A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características e classificação das técnicas projetivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características e classificação das técnicas projetivas"— Transcrição da apresentação:

1 Características e classificação das técnicas projetivas
Aula 4- Avaliação psicológica II Faculdade Brasileira – UNIVIX 2009/2 Professora Daiana Stursa Data: 24/08/2009 Características e classificação das técnicas projetivas

2 Características e classificação das técnicas projetivas
As técnicas, os métodos e testes projetivos oferecem estímulos de estruturação ambígua ou de formas muito definidas mas pouco usuais. Este traço se mantém como característica comum, ainda que o sujeito necessite realizar diferentes tarefas e/ou condutas sejam elas verbais, gráficas, motoras ou lúdicas. O psicólogo irá observar, a partir dessas respostas, a capacidade do sujeito em dar forma, organização e sentido emocional ao aspecto da realidade que o estímulo projetivo representa.

3 Características e classificação das técnicas projetivas
Cada resposta/comportamento/conduta é uma criação que expressa o modo pessoal de estabelecer contato com a realidade interna e externa, dentro de uma situação vincular relativamente ampla que é a situação projetiva e, por uma situação vincular específica que é cada prancha, figura, pergunta, instrução ou história com a qual está ligado em cada momento do processo.

4 Características e classificação das técnicas projetivas
As pranchas ou instruções atuam dentro da situação projetiva, como objetos mediadores das relações vinculares pessoais, que mobilizam e reeditam variados aspectos da vida emocional. Neste sentido, toda resposta, comportamento/conduta, enfim, toda produção projetiva é produto de uma síntese pessoal.

5 Características e classificação das técnicas projetivas
O conceito de projeção no contexto das técnicas projetivas se originou da Psicanálise. Entretanto, neste significado psicanalítico a projeção pode ser entendida enquanto um mecanismo de defesa, a qual manifesta-se nas relações sociais cotidianas normais ou patológicas (paranóia); A projeção que manifesta-se nos métodos e técnicas projetivas pode ser chamada de projeção interpretativa.

6 Características e classificação das técnicas projetivas
A projeção interpretativa possui três aspectos nos testes projetivos, a saber: (1) procedimento estritamente projetivo, em que o sujeito atribui a alguma coisa suas características que considera boas ou ruins, sentimentos etc; (2) procedimento que envolve processos expressivos, nos quais o sujeito revela em parte a sua personalidade e dinâmica; (3) procedimento de adaptação à tarefa requerida no teste.

7 Testes expressivos Baseiam-se no grafismo como veículo de expressões ou projeção da personalidade. Na sua maioria esses testes ou técnicas abrangem procedimentos que envolvem a execução de desenhos, cópias ou pinturas. Exemplo: PMK, Palográfico, H.T.P., Desenho da Figura humana de Manchover, Desenho da Família, Grafológico e Teste de Fay.

8 Testes projetivos de completamento
Baseiam-se no métodos de completamento de frases e histórias (esses inspirados no teste de associação de palavras) ou de desenhos. Todos os procedimentos tem como objetivo estudar os traços de personalidade e a dinâmica dos problemas pessoais. Apresentam a vantagem da aplicação poder ser coletiva, de simples administração e relativa simplicidade e rapidez de correção. Exemplo: Wartegg, Madeleine Tomaz, Teste de Frustração de Rosensweig, Fábulas de Düss, Questionário desiderativo.

9 Testes interpretativos ou de hipótese e circunstância
São os testes em que o sujeito exprime o que a situação estimuladora significa para ele. Envolvem a apercepção, ou seja, integração de uma percepção com a experiência passada e com o estado psicológico atual do sujeito. Através da apercepção os temas e cenas dos desenhos, gravuras e quadros são oferecidos como estímulos nos quais o sujeito irá projetar seus desejos e pulsões, problemas e conflitos, anseios, aspirações, temores, medos, angústia. Exemplo: T.A.T., C.A.T.-A, C.A.T.-H, S.A.T.

10 Outras técnicas Construtivos: O sujeito organiza o material do teste da forma que quiser. Exemplo: Pirâmide de Pfister e Sceno Teste Constitutiva: o sujeito estrutura um material não-estruturado. Exemplo: Psicodiagnóstico de Rorschach e Zulliger; Catártica: o sujeito faz uma descarga afetiva no método projetivo. Exemplo: jogos e brinquedos;


Carregar ppt "Características e classificação das técnicas projetivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google