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Equipe: Felipe Bruno Matheus Braga João Lucas Daniel Oliveira

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Apresentação em tema: "Equipe: Felipe Bruno Matheus Braga João Lucas Daniel Oliveira"— Transcrição da apresentação:

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2 Equipe: Felipe Bruno Matheus Braga João Lucas Daniel Oliveira
Samuel Pereira Erick Anderson Gustavo Lima Erickson Alves Ingrid Araújo Fernando Freitas Ítalo Sousa Maycon

3 “iOS – O sistema operacional móvel mais avançado do mundo
O que é o iOS? O iOS é o sistema operacional móvel desenvolvido e distribuído pela Apple, que está presente exclusivamente nos seus aparelhos. Definição da própria Apple sobre o iOS: “iOS – O sistema operacional móvel mais avançado do mundo Com uma interface fácil de usar, recursos fantásticos e excelente estabilidade, o iOS é a base do iPhone, do iPad e do iPod touch. Mesmo que a concorrência tente acompanhar, as tecnologias e recursos presentes no iOS deixam os dispositivos da Apple anos à frente.” O iOS vem instalado em todos aparelhos móveis da Apple, suas atualizações são gratuitas e podem ser feitas OTA.

4 História Ele nasceu em 2007 para ser o SO do revolucionário celular da empresa, que mudou o conceito de Smartphone. Surgiu a partir do Mac OSX (SO dos computadores da Apple, também exclusivo), o iOS foi, durante a apresentação do primeiro iPhone, chamado de “OSX que roda no iPhone” e evoluiu de uma maneira que os consumidores passaram a preferi-lo em detrimento da sua “inspiração” e hoje é o OSX que vem cada vez mais se tornando parecido com o iOS. Desde que foi criado o iOS, a Apple lança uma nova versão para os aparelhos que o suportam, tornando a experiência iOS cada vez melhor, apesar de que ainda tem muito a evoluir em relação a alguns diferenciais dos seus concorrentes.

5 História – iphone OS 1.0 Iphone OS 1.0 Aparelhos
Principais Características Lançado em 29/06/2007 iPhone 2G iOS UI Gestos Multi-touch Safari Mobile Teclado Touchscreen Mapas (do Google) Sincronização iTunes

6 História – iOS 2.0 iOS 2.0 Aparelhos Principais Características
Lançado em 07/2008 iPhone 3G Aplicativos de terceiros iPhone 2G App Store iPod Touch 1 iPhone SDK MobileMe Busca nos contatos MobileMe é um serviço baseado em Cloud “das cavernas” que fornecia a sincronia de , calendário e contatos. Descontinuado, sendo totalmente substituído pelo iCloud.

7 História – iOS 3.0 iOS 3.0 Aparelhos Principais Características
Lançado em 06/2009 iPhone 3GS Cortar, Copiar e Colar iPhone 3G Controle por Voz iPhone 2G MMS iPod Touch 2 Busca no Spotlight iPod Touch 1 Notificações “Push” USB & Bluetooth tethering Buscar meu iPhone Spotlight é um sistema de busca que percorre todo o sistema. USB & Bluetooth tethering é o compartilhamento da internet (3G), via USB e Bluetooth

8 História – iOS 3.2 iOS 3.2 Aparelhos Principais Características
Lançado em 04/2010 iPad Suporte ao iPad Aplicativos redesenhados para o iPad Suporte a teclado bluetooth iBooks

9 História – iOS 4.0 iOS 4.0 Aparelhos Principais Características
Lançado em 06/2010 iPhone 4 Multi-tarefa iPhone 3GS Pastas iPhone 3G FaceTime iPod Touch 3 Unificação das caixas de entrada do s iPod Touch 2 Suporte ao iAd Suporte à Retina display iAd é uma plataforma móvel de propaganda da Apple

10 História – iOS 4.1 iOS 4.1 Aparelhos Principais Características
Lançado em 09/2010 iPhone 4 Game Center iPhone 3GS Aluguel de séries de TV iPhone 3G iTunes Ping iPod Touch 4 iPod Touch 3 iPod Touch 2 iTunes Ping foi uma tentativa de rede social de música criada pela Apple. Com o seu imenso insucesso, a Apple firmou parcerias com Facebook e Twitter.

