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Divisão de Tecnologia da Informação UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO José Alfredo Forest.

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Apresentação em tema: "Divisão de Tecnologia da Informação UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO José Alfredo Forest."— Transcrição da apresentação:

1 Divisão de Tecnologia da Informação UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO José Alfredo Forest

2 Apresentação A Instituição A Universidade Histórico Divisão de TI Projetos

3 A Instituição Mantenedora –Fundação Universidade de Passo Fundo Mantidas –Universidade de Passo Fundo –Escola de II Grau – Passo Fundo –Escola de II Grau – Casca –UPF Idiomas –UPF TV Estrutura Multi campi –3 em Passo Fundo –Carazinho, Sarandi, Palmeira das Missões, Soledade, Casca e Lagoa Vermelha

4 A Universidade Reitoria VRPPE VREAC VRGRAD VRADM –Divisão de Tecnologia da Informação Seção de Análise e desenvolvimento Seção de Infra-estrutura e Suporte

5 Histórico 1976: IBM 1130 –8Kb de memória RAM –Panelas de discos 1982: ED-381 e ED-281 –256Kb de RAM e 96Mb de disco –96Kb de RAM e 2 drives de 256Kb 1983: Bull IRIS 50 (Doação da Randon de Caxias) –64Kb de RAM; 3 discos removíveis de 25Mb 1988: Digirede 8000/2 + UNIX + SGBDR –4Mb de RAM e 380Mb de disco 1991 a 1995: –Microcomputadores XT e 486; 1 Sun p/ Internet –Anel de fibra ótica. 1996: –Sun Enterprise 3000 – 2 processadores 250Mhz; 1,5Mb de RAM; 16Gb de Disco 1998: –Sun Enterprise 3000 – 1 processadore 250Mhz; 512Mb de RAM; 40Gb de Disco 2003: –Sun Fire V480 – 4 processadores 1Ghz; 16Gb de RAM; Storage de 1Tb de disco; Unidade de backup automática de 8 fitas.

6 Histórico - funcional 1976: CPD –Centro de Processamento de dados –1 Analista; 5 Programadores; 2 Operadores; 1 Digitador; 1 Controlador 1979: CPD –4 Estagiários 1983: DPD –Departamento de Processamento de dados 1989: NDS –Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (Trabalho externo) 1995: –Projeto de junção do DPD (6 analistas e 6 operadores) e NDS (6 analistas) Banco de dados Oracle Power Builder Power Designer 1996: SI –Seção de Informática (27 pessoas) Supervisor DBA 15 analistas Encarregado Setor operação 6 Operadores Gerente de rede Auxiliar de rede Secretária

7 Histórico - funcional 1997: SI –Abandono do OPO e Oracle Designer –Investimento Delphi 1 1998: –Redução de 4 analistas e 2 operadores –Lançamento do 1º sistema em tecnologia cliente/servidor c/Oracle 2002: –Mudança para o novo Centro Administrativo –Aumento de quadro 2004: Divisão de TI –Comissão de TI –DTI –Incorporação do desenvolvimento WEB –Ampliação do quadro funcional: (48) 1 – Coordenador 2 – Supervisores 1 – DBA 11 – Analistas 10 – Desenvolvedores 7 – Estagiários no desenv. 4 – Operadores 6 – Assistentes de suporte 2 – Estagiários de suporte 3 – Área de redes 1 – Secretária

8 Comissão de TI Comissão de Tecnologia da Informação; Órgão de assessoramento; Indicada pela Reitoria; 7 membros –3 membros da DTI (Coordenador de TI, o Supervisor de Desenvolvimento de Sistemas e o Supervisor de Infra-estrutura e Suporte); –demais membros com conhecimento para discutir tecnologias. Poderá se assessorar de consultores internos e externos à Instituição.

9 Comissão de TI - Atribuições Desenvolvimento e acompanhamento do PDTI da Instituição; Definir políticas: – de segurança e uso da rede de informação da Instituição; –de utilização de software, licenciamento e aquisição; –de capacitação de funcionários e professores na área de TI; –de aquisição de equipamentos de TI a partir de verbas dos órgãos de fomento; –de utilização dos laboratórios de informática; –de acesso externo (Professores, Funcionários e Alunos) à Instituição; –e procedimentos para a criação de uma cultura digital institucional; Assessorar na definição e utilização de novas tecnologias nas diversas áreas da Instituição.

10 Divisão de TI Importância da TI no cenário atual das organizações; A TI era estratégica, atualmente passou a ser vital; Todas as atividades estão estruturadas na TI; Idéia já discutida com as administrações anteriores; Nas universidades de renome nacional, a área de TI está ligada diretamente à alta direção.

11 Divisão de TI - Atribuições Atribuições da Seção de Informática; Definir políticas e procedimentos para a solicitação de desenvolvimentos de sistemas; Criação de comissões por áreas de atividade, tais como, atividades fim, atividades administrativas e outras (SIG, RH,....) para definir os procedimentos e priorizar o desenvolvimento; Desenvolver a automatização de procedimentos e processos através de workflow; Definir as necessidades, com base em critérios técnicos, de tecnologia para as diversas unidades acadêmicas e administrativas; Propor e desenvolver Sistemas de Apoio a Decisão.

12 Seção de Desenvolvimento Acadêmico; –Sistemas acadêmicos de graduação e pós graduação; Business Intelligence; Bolsas/Programas de crédito; Eleições Eletrônicas, Controle de projetos de extensão, etc. Administrativo; –Compras, Orçamento, Contabilidade, Financeiros, Central de Atendimento ao Aluno, Custos de telefonia, etc. RH; –Carga Horária, Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico c/Biometria, etc. Web –AAE; Intranet, Sites, Vestibular, Atualização de cadastro alunos, professores e funcionários, rematrículas, etc.

13 Seção de Infra-estrutura e Suporte Infra-Estrutura –Microcomputadores Admnistrativos: 1515 Acadêmicos: 1625 em 42 Laboratórios –Impressoras: 564 –Projetores: 169 –Hubs: 138 –Switchs: 142 –Pontos Lógicos: 6000 (aproximadamente) –Fibra ótica: 12Km

14 Seção de Infra-estrutura e Suporte Suporte –Usuários diretos: 2100 –Sistemas Informatizados –Micro informática –Instalação de softwares –Help desk –Gerenciamento de acessos

15 Seção de Infra-estrutura e Suporte

16 Projetos Criação de um sistema de contingência Padronização e documentação do processo de recuperação a catástrofes Padronização e documentação do Processo de Desenvolvimento de Sistemas, enfatizando o Gerenciamento de Requisitos com CMMI Implementação de ferramenta para controle e acompanhamento das solicitações de manutenção Utilização de Data mining como apoio aos Sistemas de Informações Gerenciais Apoiar as comissões de usuários na definição e priorização dos processos a serem informatizados Estudo de viabilidade para comunicação VOIP com os campi Estudo de interligação dos campi com a sede via link de rádio próprio Controle de impressão com redução de custos para todas as impressoras da instituição

17 Projetos Utilização de Think client (pc expanion) Disponibilização de abertura de chamados (helpdesk) on-line pelo usuário Revisão do processo de conserto de equipamentos com problema de hardware de modo a tornar mais rápido o retorno do equipamento ao usuário

18 PERGUNTAS ??? E-mail: forest@upf.br


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