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Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral

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Apresentação em tema: "Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral lilianemcabral@gmail.com liliane.cabral@unihorizontes.br

2 Conteúdo Sistema de Informação de Marketing como estratégia. Objetivos Possibilitar a compreensão da importância e utilização estratégica da informação para uma empresa e discutir as questões relacionadas à ética. Propiciar aos alunos um maior entendimento sobre as etapas do SIM bem como as fases do processo de pesquisa de marketing.

3 REFERÊNCIAS CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

4 IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO As empresas precisam de informações a respeito de: – Ambiente de marketing – Concorrência – Necessidades dos clientes Os gerentes não precisam de mais informações, eles precisam de melhores informações.

5 SIM- SISTEMA DE INFORMAÇÃO MERCADOLÓGICA

6 CONJUNTO DE PESSOAS, EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS PARA REUNIR, CLASSIFICAR, ANALISAR, AVALIAR E DISTRIBUIR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, OPORTUNAS E PRECISAS PARA OS TOMADORES DE DECISÕES DE MARKETING.

7 “SIM“ O conceito do “SIM“ nasceu das críticas às deficiências da pesquisa de marketing (Cox & Good, 1967) n Produção de dados irrelevantes n Preocupação somente com problemas não repetitivos n Falta de auxílio nos processos decisórios diários

8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING MODELO DE KOTLER SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Ambiente Externo Gerência de Marketing Sistema de Registros Internos Pesquisa de Marketing Inteligência de Marketing Geração das informações necessárias Mercado-alvo Canais de distribuição Fornecedores Concorrentes Meio ambiente Macroambiente Sistema de Analise das informações Distribuição das Informações Análise Planejamento Execução Controle Identificação das informações necessárias

9 O SIM ajuda os gerentes a: 1.Identificar suas necessidades de informação, 2.Gerar as informações necessárias, 3.Distribuir as informações.

10 REFLEXÃO... E A ÉTICA E A ÉTICA ? ? ?

11 “É um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores, para obter informações diárias sobre o ambiente de marketing” Macro ambiente Econômico Político Outros... Sistema Central Concorrência Fornecedores Mercado Meio ambiente Bancos Mídia Outros.... São dados secundários, já existem em algum lugar. SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING

12 “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing, enfrentada por uma empresa” n OS CINCO PASSOS Definição do problema Projeto de pesquisa Trabalho de campo Análise dos dados coletados Relatório final n UMA BOA PESQUISA Adoção de um método científico Métodos múltiplos Valor e custo da informação São dados primários, ninguém levantou ainda. PESQUISA DE MERCADO (PM)

13 TIPOS DE PESQUISA: EXPLORATÓRIA  BUSCA ENTENDIMENTO GERAL DE UM PROBLEMA;  POUCO CONHECIMENTO PRÉVIO;  MÉTODOS FLEXÍVEIS, NÃO – ESTRUTURADOS E QUALITATIVOS;  HIPÓTESES VAGAS.

14 TIPOS DE PESQUISA: DESCRITIVA  OBTÊM A PRECISÃO DE ALGUNS ASPECTOS DO MERCADO;  HIPÓTESES SÃO ESPECULATIVAS;  RELAÇÕES ESTUDADAS DE NATUREZA NÃO CAUSAL;  ÚTEIS PARA PREVISÃO.

15 TIPOS DE PESQUISA: CAUSAL  BUSCA VERIFICAR SE UMA VARIÁVEL DETERMINA O VALOR DE OUTRAS VARIÁVEIS, INDO ALÉM DA MERA ASSOCIAÇÃO OU RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS.

16 PESQUISA QUANTITATIVA ABORDAGEM MENSURÁVEL QUE LIDA COM A ESTRUTURA SOCIAL; SEGUE RIGOROSO PLANO PREVIAMENTE ESTABELECIDO; EMPREGA INSTRUMENTO ESTATÍSTICO E SEU FOCO DE INTERESSE É BEM DELIMITADO, PERMITINDO A INFERÊNCIA A PARTIR DE AMOSTRAS QUE SEJAM REPRESENTATIVAS DA POPULAÇÃO.

17 PESQUISA QUALITATIVA ABORDAGEM NÃO – ESTRUTURADA QUE BUSCA ENTENDER E INTERPRETAR OS FENÔMENOS ENQUANTO COMPONENTES DO PROCESSO SOCIAL, ESTUDADOS ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO E INTERATIVO COM O PESQUISADOR, ATRAVÉS DO TRABALHO COM GRUPOS SIGNIFICATIVOS, SEM PREOCUPAÇÃO COM REPRESENTATIVIDADE E MENSURABILIDADE.

18 QUALITATIVA X QUANTITATIVA


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