11 História – iOS 4.2.1 iOS 4.2.1 Aparelhos Principais Características
Lançado em 11/2010 iPhone 4 Multi-tarefa no iPad iPhone 3GS Pastas no iPad iPhone 3G AirPlay iPad AirPrint iPod Touch 4 iPod Touch 3 iPod Touch 2 AirPlay é um serviço da Apple para o streming de conteúdo do dispositivo com iOS para uma AppleTV. AirPrint é um serviço da Apple para conectar o dispositivo iOS a uma impressora e imprimir documentos via Wi-Fi

12 História – iOS 4.3 iOS 4.3 Aparelhos Principais Características
Lançado em 03/2011 iPhone 4 Personal Hotspot (GSM) iPhone 3GS iPad iPad 2 iPod Touch 4 iPod Touch 3 Personal Hotspot é uma funcionalidade que “transforma” o seu dispositivo em um roteador e compartilha o seu 3G via Wi-Fi.

13 História – iOS 5.0 iOS 5.0 Aparelhos Principais Características
Lançado em 10/2011 iPhone 4S Siri iPhone 4 Central de Notificações iPhone 3GS iMessage iPad iCloud iPad 2 Sincronia Wi-Fi com o iTunes iPod Touch 4 iPod Touch 3 Siri – Funciona como IA, responde perguntas, faz recomendações e executa ações.

14 História – iOS 6.0 iOS 6.0 Aparelhos Principais Características Lançado em 10/2012 iPhone 5 Mapas da Apple iPhone 4S Integração Facebook iPhone 4 Passbook iPhone 3GS Abas iCloud iPad Mini FaceTime via 3G New iPad iPad 2 iPod Touch 4 Passbook é um aplicativo nativo, que serve como uma carteira para guardar cartões de embarque, ingresso, cupons de desconto, cartões de fidelidade, etc.

15 História – iOS 7.0 iOS 7.0 Aparelhos Principais Características
Lançado em 09/2013 iPhone 5 Melhorias na interface iPhone 4S Ferramenta de acesso rápido aos aplicativos mais usados. iPhone 4 iPhone 3GS iPad Mini New iPad iPad 2 iPod Touch 4

16 História – iOS 8.0 iOS 8.0 Aparelhos Principais Características
Lançado em 09/2014 iPhone 5C,S Gerenciamento de bateria iPhone 4S Comando de voz SIRI iPhone 4 Melhoria no Spotlight iPad com retina display de 3" e 4". Melhorias no navegador safari iPad Mini New iPad iPad 2 iPod Touch 4

17 História – iOS 9.0 iOS 9.0 Aparelhos Principais Características
Lançado em 09/2015 iPhone 6, 6s e 6s plus Gerenciamento de bateria melhorada iPhone 5, 5c e 5s Comando de voz SIRI mais esperto IPhone 4s Melhoria no Spotlight iPad com retina display de 3" e 4". Melhorias no navegador safari iPad Mini(Todos) iPod Touch 5° e 6° geração. iPad 2

18 História – iOS 9.3 iOS 9.3 Aparelhos Principais Características
Lançado em 21/03/2016 iPhone 6, 6s e 6s plus Modo noturno iPhone 5, 5c e 5s APP notas possui senha e Touch ID. IPhone 4s CarPlay. iPad com retina display de 3" e 4". Duplicação de fotos. iPad Mini(Todos) iPod Touch 5° e 6° geração. iPad 2

19 Presença O iOS está presente no iPhone, iPad, iPad Mini, iPod Touch e AppleTV (em uma versão modificada), portanto os números do SO surpreendem e mostram o quanto a Apple cresceu graças ao seu surgimento Normalmente um aparelho suporta 2 ou 3 atualizações do iOS, portanto esse é o seu ciclo de vida “atualizado”.

