A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)"— Transcrição da apresentação:

1 Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
O Bandeirantismo: os caminhos do sertão Aula 51

2 Causas do Bandeirantismo
Durante a invasão os Holandeses, aprenderam os segredos da produção do açúcar, acabando com o monopólio de Portugal. Portugal se interessou na procura de outros produtos. Nas colônias do Sul, o clima e o solo não eram favoráveis para a plantação da cana.

3 Bandeirantismo Bandeirantismo foi o nome dado às expedições para o sertão em busca de recursos naturais, metais e índios. Os bandeirantes mudaram os limites geográficos do Brasil, avançando para o sertão, descobrindo novas terras.

4 Ciclo de apresamento do indígenas
Aprisionavam os índios para escravizá-los. Preferiam os índios que estavam acostumados com o trabalho servil. Destruíram várias missões jesuíticas, incorporando os territórios dos atuais RS, PR e MS.

5

6

7 Capitania de São Vicente
Os bandeirantes eram habitantes da antiga capitania de São Vicente (atual São Paulo). Pobreza: desenraizamento da população. Isolamento geográfico e econômico: influência da cultura indígena. Grande parte dos colonos desta antiga Capitania, passaram a adentrar ao sertão em busca de riquezas a serem exploradas.

8

9 Ciclo do Sertanismo Serviam os senhores de engenho em busca de escravos fugidos. Destruíam as vilas indígenas e aprisionavam os índios. Na chamada Guerra Justa.

10 Declínio do bandeirantismo
Depois da queda do açúcar, os portugueses se interessaram na busca de metais preciosos. Declínio e desaparecimento: controle das minas pelos portugueses; dizimação da população indígena e normalização do tráfico negreiro com a expulsão holandesa.

11 A verdadeira face do Bandeirante
Para alguns historiadores, os bandeirantes foram heróis, responsáveis pela conquista de novas terras. Para outros, eram mercenários, sem escrúpulos e sem moral. A maioria dos bandeirantes eram compostos por mestiços, negros e índios.

12 A iconografia busca representar um paulista herói, bem vestido, com botas de couro e munido de armas de fogo, muito diferentes do homem que habitava o planalto de Piratininga.

13

14

15 Estátua de Borba Gato Localizado na Avenida Santo Amaro.
Esta de frente para o caminho para o Sertão e de costas para a Serra do Mar, de onde viam os colonizadores.

16 A obra, de autoria de Victor Brecheret, demorou 17 anos para ser feita
A obra, de autoria de Victor Brecheret, demorou 17 anos para ser feita. Ela foi pensada para a Semana de Arte Moderna de 1922, mas só começou a ser construída em 1936. 

17

18


Carregar ppt "Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google