A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Requisite Manager: Ferramenta web para gerenciamento de requisitos de software Luciano Marquardt Everaldo Artur Grahl Universidade Regional de Blumenau.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Requisite Manager: Ferramenta web para gerenciamento de requisitos de software Luciano Marquardt Everaldo Artur Grahl Universidade Regional de Blumenau."— Transcrição da apresentação:

1 Requisite Manager: Ferramenta web para gerenciamento de requisitos de software Luciano Marquardt Everaldo Artur Grahl Universidade Regional de Blumenau Grupo de Qualidade de Software SUCESU-MT 2004 Conference

2 ROTEIRO Introdução Fundamentação teórica Especificação e implementação Conclusão

3 INTRODUÇÃO Desenvolver produtos de software com qualidade nem sempre é uma tarefa simples. É altamente frustrante entregar um produto que não atenda às expectativas do cliente. Um processo de requisitos inadequado faz com que os usuários percam a confiança na equipe de desenvolvedores. No final da década de oitenta surgiu a Engenharia de Requisitos.

4 INTRODUÇÃO Existem várias ferramentas disponíveis no mercado para gerenciamento de requisitos: -Requisite Pro da IBM -Caliber da Borland. De forma geral estas ferramentas são completas, porém geralmente de alto custo, o que as torna muitas vezes inviável.

5 OBJETIVO Apresentar a ferramenta Requisite Manager que permite o gerenciamento de requisitos de software via web. A apresentação contempla a especificação da ferramenta através da UML até suas funcionalidades e aplicação no ensino.

6 GERENCIAMENTO DE REQUISITOS Processo que estabelece e mantém a concordância entre o cliente e os desenvolvedores; durante as alterações dos requisitos do projeto; aproximando sistematicamente a elicitação, organização e documentação dos requisitos de software.

7 GERENCIAMENTO DE REQUISITOS Processo de compreender e controlar as mudanças nos requisitos dos sistemas. Realizado em conjunto com outros processos da engenharia de requisitos. O planejamento inicia-se simultaneamente ao levantamento inicial de requisitos e o gerenciamento dos requisitos deve começar assim que um esboço da versão do documento estiver disponível.

8 IMPORTÂNCIA DA GER.REQ. que resolve incorretamente o problema; que não funciona como esperado; difícil de utilizar. Um gerenciamento de requisitos deficiente pode resultar em um software:

9 ENGENHARIA DE REQUISITOS Processo da Engenharia de Software Aquisição, análise, especificação, validação e gerenciamento dos requisitos Produto da ER: Documento de Requisitos

10 GERENCIAMENTO DE MUDANÇA Central para o gerenciamento de requisitos, pois é responsável por controlar a evolução dos requisitos de um sistema; Seja por constatação de novas necessidades, seja por constatação de deficiências nos requisitos registrados.

11 RASTREAMENTO DE REQUISITOS Normalmente requisitos não estão isolados: solicitações de usuários estão relacionadas às funcionalidades do produto e estas por sua vez estão relacionadas aos requisitos funcionais e não- funcionais do sistema; Casos de testes estão relacionados a requisitos que os verificam e validam. Requisitos podem vincular-se entre si ou ser mutuamente exclusivos.

12 RASTREAMENTO DE REQUISITOS A rastreabilidade permite que os desenvolvedores avaliem o impacto das alterações dos requisitos e garante que o projeto atenda às expectativas. Para isso os vínculos da rastreabilidade devem ser compreendidos, documentados e mantidos.

13 PADRÃO IEEE/ANSI Formato para o Documento de Requisitos Proposto pela IEEE Padrão mais difundido Composto por introdução, descrição geral do produto, requisitos específicos, apêndices e índice

14 FERRAMENTAS CASE Requisite Pro (Rational)

15 FERRAMENTAS CASE Caliber RM (Borland)

16 FERRAMENTAS CASE Enterprise Architect (Sparx System)

17 REQUISITOS DO PROBLEMA Auxiliar no gerenciamento de requisitos de software Foco acadêmico Auxiliar no aprendizado dos conceitos da Gerência de Requisitos Sistema web 3 módulos: master, administrativo e usuário

18 REQUISITOS DO PROBLEMA Segurança através de hierarquia de serviços Compatibilidade com Internet Explorer e Mozilla

19 ANALOGIA MÓDULOUNIVERSIDADEEMPRESA MasterProfessorChefia AdministrativoAluno líder do projeto Gerente UsuárioDemais alunos do projeto Membros da equipe

20 MÓDULO MASTER

21 MÓDULO ADMINISTRATIVO

22 MÓDULO USUÁRIO

23 WAE - Autenticação

24 WAE – Menu Módulo Usuário

25 WAE – Requisitos (usuário)

26 TECNOLOGIAS PHP (Personal Home Page) MySQL

27 OPERACIONALIDADE Apresentação de algumas telas geradas; Estudo de caso aplicado durante sua utilização experimental na disciplina de Requisitos de Software na FURB no primeiro semestre de 2004.

28 Listagem de templates (master)

29 Configurando atributos de requisito (administrador)

30 Cadastro de Requisito Funcional (usuário)

31 Evolução de um requisito (usuário)

32 Matriz de rastreamento (usuário)

33 Documento de Requisitos de Software (usuário)

34 CONCLUSÃO O gerenciamento de requisitos envolve a definição de uma política de requisitos (tipos de requisitos, tipos de atributos), controle dos requisitos, rastreabilidade e geração de relatórios. Todas estas funcionalidades foram incorporadas na ferramenta construída. A ferramenta é composta por três módulos (master, administrativo e usuário) com funcionalidades distintas e dependentes. De maneira sintética pode-se dizer que o módulo master administra os módulos que administram os usuários.

35 CONCLUSÃO A ferramenta permite que o analista cadastre e gerencie os requisitos através do controle de versões do requisito. Desta maneira mantém-se o histórico de evolução do requisito. A ferramenta também gera diversos relatórios sobre o projeto a partir dos requisitos cadastrados. Entre os relatórios, o mais importante é o documento de requisitos de software que obedece ao padrão IEEE/ANSI

36 CONCLUSÃO A ferramenta foi utilizada experimentalmente na disciplina de requisitos de software no primeiro semestre de 2004 na Universidade Regional de Blumenau. O fato de se utilizar a interface web permite que a ferramenta seja rapidamente disponibilizada ao meio acadêmico, sem as dificuldades típicas de instalação e configuração. Os primeiros resultados de sua utilização mostraram a simplicidade de operação da ferramenta e eficiência na adoção dos conceitos básicos sobre gerência de requisitos.

37 CONCLUSÃO Novas Turmas utilizando a ferramenta: Outras universidades, cursos de exteñsão e Pós-Graduação; Ajustes sendo realizados – Feedback; Novas pesquisas e trabalhos com a ferramenta – Evoluções; Adequação ao CMMI, foco para pequenas empresas, XP, casos reais de empresas.

38 Prof. Everaldo Artur Grahl FURB – Blumenau /SC


Carregar ppt "Requisite Manager: Ferramenta web para gerenciamento de requisitos de software Luciano Marquardt Everaldo Artur Grahl Universidade Regional de Blumenau."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google