoa a sacrifícios muito grandes, a renúncia de amores menores por um amor maior.

6  Qualquer que seja a situação, os cristãos precisam se explicar: por que você age assim? Por que você não se enquadra? Em suma, por que você crê? Essa cobrança não é necessariamente negativa, uma vez que o cristão deve também responder a si mesmo: por que eu creio? De fato, o cristão deve estar sempre pronto a dar as razões da sua fé.  O esforço de dar as razões da sua fé nem sempre é uma empresa fácil, mas é ela que nos permite dialogar com os que não partilham as mesmas convicções. Trata-se de uma responsabilidade que faz o cristão dialogar não para ter razão, mas para mostrar as razões.  Por hoje é só. Continuamos numa próxima vez para falar sobre o que a fé nos dá.


Carregar ppt "Por: Dom Julio Endi Akamine  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  Muitas vezes a fé é descrita como um salto no escuro. Isso é verdade? Pensando sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google