A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPACO GEOGRAFICO MUNDIAL PROFA. DRA. ROSANGELA C. C. THOMAZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPACO GEOGRAFICO MUNDIAL PROFA. DRA. ROSANGELA C. C. THOMAZ"— Transcrição da apresentação:

1 ESPACO GEOGRAFICO MUNDIAL PROFA. DRA. ROSANGELA C. C. THOMAZ rothomaz@gmail.com

2 Informações gerais (profissionais/academicas) Formação Acadêmica – Licenciatura e bacharelado em geografia (UNESP), mestrado e doutorado em arqueologia (USP); 2004/05 – Pós-doutorado na USC – Espanha (A revalorização e o uso do patrimônio arqueológico como desenvolvimento do turismo rural e cultural na Galícia); 2006 – ingresso na UNESP e aprovação de projeto de pesquisa junto ao CNPq e FAPESP(O turismo no meio rural como alternativa de desenvolvimento local no Pontal do Paranapanema); 2007 – Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo no Espaço Rural (GEPTER) – cadastrado no CNPq; - coordenação Executiva – indicação; 2009 – coordenação executiva eleita; 2010 – Organização e Realização do VII CBTR – Congresso Brasileiro de Turismo Rural; 2011 – Orientadora de Turma – Pedagogia, - Criação do Laboratório de Turismo e Arqueologia; - Ingresso como docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente (Geografia do Turismo); - aulas na graduação e na pós-graduação, 2012 – Projeto PET Turismo (Programa de Educação Tutorial); 2013 - término da gestão da coordenação executiva (2009 a 03/2013); -aulas na graduação e na pós-graduação; - pesquisa (O turismo, políticas e dinâmicas no meio rural: uma contribuição ao desenvolvimento local do Assentamento Porto Maria/Rosana/SP); - Organização e Realização do VIII CBTR – Congresso Brasileiro de Turismo Rural; 2015 – Organizacao do II EPU – Encontro dos Grupos PET da UNESP em Rosana.

3 PLANO DE ENSINO

4

5 ATIVIDADE PRÁTICA Em uma lauda, identificada com o nome, com base nos seus conhecimentos, responda e entregue: 1 – O que é Geografia e qual seu objeto de estudo? 2 – Qual a importância desta disciplina no curso de turismo?

6 GEOGRAFIA: Conceito e Algumas características  É muito antiga a preocupação do homem em conhecer o meio no qual se desenrola sua vida;  A abordagem sistemática do conhecimento da Terra é precisamente o objetivo da geografia;  Sua denominação procede dos vocábulos gregos: geo ("Terra") e graphein ("descrição"); CONCEITO: A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada a respeito dos lugares onde desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses.

7 O QUE É GEOGRAFIA?  Acreditou-se por muito tempo que a Geografia fosse tida como atividade de observação, e de levantamento de dados = descritiva;  A GEOGRAFIA É UMA CIÊNCIA DO ESPAÇO ( trata as propriedades do espaço ocupado) Definição: A Geografia proporciona conhecimentos expressivos sobre a Terra como habitat humano. É uma forma de ver a Terra e não um inventário de seu conteúdo;  A Geografia sempre teve o homem como centro = ela é uma ciência humana;  O conjunto de fatos em que participa a atividade humana forma um grupo verdadeiramente especial entre os fenômenos superficiais de nosso planeta – GEOGRAFIA HUMANA.

8 CARACTERÍSTICAS:  A área habitável da superfície terrestre apresenta várias características, das quais uma das mais importantes é a complexa interação dos elementos físicos, biológicos e humanos, como relevo, clima, água, solo, vegetação, agricultura e urbanização;  A geografia se preocupa particularmente com a localização espacial (especialmente a relação entre a sociedade e a terra), com a regionalização e com a distribuição das áreas;  Pesquisa a respeito dos lugares onde as pessoas vivem, sobre a superfície da Terra e os fatores (ambientais, culturais, econômicos recursos naturais) que influem nessa distribuição;  Tenta responder a questão e a possibilidade de reconhecer uma região sobre a qual vive uma população, meio de vida, cultura e relações que ocorrem entre os diferentes lugares.

9  É objeto de preocupação da Geografia de hoje conhecer cada dia mais o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas e culturais.  A organização da sociedade na agricultura e na indústria, a dinâmica demográfica, o crescimento e a organização das cidades, suas causas e conseqüências fazem parte da preocupação da Geografia.  A superfície da Terra é o rígido suporte de apoio à sobrevivência dos homens e dos demais seres vivos.

