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01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.

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1 01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência (24 slides) 06.Unção dos enfermos ( 6 slides) 07.Ordem ( 16 slides ) 08.Matrimónio (30 slides) 09.Sacramentos_ortodoxos (9 slides) Aulas previstas: Sacramentos 09Ortodoxos

2 1/\6 Alguns modernos sustentam não se poder assegurar com certeza que haja sete sacramentos (este número não consta nem na Escritura nem nos Santos Padres e não vêem nenhuma razão para aceitar o decreto tridentino). Doutrina sacramentária geralmente igual à católica. Diferenças mais propriamente disciplinares. A definição de sacramento coincide. Sacramentos 1 3 2 Outros querem incluir como sacramento o Santo Hábito, a virgindade, a profissão monástica, a consagração e a dedicação das igrejas, etc.

3 2/\6  Negam a validade do Baptismo admi- nistrado por hereges, e mesmo por católicos (em algumas comunidades chegam a rebaptizar os próprios orientais católicos quando algum passa para a ortodoxia).  Reconhecem apenas a tripla imersão. Nos nossos dias chegam a admitir a validade do Baptismo por ablução ou por aspersão mas não a sua licitude. Sacramentos BAPTISMO

4 3/\6  Negam o carácter definitivo da Confirmação. Mas, por a considerarem como complemento do Baptismo, entre eles não é preciso repeti-la. Pelo contrário, sim que a repetem com os convertidos Igreja ortodoxa, ou com os apóstatas. Sacramentos CONFIRMAÇÃO

5 4/\6  Consideram ilícito o uso do pão ázimo (alguns defenderam mesmo a sua invalidez). Sacramentos EUCARISTIA  Comunhão sob ambas as espécies : ilegitimidade do que prevaleceu na Igreja la- tina. Necessário em ordem à salvação eterna.  Sustentam que a transubstanciação se realiza definitiva- mente não pelas próprias palavras da Consagração, mas pela epiclese que se lhes segue (epiclese = invocação para pedir a Deus Pai que se digne enviar o Espírito Santo sobre o pão e o vinho a fim de os transformar no Corpo e Sangue de Cristo).

6 5/\6  As penitências que o confessor impõe não têm valor satisfatório, mas apenas pedagógico ou medicinal.  O mesmo núcleo que na Igreja católica, mas nota-se certa influência protestante : quem absolve invisivelmente os pecados é o próprio Cristo, e o sacerdote só se limita a anunciar o perdão. Sacramentos PENITÊNCIA

7 6/\6 Para eles, efeito principal = a saúde corporal. Sacramentos UNÇÃO DOS DOENTES 1 3 2 Rejeitam como efeito a consolação da alma nas lutas da agonia. Não fazem menção da supressão das relíquias do pecado e da remissão da pena temporal. Não negam os efeitos sobrenaturais de perdoar os pecados, mas não como efeito primário. Como consequência, administra-se não só aos doentes graves, mas a todo o tipo de doentes. Às vezes mesmo aos sãos como remédio preventivo da própria doença.

8 7/\6  Aspecto disciplinar : o celibato é opcional. Se quiserem, os candidatos podem contrair matrimónio antes de receber o diaconado, mas não depois.  Sem diferenças excepto no século XIX, em que se questionou o carácter indelével. Voltam a admiti-lo novamente. Sacramentos ORDEM

9 8/\6 Ministro : passado algum tempo, apareceu a doutrina de que o ministro é o sacerdote. Sacramentos MATRIMÓNIO 1 3 2 Principal divergência : o alcance que dão à indissolubilidade. Admitem o divórcio por razões de adultério, de doença incurável ou contagiosa e de outras causas. Mais rigidez em relação a ulteriores ligações após o falecimento de um dos cônjuges: autorizam o terceiro com restrições e equiparam o quarto à poligamia.

10 9/\6 Ficha técnica  Bibliografia  Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel)  Slides  Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


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