A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:"— Transcrição da apresentação:

1 Informática – Senai

2 Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas: O Include e o Require

3 Include e Require Ou

4 Include e Require Os dois tem quase a mesma função. Um inclui o conteúdo do arquivo especificado e o outro requer que o arquivo especificado seja incluído. Se esse arquivo por algum motivo não puder ser incluído, um erro aparecerá na página.

5 Exemplo: Criando uma pagina simples com um Menu com três opções. O Menu deve aparecer em todas as páginas.

6

7 Problema Caso você tenha que fazer alguma edição no menu, e ou, adicionar novos links você teria que editar todas as paginas onde o menu é exibido.

8 Solução Como o Menu é um elemento comum entre todas as páginas, é melhor que ele fique em uma pagina especifica para ele. E seja incluído nas paginas que precisarem o exibir. Ex: menu.php

9 Incluindo a Pagina menu.php nas outras páginas Através do comando include é possível incluir a página menu.php dentro das outras páginas. Utilizando o comando: <?php include(“menu.php”); ?> No local que estaria o código do Menu na página.

10 Incluindo a Pagina menu.php nas outras páginas

11 A página sem o Include ficaria assim:

12 Exercício: 1- Criar uma página menu.php no site feito na ultima aula. Essa pagina deve conter toda a DIV do menu do site. Ex: 2- Remover a Div menu das paginas (index.php, sobre.php e contato.php) e adicionar o include da pagina menu.php a substituindo.

13 Concatenação de variáveis Concatenação é um termo usado na computação para designar a operação e unir o conteúdo de duas variáveis. Por exemplo, considerando as strings "casa" e "mento" a concatenação da primeira com a segunda gera a string "casamento".

14 Concatenação de variáveis Concatenação é um termo usado na computação para designar a operação e unir o conteúdo de duas variáveis. Por exemplo, considerando as strings "casa" e "mento" a concatenação da primeira com a segunda gera a string "casamento".

15 Exemplo 1: Usando. (ponto) Código : Resultado:

16 Exemplo 2: Usando. (ponto) Código : Resultado:

17 Exercício Criar um novo projeto (FILE – NEW – PHP PROJECT ) Chamado: intermediario E nele criar uma pagina index.php Declarando três variáveis: $primeironome, $segundonome, $sobrenome Essas variáveis vão receber os seus dados. Logo após criar uma variável $nomecompleto que concatene as variaveis: $primeironome, $segundonome, $sobrenome. Exiba a variável $nomecompleto usando um ECHO.

18 Array Arrays, também conhecidos como vetores, são conjuntos de elementos formados por pares de chaves e valores, ou seja, para acessar o valor de um elemento devemos informar a chave relacionada. O Array possui infinitas utilidades mas normalmente é usado para manipular grandes quantidades de informações, como leitura de informações de tabelas em Bancos de Dados por exemplo.

19 Criando um Array Para criar um Array em PHP, podemos utilizar a função array. Basta passar a lista de Chaves e seus valores como parâmetros (separados por vírgulas) conforme no exemplo abaixo: Ao executarmos o programa acima, visualizamos apenas a palavra Laranja..

20 Criando um Array sem chaves Para criar um Array sem definir as chaves basta passar a lista de valores como parâmetros (separados por vírgulas) conforme no exemplo abaixo: Ao executarmos o programa acima, visualizamos apenas a palavra Maça. Como não informamos as chaves, o próprio PHP define que o primeiro elemento possui a chave 0, o segundo a chave 1, o terceiro a chave 2, e assim por diante.

21 Array (exemplo 1)

22 Array (exemplo 2)

23 Quantidade de elementos no Array É muito fácil descobrir a quantidade de elementos em um Array, basta utilizar a função count do PHP. Veja um exemplo: O código acima irá imprimir na tela o número 5, já que o Array possui cinco elementos.

24 Exercício Fazer uma pagina times.php Com um Array usando como chave a sigla do time, e como valor o nome do time. Preencher com pelo menos 8 times brasileiros. Nesse formato:

25 Manipulação de Arquivos Para salvar dados em arquivos.txt temos algumas funções que nos auxiliam. fopen() - abre um arquivo fwrite() - escreve em um arquivo fclose() - fecha um arquivo

26 Manipulação de Arquivos Passo 1: Criar o Formulário

27 Manipulação de Arquivos Passo 2: Criar a pagina que recebe os dados e salva no arquivo.


Carregar ppt "Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google