10  A Terra oferece a Geografia, um campo quase inesgotável de observações e de experiências;  Ela tem por objetivo principal estudar as expressões mutáveis que revestem, conforme os lugares a fisionomia da Terra;  Esta combinação é a própria forma sob a qual os fenômenos se oferecem em todos os lugares na natureza. A Geografia é solicitada para as realidades.

11 Principais áreas da Geografia e exemplos de temas estudados por cada área: Geografia Física: relevo, rios, vegetação; Geografia Humana: população (crescimento demográfico, alfabetização, migração, etc); Geografia Política: relações políticas, conflitos entre nações; Geografia Econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo e seus fluxos. Cartografia: elaboração e interpretação de mapas; Geografia Turística: desenvolvimento do turismo mundial e regional; Geografia Urbana: desenvolvimento das cidades, planejamento urbano; Geografia Social: problemas sociais (violência, desemprego, falta de habitação); Geografia Agrária: questões ligadas ao campo (meio rural); Geomorfologia: formas da superfície terrestre; Climatologia: climas, temperatura e fenômenos climáticos (seca, furacões, tempestades); Hidrografia: estudo dos recursos hídricos (mares, rios, lagos, oceanos).

12 Principais Geógrafos Bernhardus Varenius Uma importante figura da retomada dos estudos de geografia (Geographia generalis,1650 = Geografia geral); James Cook fixou novos padrões de precisão e técnica em navegação. Realizou viagens com fins científicos e, na segunda delas, a mais famosa, de 1772 a 1775, circunavegou o globo

13 Alexander von Humboldt se propôs conhecer outras partes do mundo, mas acabou se distinguindo pela cuidadosa preparação que antecedia suas viagens, pelo alcance e precisão de suas observações. Surgimento da geografia moderna. Immanuel Kant Definiu satisfatoriamente o lugar da geografia entre as diferentes disciplinas. Foi Kant que primeiro utilizou o termo "Geografia Física" e que relacionou a Geografia ao espaço e a Historia ao tempo.

14 Friedrich Ratzel Escreveu trabalhos pioneiros em geografia humana e política; Paul Vidal de La Blache Foi um dos principais responsáveis pelo surgimento da geografia moderna na França. Deve-se a ele a definição do campo da geografia regional, com ênfase no estudo de áreas pequenas e relativamente homogêneas;

15 A GEOGRAFIA NA HISTÓRIA

16 Destarte, os primórdios da geografia, como no caso da história, remontam a antiguidade. A palavra geografia surgiu no século III. a.C., criada pelo filosofo Erastótenes, um estudioso que se dedicou também a astronomia, física e matemática. No entanto, alguns autores defendem a idéia que, antes ainda da palavra ser criada, a geografia remonta aos primórdios da humanidade. Quando os primeiros humanos precisaram observar o terreno para preparar a defesa contra grupos rivais e ampliar o sucesso nas tentativas de caça e, posteriormente, cultivo das terras.

17 Porém, pensada racionalmente, a geografia surgiu no século VII a.C. com a filosofia, sendo objeto de reflexão de Tales de Mileto, Ptolomeu e do próprio Heródoto. Na antiguidade, devido às exigências requeridas pelas guerras e comércio, a geografia criou uma de suas subáreas: a cartografia (chartis = mapa + grapheim = escrita). Palavra que a partir do grego simboliza o estudo e utilização dos mapas. Foram os romanos que aprimoraram inicialmente os mapas para controlar seu vasto Império, o que depois foi complementado pelos árabes, italianos e português devido às necessidades comerciais e navais.

18 Na Idade Média, quando muitos conhecimentos acumulados na antiguidade foram trancados nos mosteiros e bibliotecas de circulação restrita, os conhecimentos geográficos foram preservados pelos árabes. Depois, dentro do contexto da intermediação de especiarias pelas cidades italianas de Genova, Veneza e Florença; estes conhecimentos retornaram a Europa e estiveram relacionados com o aprimoramento da navegação no Mediterrâneo e, posteriormente, no Atlântico.

19 A geografia foi introduzida como disciplina nas primeiras Universidades, mas não era considerada uma área autônoma, estando inserida na filosofia. A exemplo da história, a geografia só começou a ser reconhecida como ciência no século XVIII, com a Revolução Francesa e o Iluminismo. Entretanto, seu reconhecimento completo, como conhecimento cientifico, precisou aguardar o século XIX e XX. Foi quando passou por quatro fases inteiramente relacionadas com a geografia humana e a história (determinismo geográfico, geografia regional, revolução quantitativa e geografia radical).