20 Percentual de Uso A Apple liberou uma versão atualizada do gráfico que mostra a porcentagem de utilização de cada versão do iOS. O iOS 7, lançado no dia 18 de setembro, está com uma adoção bem rápida: de acordo com a Apple, 78% dos iPhones, iPads e iPods touch já rodam a última grande atualização do sistema operacional. No gráfico anterior, liberado no início de dezembro, a adoção era de 74%.

21 Enquanto mais de três em cada quatro dispositivos estão com o iOS 7, 18% rodam o iOS 6 e 4% ainda executam uma versão mais antiga, provavelmente por falta de suporte. Esses números levam em conta apenas os dispositivos que acessaram a App Store nos últimos 7 dias, durante o período de 23 a 29 de dezembro de 2013. Os dados variam de acordo com a amostragem. No mesmo período de 7 dias, as estatísticas doTecnoblog mostram números um pouco mais otimistas: 80,98% rodam o iOS 7, sendo que 68,88% estão com a última atualização, a ,68% dos acessos foram de usuários do iOS 6 e 5,14% estavam com o iOS 5.

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24 Os números relativos ao uso das versões do sistema móvel da Apple foram medidos através da App Store em 25 de janeiro de e publicados no painel da App Store para desenvolvedores, e indicam que o iOS 9 agora está presente em 76% dos iPhones, iPads e iPods touch. E ainda um ponto percentual foi ganho contra a marca de 75% que foi gravada há duas semanas.

25 2 - Aplicativos e Recursos Nativos
Existem diversos de aplicativos e recursos nativos que vem com o iOS e, como quase tudo na Apple, são exclusividade dos aparelho com o iOS. Os que estão destacados no site da própria empresa são: Mapas – Na última versão do iOS, a Apple realizou um de seus sonhos: Ter um sistema sem a presença do Google. Para isso, nessa última versão foram excluídos o aplicativo nativo do Youtube e o antigos Mapas do Google foi substituído pelo novo controverso Mapas da Apple. A entrada da Apple acirra ainda mais a recente disputa dos mapas. Google, Nokia, Amazon e Apple são as 4 gigantes que começaram uma batalha pelo serviço de mapas, com ampla vantagem ao sistema mais antigo, o Google Maps. Música – A Apple deve muito à música, tal como a música deve a Apple. Esse casamento já é antigo, desde de 2001 quando a Apple lançou o iPod e a iTunes Music Store em 2003, o mercado da música se alterou, tanto quanto a Apple ficou conhecida e utilizada ao redor do mundo. Com o seu iOS você pode ouvir música em qualquer lugar, como as suas músicas compradas estão na iTunes na Nuvem, você pode acessá-las em todos os seus dispositivos e baixa-las a qualquer momento. Facetime – Serviço para a realização de vídeo-chamadas com qualquer outro aparelho que tenha iOS.

26 2- Aplicativos e Recursos Nativos
iMessage - Serviço de mensagens via Wi-Fi, gratuito e ilimitado, para troca de mensagens e envio de fotos, vídeos, localização e contatos. Safari – Navegador de todos os dispositivos com iOS, que agora permite salvar páginas web para uma lista de leitura off-line e sincroniza as abas abertas via iCloud. AirPlay - Reproduz o que estiver no seu dispositivo com iOS na sua TV, via Apple TV. Também espelha o que estiver na tela do seu dispositivo direto na sua TV. Game Center – Como cada vez os aparelhos móveis vem dominando também o mundo dos games, nada melhor do que uma rede social de jogos. Com ele você pode se conectar a outros jogadores, comparar recordes em jogos, desafiar a quebrar seus recordes e jogar com pessoas do mundo todo, amigos ou não.

27 2- Melhores Aplicativos
Spotify - é um serviço de streaming de músicas com mais de 30 milhões de faixas para você escolher, para satisfazer todos os gostos. O Google Drive/Dropbox - são os principais serviços de armazenamento na nuvem disponíveis no mercado Code School é uma ferramenta online paga que conta com mais de um milhão de usuários interessados em aprender mais sobre programação e desenvolvimento. Evernote - O programa é uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser. Seu uso lembra bastante o de softwares de s como Outlook ou o Thunderbird e a pesquisa é super afiada.

