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Sistemas em Saúde Bucal. – Mais abrangente Conceito de Saúde – Mais abrangente  Saúde é a resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio.

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1 Sistemas em Saúde Bucal

2 – Mais abrangente Conceito de Saúde – Mais abrangente  Saúde é a resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra, acesso a serviços de saúde.... resultado de formas de organização social de produção, as quais podem gerar profundas desigualdades no níveis de saúde. 8 a. Conferência Nacional de Saúde

3 SER HUMANO BIOPSICOSOCIAL

4 Conceitos de Doença / Qualidade de vida Conceitos de Doença / Qualidade de vida  A doença é um sinal da alteração do equilíbrio homem-ambiente, estatisticamente relevante e precocemente calculável, produzida pelas transformações produtivas, territoriais, demográficas e culturais.  A qualidade de vida resulta da adequação das condições sócio-ambientais às exigências humanas.

5 ATENCÃO INTEGRAL DE SAÚDE

6

7 O que é um sistema ? Um sistema é um grupo de elementos ordenados, que interagem e são interdependentes, formando um conjunto unificado capaz de desempenhar funções ou alcançar objetivos que estejam além da potencialidade de alguns de seus elementos

8 Assistência ou Atenção

9 Atenção ≠ Assistência Coletivo Atenção individual

10 Modelo Assistencial O modo como são produzidas as ações de saúde e a maneira como os serviços de saúde e o estado se organizam para produzi-las e distribuí-las

11 Comunidades e organizações Famílias Indivíduo Sistemas biológicos Possibilidades de atuação dos modelos de atenção

12 Modelo Privado X Modelo Público

13 Qual é essa SAÚDE? Que ações compõem essa atenção Qual é essa ATENÇÃO? Não há como pensarmos em organização e realização de ações de saúde, sem antes estabelecermos consensos de qual conceito de SAÚDE estamos tratando Qual é essa Rede de Atenção? Qual é esse Sistema de Atenção? Como se organiza a oferta dessa atenção Como se comunica, interage a oferta dessa atenção Como se organiza a oferta dessa atenção

14 O Sistema de Saúde Bucal Brasileiro já está organizado de acordo com o princípio da igualdade e integralidade?

15 Número suficiente de profissionais no mercado X Enorme parcela da população sem acesso a tratamento Declínio da doença cárie em crianças até 12 anos X Grande número de necessidades clínicas na população Altos custos de tratamento privado X Perda de poder aquisitivo da população Contradições da Saúde Bucal no Brasil

16 Enormes contradições epidemiológicas em saúde bucal X Pouca tradição de trabalho pautado sobre base epidemiológica Formação acadêmica voltada a especialização X Pouca absorção pelo mercado do trabalho especializado

17 Histórico Do Brasil Colônia aos dias atuais

18 1960 19641977 1968 1988 2000 1995 Odonto Sanitária CSU Centros Sociais Urbanos (consultórios em escolas) Sistema Incremental (para escolares ) Odonto no PSF ESB SUS PSF MODELO BIOMÉDICO MODELO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE Odonto Simplificada (para todos) 2006 PNAB ABS-SF

19 MODELO BIOMÉDICO Centrado na doença e no paciente Preocupa-se: realizar o diagnóstico da patologia propõe o tratamento para a cura MODELO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Realiza abordagem familiar Busca visão integral, não dissociando corpo e mente Preocupa-se em realizar o diagnóstico integral, observando os aspectos biológicos, sociais, ambientais, relacionais, culturais e pactua as mudanças necessárias em todos estes aspectos para o restabelecimento da saúde, através do cuidado e do acompanhamento.

20 Princípios do SUS  Universalidade  Integralidade  Equidade  Hierarquização  Descentralização  Controle Social Universalidade Refere o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, conforme necessidade

21 Estamos respeitando este princípio quando organizamos atenção clínica em saúde bucal para assistência apenas:  Para as crianças?  As de 6 a 12 anos.  As que estão nas escola.  As que estão em escola pública.  As que não tiveram experiência de cárie. E SÃO TODAS? Organizar a assistência de forma a atender todas as pessoas, em todas as faixas etárias, em toda a sua necessidade é um princípio do SUS Questão para refletir?

22 Integralidade Se aplica a diferentes dimensões do SUS 2.2.1.Um conjunto articulado e contínuo de serviços que realizam ações de prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde 2.2.2. Organização da oferta de serviços por níveis de complexidade assistencial de acordo com necessidades 2.2.3. Ações de cunho individual e coletivo 2.2. Na organização da oferta de serviços 2.1. Na atenção à saúde 2.1.1. O corpo humano como um todo – boca, cabeça, membros (generalista) 2.1.2. O ser humano integral: corpo, mente, espiritualidade (práticas complementares) 2.1.3. O ser humano em sociedade (família, comunidade, ambiente, riscos)

23 e a integralidade do cuidado Atenção Básica á Saúde da Família

24 Atenção Básica à Saúde Atenção Básica à Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, desenvolvida no individual e nos coletivos, por meio de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas Constitui um nível hierárquico da atenção, que deve estar organizado em todos os municípios do país Saúde da Família possibilita a organização do Sistema Municipal de Saúde para contemplar os pontos essenciais de qualidade na Atenção Básica à Saúde Atenção Básica Saúde da Família Desafios Relacionados a compreensão da AB/SF

