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PDCA & MASP Objetivo da Apresentação História do PDCA

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Apresentação em tema: "PDCA & MASP Objetivo da Apresentação História do PDCA"— Transcrição da apresentação:

0 PDCA & MASP

1 PDCA & MASP Objetivo da Apresentação História do PDCA
ÍNDICE Objetivo da Apresentação História do PDCA W. Eduwards Deming Joseph M. Juran Definição - PDCA Fases do Ciclo PDCA Planejar - Plan Executar - Do Verificar - Check Agir - Action Aplicação do PDCA MASP Definição - MASP Utilização do MASP

2 PDCA & MASP MASP X PDCA Fases do MASP Identificação do Problema
ÍNDICE MASP X PDCA Fases do MASP Identificação do Problema Observação Análise Plano de Ação Execução Verificação Padronização Conclusão Exemplo Prático - MASP 5W1H Brainstorming Gráfico de Pareto Diagrama de Causa e Efeito

3 PDCA & MASP OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO Apresentar os conceitos teóricos do PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir) e MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), bem como suas aplicações e importância. MASP

4 PDCA & MASP Nomes que estão ligados à origem do PDCA: Deming Juran
HISTÓRIA DO PDCA Nomes que estão ligados à origem do PDCA: Deming Juran

5 PDCA & MASP W. EDUWARDS DEMING (1900 – 1993) Deming é considerado o teórico da qualidade, uma vez que discute mais as idéias do que propostas práticas de operacionalização do TQM (Total Quality Management). Na década de 50, foi o responsável pelo treinamento dos gerentes japoneses no campo do Controle Estatístico da Qualidade. Enfoque estatístico (variabilidade e causas) Variação do processo é inevitável Melhoria da Produtividade, através da diminuição da variabilidade Qualidade é responsabilidade da alta direção Base do programa : CEP (Controle Estatístico de Processo Fabril) junto ao Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) O CEP favoreceu para o surgimento do PDCA (Roda de Deming)

6 PDCA & MASP JOSEPH M. JURAN É talvez o mais conceituado consultor em Gestão da Qualidade da atualidade. Em 1924, iniciou suas atividades como engenheiro, empresário e consultor. Juran sugeriu a implementação de sistemas da qualidade, através de três etapas distintas, conhecidas como Trilogia de Juran: Planejamento, Controle e Melhoria. A Trilogia de Juran não teve a mesma repercussão do ciclo PDCA. Em 1953, foi também para o Japão onde aplicou seus conceitos junto à alta direção e às gerências, conseguindo fechar as lacunas deixadas por Deming -Inter-relação do “chão de fábrica” e a “alta direção”. Também é responsável pelo conceito de Custos da Qualidade.

7 PDCA & MASP DEFINIÇÃO - PDCA Método de gerenciamento de processos ou de sistemas que representa o caminho para se atingir Metas.

8 PDCA & MASP DETALHA O QUE deve ser feito (Especifica O QUE é almejado)
FASES DO CICLO PDCA - PLANEJAR - PLAN DETALHA O QUE deve ser feito (Especifica O QUE é almejado) ESTABELECE COMO deve ser feito INDICA QUEM deve executar as atividades DESTACA QUANDO deve ser executada as atividades Essas etapas, se observadas, podem assegurar com maior ênfase o cumprimento dos Objetivos e Metas estabelecidas

9 PDCA & MASP CUMPRE todas as etapas previstas no planejamento - PLAN
FASES DO CICLO PDCA - EXECUTAR - DO CUMPRE todas as etapas previstas no planejamento - PLAN O QUE, COMO, QUEM e QUANDO Essa etapa, se observada, pode assegurar com maior ênfase o cumprimento dos Objetivos e Metas estabelecidas

10 PDCA & MASP FASES DO CICLO PDCA - VERIFICAR - CHECK CHECA/INSPECIONA o real cumprimento das etapas previstas no Planejamento e se seus resultados estão sendo alcançados. Essa etapa, se observada, pode assegurar com maior ênfase a visualização de desvios/problemas que possam comprometer o cumprimento dos Objetivos e Metas estabelecidas

11 PDCA & MASP FASES DO CICLO PDCA - AGIR - ACTION IMPLEMENTA ações corretivas e/ou preventivas a fim de eliminar desvios/problemas e suas causas reais/potenciais, possibilitando, assim, o atingimento dos Objetivos e Metas estabelecidas. Correção de desvios observados durante a execução do Planejamento podem assegurar o cumprimento dos Objetivos e Metas estabelecidas

12 MASP PDCA & MASP Solução de Problemas -
APLICAÇÃO DO PDCA Solução de Problemas - Monitoramento e Controle de Processos - Gestão de Mudanças - Gerenciamento de Projetos - Qualquer atividade gerencial que necessite planejamento e controle - MASP

13 Método de Análise e Solução de Problemas

14 PDCA & MASP DEFINIÇÃO - MASP Ferramenta gerencial voltada à correção de desvios e/ou problemas, sejam eles oriundos de um planejamento ineficiente ou de um acompanhamento inadequado.