28 2-Melhores Aplicativos
1Password - O aplicativo 1Password ajuda os usuários a organizarem todas as senhas e identidade no iPhone. Ele guarda os dados de forma segura e ajuda a fazer login em vários sites. Com ele, também é possível gravar senhas de banco e outras notas. A segurança do 1Password é realizada por meio de encriptação e auto bloqueio, que não permite que os dados sejam usados por qualquer outra pessoa, mesmo quando o aparelho é perdido ou roubado. Além disso, ele também tem um sistema de defesa com código de desbloqueio e auto-lock.

29 2-Concorrentes O mundo dos smartphones é cada vez mais concorrido, tal como é a briga dos SO’s móveis. Os principais concorrentes do iOS hoje são: Android e o Windows Phone Essa concorrência é fantástica para nós, consumidores, pois quanto maior ela for, mais recursos inovadores e facilidades teremos para desfrutar no nosso dia-a-dia.

30 4 - Definição de processo
Processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. A comunicação entre processos é um grupo de mecanismos que permite aos processos transferirem informação entre si. A capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos é chamada de Multiprocessamento.

31 4- Gerenciamento de Processos
Baseado nas arquiteturas conhecidas. Permite a multiprogramação - A CPU fica com vários programas simultaneamente ativos na memória e permite que um programa seja executado enquanto outro espera por E/S. Acomoda múltiplos processos - é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Execução: Primeiro Plano - Representa o que está sendo executado na tela Touch events - Representa um evento quando ocorre o estado de toque na superfície. Segundo Plano - Representa o que está sendo executado por trás do aplicativo que está na tela limite – Representa o tempo de execução do processo Principais processos do IOS também chamados de “Estados da Aplicação” são formados por 5 tipos: Não executando - O aplicativo não está sendo executado ou estava rodando, mas foi encerrado pelo sistema. Inativo - O aplicativo está sendo executado em primeiro plano, mas não está recebendo eventos. Ativo - O aplicativo está sendo executado em primeiro plano e está recebendo eventos. Este é o modo normal para aplicações em primeiro plano. Background - O aplicativo está em segundo plano e está executando código Suspenso - O aplicativo está em segundo plano, mas não está executando código

32 4 - Escalonador de Processos
Um Escalonador de Processos é um subsistema do Sistema Operacional responsável por decidir o momento em que cada processo obterá a CPU. É utilizado algoritmos de escalonamento que estabelecem a lógica de tal decisão.

33 4 – Escalonamento IOS O processo de escalonamento é realizado através de um algoritmo de múltiplas filas com a realimentação destas filas, porém as filas são divididas em grupos, cada um com sua prioridade, esses grupos de filas são agrupados de acordo com suas características.

34 4 – Grupos de Escalonamento
Normal: Prioridade das aplicações normais do usuário Sistema: Prioridade das aplicações do sistema Kernel: Reservada para threads em espaço de kernel Tempo Real: Threads nas quais a prioridade está baseada na necessidade de reservar uma fração pré- definidas de ciclos de clock.

35 5 - Gerência de Memória no IOS
O sistema IOS tem uma maneira estranha de gerênciar a memória. Isso porque... O sistema dá prioridade máxima aos aplicativos que estão em execução; Ele deixa os apps que estão em segundo plano "Congelados"; Esses aplicativos "Congelados", param de ocupar memória RAM, deixando o app em execução com mais espaço para trabalhar; Com isso, o resultado desta boa gerência de memória, os dispositivos que utilizam o Sistema IOS mesmo com a quantidade de memória RAM baixa, por exemplo (1gb), a performance ainda é muito boa.

36 Com essa breve explicação, gostaria de mostrar na prática como funciona:
Veremos um video, fazendo a comparação de velocidade e performance com: IPHONE 6 – 1 GB RAM Galaxy S5 – 2 GB RAM HTC ONE – 2 GB RAM.