20 No século XIX, influenciado pelo materialismo histórico de Hegel e pelo marxismo, surgiu o determinismo geográfico. Concepção segundo a qual o meio ambiente determina a fisiologia e psicologia humana. Teoria que serviu de justificativa para o domínio neocolonial europeu sobre a África e Ásia, além do nazismo. Na segunda metade do século XIX, surgiu a geografia regional, o estudo integrado de elementos humanos e naturais para tentar entender as características de determinada região e sua integração com o resto do mundo.

21 Na metade do século XX aconteceu à chamada Revolução Quantitativa, quando pressupostos matemáticos, estatísticos e econômicos foram agregados a geografia para tentar entender a formação do panorama político. Na década de 1970 apareceu na Europa a geografia radical, também chamada critica por afirmar que os métodos estatísticos não trazem contribuição para a compreensão da sociedade por mitificarem a realidade. Segundo esta tendência seria papel da geografia repensar questões sociais como o desenvolvimento do sistema capitalista, a globalização, a disparidade entre ricos e pobres e questões relacionadas ao meio ambiente.

22 O determinismo geográfico defendia que as características dos povos se devem à influência do meio natural. Deterministas proeminentes foram Carl Ritter, Ellen Churchill Semple e Ellsworth Huntington. O determinismo foi uma teoria reducionista do pensamento do alemão Friedrich Ratzel, que dizia que o meio influencia, mas não que determinava o homem. E muito provavelmente esta teoria tenha sido criada por políticos e militares de uma classe hegemônica-dominante-europeia para justificar a exploração em suas colônias.

23 A Geografia Regional representou a reafirmação de que os aspectos próprios da Geografia eram o espaço e os lugares. Os geógrafos regionais se dedicaram a recolha de informação descritiva sobre lugares, bem como aos métodos mais adequados para dividir a Terra em regiões. As bases filosóficas foram desenvolvidas por Vidal de La Blache e Richard Hartshorne.

24 A revolução quantitativa foi a tentativa de a Geografia se redefinir como ciência, no renascer do interesse pela ciência que se seguiu ao lançamento do Sputnik. Os revolucionários quantitativos, frequentemente referidos como "cadetes espaciais", declaravam que o propósito da Geografia era o de testar as leis gerais do arranjo espacial dos fenômenos. Adotaram a filosofia do positivismo das ciências naturais e se voltaram para a Matemática - especialmente a estatística - como um modo de provar hipóteses. A revolução quantitativa fez o trabalho de campo para o desenvolvimento dos sistemas de informação geográfica.

25 Apesar de as perspectivas positivistas e pós-positivistas permanecerem importantes em Geografia, a Geografia Radical surgiu como uma crítica ao positivismo. O primeiro sinal do surgimento da Geografia Radical foi a Geografia Humanista. Mais influente foi a Geografia Marxista, que aplicou as teorias sociais de Karl Marx e dos seus seguidores aos fenómenos geográficos.

26 O que novamente fez história e geografia se aproximarem e, na opinião de alguns teóricos, perderem seu sentido e identidade como disciplinas autônomas. No entanto, ao invés de representar o fim da história e da geografia, a tendência pode resgatar o sentido original do conhecimento humanista, significando maior integração entre as áreas. Integração que, no caso da geografia, sempre foi estreita também com a geologia e a botânica, trazendo a partir deste conceito a sociologia e a filosofia para dentro da área.

27 CATEGORIAS DA GEOGRAFIA

28  A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos.  Trata-se da elaboração e utilização de conceitos básicos que orientem o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado. Por exemplo, um estudo geográfico sobre determinadas disputas geopolíticas pode ser realizado tendo como base o conceito de território, que seria uma categoria a ser utilizada como uma forma de se enxergar o estudo.

29  Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar.  É preciso lembrar, no entanto, que essas categorias e conceitos não são exclusivos da Geografia, podendo ter outros significados quando utilizados em outras ciências ou pelo senso comum. Além disso, essas não são necessariamente as únicas categorias dessa ciência, mas apenas as mais comumente adotadas pelos geógrafos em seus estudos.

30 Atividade individual para debater e entregar na próxima aula (16/03/2016) - Fichamento Texto: As perspectivas dos Estudos Geográficos - António Christofoletti.

31 Obrigada!


Carregar ppt "ESPACO GEOGRAFICO MUNDIAL PROFA. DRA. ROSANGELA C. C. THOMAZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google