25 A Saúde da Família deve Ter carater substitutivo em relação à rede tradicional Atuar proativamente em relação a comunidade adstrita Fundamentar seu trabalho no planejamento com base no diagnóstico situacional realizado integrado à comunidade Ser resolutiva Desenvolver ações sob a forma do trabalho em equipe Constituir práticas integrais de assistência, prevenção e promoção da saúde Constituir-se como o primeiro e permanente contato dos usuários com o SUS – longitudinalidade Desempenhar o papel de coordenação do acesso à rede SUS – Integralidade da assistência Atenção Básica Saúde da Família

26 Atenção à Saúde com foco na Família e na comunidade Territorialização / adscrição da clientela Vínculos de co-responsabilidade entre profissionais e famílias assistidas Intersetorialidade das ações Valorização dos diversos saberes e práticas Estímulo à participação social Desafios e Perspectivas PNAB propõe como diretrizes da AB/SF Atenção Básica Saúde da Família

27 Sejam especialistas nos problemas mais comuns e freqüentes na comunidade Pratiquem a Saúde Baseada em Evidências, utilizando-se dos conhecimentos mais atualizados das ciências desenvolvam ações que geralmente são de baixa densidade tecnológica, porém são de alta complexidade da prática em saúde, pois para além da assistência, buscam atuar sobre os determinantes das doenças, através das ações de prevenção e promoção da saúde Desafios e Perspectivas PNAB propõe aos profissionais da AB/SF Atenção Básica Saúde da Família

28 Desafio – as perspectivas de Impacto Sócio - Político Resolver 85% dos problemas de saúde da comunidade Realizar vigilância em saúde e humanização das práticas de saúde por meio da busca ativa Racionalizar acesso aos serviços de média e alta complexidade / continuidade da assistência Ampliar ações de promoção à saúde, incluindo ações intersetoriais Identificar e fortalecer redes de proteção social, governamentais ou não Atenção Básica Saúde da Família

29 Principais Desafios Priorizar PNAB nos investimentos – ampliar o financiamento (federal, estadual e municipal) Otimização da utilização dos recursos disponíveis com inserção da AB /SF nas redes de serviços – superar a duplicação da rede básica Implementação dos instrumentos de gestão disponíveis (SIAB, PPI, Pacto da ABS) Formação, capacitação e contratação de profissionais de saúde Ampliar ações de superação às Diferenças Regionais Consolidar a institucionalização de uma política (superar a visão de programa) Relacionados a organização do SUS

30 Principais Desafios Caracterizar-se como a principal “porta de entrada” e de permanente atenção aos cidadãos no SUS Concretizar a integralidade da atenção na prática Responsabilização de todos os gestores e trabalhadores municipais na (re)organização da AB /SF - superar o Clientelismo e Corporativismo Satisfação com a clínica - Resolubilidade, Integralidade e Continuidade da atenção Avaliação e acompanhamento permanente da ABS Avançar nos processos de Formação, Capacitação, Educação Permanente, e de regulamentação do Trabalho em Saúde (contratação) Relacionados as práticas de saúde

31 O QUE FAZER ?

32 Fragmentação da Atenção em Saúde Bucal Ações de Prevenção X Ações de Cura Ações Coletivas X Ações Individuais Dissociado Distantes Desvinculados avançar para CUIDADO DESAFIO

33 A Atenção em Saúde Bucal na dimensão do CUIDADO Atenção Precaução Cautela Preocupação Inquietação Cuidar é ter Pensado Meditado Calculado Imaginado Previsto É Integrar todos os aspectos da Atenção

34 A Atenção em Saúde Bucal na dimensão do CUIDADO Aspectos para Reflexão na Atenção em Saúde Bucal na SF Clínicos assistenciais de saúde bucal De promoção e prevenção à saúde bucal e geral De fomento à qualidade de vida De aporte à rede social De defesa da cidadania QUEM? COMO? QUANDO ? ONDE?

35 A Atenção em Saúde Bucal na dimensão do CUIDADO Características da Atenção na SF 1. Planejamento Estratégico Território Controle Social Epidemiologia Vigilância à saúde 2. Humanização Escuta ativa Rede Social de Aporte Comunitário

36 A Atenção em Saúde Bucal na dimensão do CUIDADO 3. Trabalho Interdisciplinar compondo Equipe de Saúde Rede Social de Aporte Comunitário Parcerias governamentais ou não 4. Assistência com abordagem integral Reabilitadora Promotora Preventiva Saúde Bucal / Saúde em Família / Comunidade para

37 Organizando a Atenção em Saúde da Família Toda a população da área adstrita QUEM? Pela Atenção do Cuidado Planejamento das Ações Assistência, Promoção e Vigilância à Saúde Trabalho Interdisciplinar em Equipe Abordagem Integral da Família COMO?

38 Organizando a Atenção em Saúde da Família QUANDO? Através do Acompanhamento longitudinal das famílias Sempre que se faça necessário, pela programação ou pela necessidade eventual ONDE? Nos Domicílios Nos Espaços Coletivos – escolas, creches, empresas, associações, grupos de ajuda e outros Na Unidade de Saúde

39 As famílias Ações de promoção e prevenção à saúde Ações da epidemiologia, controle das patologias bucais e levantamentos de dados Ações do planejamento estratégico Ações de assistência clínica restauradora Atenção em Saúde Bucal


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