15 PDCA & MASP APLICAÇÃO DO MASP O Método de Análise e Solução de Problemas – MASP é direcionado à solução de problemas EXISTENTES. Problema pode ser caracterizado uma situação indesejável que necessita de correções para o alcance de Objetivos e Metas. Todo e qualquer PLANEJAMENTO incompleto (ou mesmo ineficiente) gera problemas/desvios. O MASP surge como ferramenta de apoio à solução de problemas/desvios identificados.

16 PDCA & MASP UTILIZAÇÃO DO MASP Por profissionais que buscam melhorias para a organização que trabalham, por Grupos de Melhorias, Equipes de Projetos e Grupos de Trabalho para Solução de Problemas.

17 Identificação do problema
PDCA & MASP MASP X PDCA PDCA Aplicado para definição de ações para alcançar resultados planejados. MASP Ferramenta baseada nos conceitos de PDCA. Aplicada para o replanejamento, por conta de desvios e problemas identificados na fase de VERIFICAÇÃO. Executada na fase de AÇÃO. Identificação do problema Aplicação do MASP

18 PDCA & MASP São fases do MASP: Identificação do Problema Observação
Análise Plano de Ação Execução Verificação Padronização Conclusão

19 PDCA & MASP Durante a IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA, deve-se:
levantar o histórico do problema, bem como sua freqüência de ocorrência; demonstrar as perdas atuais e possíveis ganhos com a sua solução; utilizar Gráficos de Pareto (Ver Slide 43) a fim de priorizar os problemas a serem resolvidos; determinar o(s) responsável(is) pela solução do problema, bem como os prazos.

20 PDCA & MASP Durante a OBSERVAÇÃO do problema, deve-se:
descobrir as características do problema sob diversos pontos de vista como tempo, local, tipo, sintoma/efeito e indivíduos envolvidos; coletar opiniões utilizando os “5W1H” (Ver Slide 41) (o que, quem, quando, onde, por que e como) e utilizar o Gráfico de Pareto para identificar respostas mais freqüentes.

21 PDCA & MASP Durante a ANÁLISE do problema, deve-se:
identificar suas possíveis causas, a partir dos dados levantados na fase de OBSERVAÇÃO, utilizando a técnica Brainstorming (Ver Slide 42); separar as causas aparentes da(s) causa(as) real(is), utilizando o Diagrama de Causa e Efeito (Ver Slide 44); priorizar as principais causas reais utilizando o Gráfico de Pareto, se necessário.

22 PDCA & MASP 4) PLANO DE AÇÃO Durante o PLANO DE AÇÃO, para solução do problema, deve-se: elaborar a estratégia, constando O QUE deve ser feito, COMO deve ser feito, QUANDO deve ser feito e QUEM são os responsáveis. Plano de Ação (O que) Responsável (Quem) Ação (Como) Prazos (Quando)

23 PDCA & MASP Durante a EXECUÇÃO do Plano de Ação, deve-se:
divulgar a estratégia, constando O QUE deve ser feito, COMO deve ser feito, QUANDO deve ser feito e QUEM são os responsáveis; apresentar com clareza a razão das tarefas; certificar-se de que todos entenderam e concordaram com as tarefas propostas; executar a ação, registrando todos os resultados bons e ruins, bem como as datas de ocorrência.

24 PDCA & MASP 6) VERIFICAÇÃO Durante a VERIFICAÇÃO das ações para solução do problema, deve-se: comparar os resultados, utilizando os dados coletados antes e após a ação executada; verificar a continuidade ou não dos efeitos do problema. Se houver reincidência, a solução apresentada não foi adequada; tomar nova ação quando evidenciada a ineficiência da solução executada.

25 PDCA & MASP Durante o PADRONIZAÇÃO para solução do problema, deve-se:
estabelecer e/ou revisar os procedimentos operacionais, sistemáticas e projetos, se necessário; estabelecer uma boa comunicação, a fim de evitar confusões na entrada do novo método estabelecido; executar treinamentos para assegurar que todos estão aptos a executar o(a) novo(a) procedimento operacional ou sistemática que foi padronizada; realizar monitoramentos e acompanhamentos periódicos da utilização do novo padrão.

