A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOVO SICRO. CONTEXTO Pesquisa CNT 2014:  Novas tecnologias devem ser incentivadas  Pesquisa e Tecnologia  Composições de custos unitários – caracterização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOVO SICRO. CONTEXTO Pesquisa CNT 2014:  Novas tecnologias devem ser incentivadas  Pesquisa e Tecnologia  Composições de custos unitários – caracterização."— Transcrição da apresentação:

1 NOVO SICRO

2 CONTEXTO

3 Pesquisa CNT 2014:

4  Novas tecnologias devem ser incentivadas  Pesquisa e Tecnologia  Composições de custos unitários – caracterização  Cronograma completo  Aferições de produtividade (em obras completas)  Custos inerentes à execução, decorrentes de impedimentos ou atrasos de ações sob responsabilidade do contratante  Atrasos - desapropriações, realocações e licenciamentos  Paralisação contratual e prorrogações de prazo  Projeto CONTEXTO

5 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA  Salários  Equipamentos  Materiais  Qualidade e mercado de insumos  Fatores de interferência de tráfego e chuvas  Mobilização e desmobilização  Aquisição e transporte de materiais asfálticos - BDI diferenciado (Os materiais betuminosos são insumos como quaisquer outros e devem ser remunerados com o mesmo BDI dos demais serviços).

6 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA  Administração local Retirada do BDI A classificação das obras por realização de trechos anuais não espelha a realidade dos contratos do DNIT; As Tabelas de Matriz de dimensionamento da administração local estão incompletas (faltam encarregados geral, de instalações industriais e outros) e precisam ser objeto de melhor distribuição (tabelas que consideram 0,4 engenheiro); Os valores de mão de obra estão extremamente defasados e não estão compatíveis entre as funções; Obs.: O setor não teve a oportunidade de debater na Câmara Técnica e apresentar trabalho com modelagem da Adm. Local ao DNIT em 2015.

7 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA  Bonificação e Despesas Indiretas - BDI Duas parcelas expressivas e relevantes: a Administração Central e o Lucro. Administração Central “As despesas da administração central são aquelas necessárias para a manutenção da estrutura da sede principal da empresa, que concentra a administração de todo o complexo de obras e serviços sob sua responsabilidade e tem por finalidade o alcance de seus objetivos empresariais. ”(*) (*) DNIT – MANUAL DE CUSTOS DE INFRAESTRTUTURA DE TRANSPORTES – VOL. 1 – METODOLOGIAS E CONCEITOS – p. 134 Dos dados compilados de balanços de 40 empresas do setor, os quais foram publicados no período de 2008 a 2013, obteve-se para a Administração Central, em relação à Receita Operacional Bruta, o percentual de 8,47%(*). (*) Trabalho do SICEPOT-MG apresentado ao DNIT em 29/04/2015.

8 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA Lucro “O desenvolvimento de qualquer atividade empresarial... pressupõe a justa remuneração financeira... Lucro. ” “Consiste na parcela destinada a remunerar os fatores de produção do executor que intervém na obra, tais como a capacidade administrativa e gerencial para a administração do contrato...”(*) (*) DNIT – MANUAL DE CUSTOS DE INFRAESTRTUTURA DE TRANSPORTES – VOL. 1 – METODOLOGIAS E CONCEITOS – p. 137 Dos dados compilados de balanços de 40 empresas do setor, os quais foram publicados no período de 2008 a 2013, obteve-se para o Lucro Bruto ou LAIR em relação à Receita Operacional Bruta, o percentual de 7,48%(*). (*) Trabalho do SICEPOT-MG apresentado ao DNIT em 29/04/2015

9 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA Proposta conceitual do BDI – ABNT/CEE-162 – Projeto de NT

10 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA ACÓRDÃO 2622/2013 (pág.13 - Voto do Relator Min. Marcos Bemquerer Costa) O referido acórdão desconsiderou essas duas variáveis: Valor e Prazo! BDI x VALOR DO CONTRATO

11 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA ACÓRDÃO 2622/2013(PÁG. 14 – Voto do Min. Marcos Bemquerer Costa) BDI x PRAZO

12 NOVO SICRO – CONSULTA PÚBLICA  Obra não é produto de prateleira, é produto de entrega futura!  Duas obras nunca serão iguais!  Obra não é transformação, é um fluxo de tarefas!  Orçamento é sempre uma referência!  A engenharia brasileira precisa de referências consolidadas no estado da arte da Engenharia de Custos! O SICRO não deve ser visto como “obra acabada”, mas sim, como um trabalho em contínuo processo de aperfeiçoamento!

13 Obrigado! Jurandir S. A. Silva Superintendente de Desenvolvimento e Planejamento SICEPOT-MG - (31) 2121.0400 Avenida Barão Homem de Melo, 3090 - Estoril www.sicepot-mg.com.br jurandir@sicepot-mg.com.br


Carregar ppt "NOVO SICRO. CONTEXTO Pesquisa CNT 2014:  Novas tecnologias devem ser incentivadas  Pesquisa e Tecnologia  Composições de custos unitários – caracterização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google