37 Isso porque o android é desenvolvido em java, então ele tem um mecanismo de coletor de lixo, chamado de "Garbage Collector". Esse mecanismo é ativado cada vez que o aplicativo vai para segundo plano. O problema é que quando ele vai fazer a coleta de lixo, ele ocupa 4X mais memória do que o próprio app. Isso faz com que o sistema fique mais lento. Porque a memória vai demorar mais, pra ficar livre para o app em execução. O sistema Operacional IOS, não precisa desse mecanismo de coleta, assim melhorando a sua performance.

38 5 - Swap (Swapping) Evita o esgotamento de memória;
Maior compartilhamento de memória; Elevados custos de I/O.

39 O IOS não suporta SWAP Segundo a Mac Developer Library:
“Although OS X supports a backing store, iOS does not. In iPhone applications, read-only data that is already on the disk (such as code pages) is simply removed from memory and reloaded from disk as needed. Writable data is never removed from memory by the operating system. Instead, if the amount of free memory drops below a certain threshold, the system asks the running applications to free up memory voluntarily to make room for new data. Applications that fail to free up enough memory are terminated.” fonte: ual/ManagingMemory/Articles/AboutMemory.html

40 Paginação (Paging) Segmentação da Memória em Páginas;
Endereço Físico vs Endereço Lógico; Eliminação da Fragmentação Externa.

41 Paging no IOS

42 Funcionamento O Virtual Memory Manager cria um espaço de endereçamento lógico para cada processo e divide-os uniformemente em pedaços (páginas); O processador e sua MMU gerenciam as Tabelas de Páginas e fazem o mapeamento do endereço lógico para o endereço físico na RAM; Quando um programa acessa um endereço na memória, a MMU utiliza a Tabela de Página para traduzir o endereço lógico especificado no endereço físico na RAM;

43 7 - SISTEMA DE ARQUIVOS IOS O sistema de arquivos do iOS é baseado no sistema de arquivos do UNIX. Todos os dispositivos ligados ao computador, seja fisicamente ou pela rede contribuem para a criação de uma única coleção de arquivos. O sistema de arquivos é organizado de forma hierárquica. Por razões de segurança, iOS coloca cada aplicativo (incluindo suas preferências e dados) em uma sandbox, que limita o acesso do aplicativo para arquivos, preferências, recursos de rede, hardware, e assim por diante. Como parte do processo de modo seguro, o sistema instala cada aplicativo em seu diretório sandbox própria. As Interações de um aplicativo do iOS com o sistema de arquivos são limitados principalmente para os diretórios dentro do sandbox do aplicativo. Durante a instalação de um novo aplicativo, o código de instalação cria um diretório home para o app, coloca o app no diretório, e cria vários diretórios outra chave. Esses diretórios constituem vista principal do aplicativo do sistema de arquivos. Porque ele está em uma sandbox, um aplicativo é geralmente proibido de acessar ou criar arquivos em diretórios fora de seu diretório home. Uma exceção a esta regra ocorre quando um aplicativo usa interfaces de sistemas públicos de acesso a coisas como contatos do usuário ou a música. Nesses casos, as estruturas do sistema lidar com todas as operações relacionadas a arquivos necessários para ler ou modificar os armazenamentos de dados apropriados.

44 O conceito de nó-índice(ou nó-i, ou inode) O diretório armazena apenas um metadado , que é o nome do arquivo. Todos os outros metadados são armazenados em uma estrutura de dados chamado nó-i O nó-i contém, entre outras informações sobre a localização dos dados de um arquivo no sistema de arquivos. Os nó-i tem tamanho fixo e cada nó-i tem um endereço diferente que define onde ele está armazenado no sistema de arquivos. Cada entrada do diretório associa um nome a um número de nó-i

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47 7 - Exemplo !!

48 Referências o-ios-6-ocupa-10-vezes-mais-espaco-do-que-o-primeiro-iphone-os ?sequence=1 nceptual/ProgrammingWithObjectiveC/Introduction/Introduction.html nceptual/CocoaFundamentals/Introduction/Introduction.html

49 Referências https://developer.apple.com/devcenter/ios/index.action
Bucanek, J. - Learn Objective-C for Java Developers - Apress, 2009


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