26 PDCA & MASP Durante a CONCLUSÃO da solução do problema, deve-se:
relacionar problemas remanescentes e também os resultados acima do esperado, pois são indicadores importantes para aumentar a eficiência em futuros trabalhos; reorganizar (priorizar) os itens pendentes para futura aplicação do MASP. ANALISAR AS ETAPAS EXECUTAS DO MASP NOS SEGUINTES ASPECTOS: Houve atrasos significativos ou prazos folgados demais? A construção do diagrama de causa e efeito foi superficial ou propiciou a identificação clara da causa real do problema?

27 PDCA & MASP 8) CONCLUSÃO Houve a participação efetiva dos membros? O grupo era o melhor para solucionar aquele problema? As reuniões eram produtivas e resultavam em ações e responsáveis com clareza? As reuniões ocorreram sem problemas (faltas, conflitos, imposições de idéias, etc.)? A distribuição de tarefas foi bem realizada? O grupo ganhou conhecimentos? O grupo melhorou a técnica da utilização do MASP, bem como suas ferramentas auxiliares? Todas essas questões devem ser refletidas por TODOS OS ENVOLVIDOS.

28 PDCA & MASP IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
EXEMPLO PRÁTICO - MASP IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA O Gerente da empresa SUCESSO LTDA. identificou um problema relacionado a falta de caminhões. Com isso, o Gerente buscou seu Diretor para apresentar o problema, ocorrendo o seguinte diálogo: Gerente - Estamos com problemas de falta de caminhões. Diretor - Seu objetivo é ter muitos caminhões? Gerente - Não, meu objetivo é transportar cargas. Diretor - Qual sua meta? Gerente - Transportar toneladas/mês, pois é a demanda do mercado.

29 PDCA & MASP IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
EXEMPLO PRÁTICO - MASP IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA Diretor – Quanto você está conseguindo transportar? Gerente – toneladas por mês. Diretor – Qual seu problema? Gerente – Incapacidade de transporte da demanda de carga. Diretor – Vá e resolva o problema.

30 PDCA & MASP EXEMPLO PRÁTICO - MASP OBSERVAÇÃO O Gerente então reuniu sua equipe a fim de observar os sintomas/efeitos causados pela existência do problema e deu início ao levantamento das possíveis causas pelo método “5W1H” , bem como a definição da abrangência e priorização das causas observadas pela utilização do Gráfico de Pareto.

31 PDCA & MASP OBSERVAÇÃO Utilização dos “5W1H”
EXEMPLO PRÁTICO - MASP OBSERVAÇÃO Utilização dos “5W1H” Foram levantados os seguintes fatos: Por que não estamos atendendo a demanda de mercado? R: Porque os caminhões param muito na oficina. O que acontecia quando os caminhões iam para a oficina? R: Havia a formação de filas. Por que havia a formação de filas? R: Faltavam peças para a realização da manutenção.

32 PDCA & MASP EXEMPLO PRÁTICO - MASP OBSERVAÇÃO Utilizando o Gráfico de Pareto (Ver Slide 45), o Gerente apontou as ocorrências de respostas mais freqüentes que representam os principais efeitos, definindo as prioridades para a fase de análise.

33 Incapacidade de Transporte
PDCA & MASP EXEMPLO PRÁTICO - MASP ANÁLISE Na fase de análise, o Gerente reuniu-se junto à equipe para definir as causas reais, ou seja, as falhas existentes, utilizando o Diagrama de Causa e Efeito e a técnica Brainstorming. Todas as falhas são devido a INEXISTÊNCIA dos pontos apresentados no diagrama abaixo. Método Mão de Obra Máquina Matéria Prima Método de Manutenção Preventiva Controles de Estoque Método para Atendimento Emergencial Incapacidade de Transporte Manutenção Preventiva

34 PDCA & MASP PLANO DE AÇÃO
EXEMPLO PRÁTICO - MASP PLANO DE AÇÃO Após a análise das causas reais do problema, o Gerente definiu junto à equipe, as ações a serem executadas, priorizando-as, conforme o Gráfico de Pareto elaborado na fase de Observação. O critério utilizado foi a freqüência dos efeitos observados. Foram definidas as seguintes ações: Estabelecer uma programação de manutenção. Estabelecer controles de estoque. Estabelecer método para atendimento emergencial. Tendo as ações claramente definidas, o Gerente estabeleceu o planejamento de execução das ações, definindo COMO, QUANDO E QUEM as realizarão.

35 Plano de Ação: Estabelecer Programação de Manutenção
PDCA & MASP EXEMPLO PRÁTICO - MASP EXECUÇÃO Após a elaboração do Plano de Ação, o Gerente documentou em uma Matriz de Responsabilidades, as atribuições dos envolvidos, certificando-se de que todos entenderam e concordaram com as ações propostas, para o início das tarefas. Plano de Ação: Estabelecer Programação de Manutenção Responsável (Quem) Ação (Como) Prazos (Quando) Sr. José Levantar necessidades atuais de manutenção de todos os caminhões Out/03 Sr. Antonio Desenvolver Programação de Manutenção Preventiva / Corretiva Nov/03 Sr. Pereira Estabelecer formas de coletas de dados(histórico) para ações futuras Dez/03

36 PDCA & MASP VERIFICAÇÃO
EXEMPLO PRÁTICO - MASP VERIFICAÇÃO Após a execução do Plano de Ação, bem como das tarefas estabelecidas aos responsáveis, o Gerente verificou que o problema estava plenamente solucionado, propiciando o alcance da meta de toneladas/mês e a redução da frota em 15 caminhões, gerando uma redução considerável de custos operacionais.

37 PDCA & MASP PADRONIZAÇÃO
Exemplo Prático - MASP PADRONIZAÇÃO Com a comprovação da eficiência de todas as ações tomadas, foi sugerido por toda a equipe a elaboração de documentos padronizados que contenham os métodos estabelecidos nas ações, como novos procedimentos operacionais. O Gerente concordou com a idéia e achou conveniente a realização de treinamentos para todos os envolvidos nos novos procedimentos operacionais, assegurando o seu cumprimento.

38 PDCA & MASP Exemplo Prático - MASP CONCLUSÃO Ao final de todo o processo de solução deste problema, o Gerente e toda equipe realizaram uma análise crítica que demonstrou a necessidade de TODOS participarem com maior freqüência no processo de Solução de Problemas. De forma geral, as tratativas dadas durante todo o processo estavam focadas na solução plena do problema, tendo um alto índice de eficiência e de melhoria, eliminando todas as causas reais existentes e evitando a sua reincidência pelas mesmas causas. Isso garantiu o resultado satisfatório.

39 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996. ISHIKAWA, K. Controle da Qualidade Total: A maneira Japonesa. Rio de Janeiro: Campos, 1993. JURAN, J. M. Controle da Qualidade Handbook. Vol. VI. São Paulo: Makron Books, 1992.

40 PDCA & MASP

41 PDCA & MASP 5W1H Ferramenta aplicada às atividades de levantamento de dados, de processos, auditorias de processos e de elaboração de planejamentos. Baseada em termos QUESTIONADORES que são oriundos da língua Inglesa. INGLÊS PORTUGUÊS When? Quando? Why? Por que...? Who? Quem...? What? O que? Where? Onde? How? Como?

42 PDCA & MASP Traduzida como Tempestade de Idéias.
BRAINSTORMING Traduzida como Tempestade de Idéias. Ferramenta de grande eficiência na identificação de soluções. Dentro de seu conceito, a participação de todos os membros de uma equipe de solução de problemas é fator essencial para o sucesso do processo. Todas as idéias colocadas pelos membros devem ser, em um primeiro momento, consideradas, sendo estas analisadas quanto a sua viabilidade posteriormente. É importante que TODAS as idéias sejam registradas, pois mesmo não sendo plenamente viáveis, podem gerar outras que atinjam as necessidades da equipe.

43 PDCA & MASP GRÁFICO DE PARETO Ferramenta aplicada ao Método de Análise e Solução de Problemas que tem por objetivo identificar a representatividade das causas e priorizar a tomada de ações. Conhecido como gráfico “80-20”, onde 80% dos problemas podem ser resolvidos “atacando” 20% de suas causas. BOM

44 PDCA & MASP Conhecido como Diagrama Espinha de Peixe ou de Ishikawa. Tem por objetivo a visualização das possíveis causas de um problema nas várias frentes existentes: Método Utilizado = Método Recursos Empregados (Infra-estrutura) = Máquina Condições das Pessoas Envolvidas = Mão de Obra Insumos Requeridos pelo Processo = Matéria Prima Instrumentos de medição / indicadores = Medição Condições do ambiente de trabalho = Meio-ambiente PROBLEMA Mão de Obra Máquina Método Matéria Prima 6 M’s Meio-ambiente Medição DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

45 PDCA & MASP Gráfico de Pareto - Incapacidade de atendimento 60% 30%
EXEMPLO PRÁTICO - MASP Gráfico de Pareto - Incapacidade de atendimento 60% 30%


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