A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Claudia Pedro Corrêa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Claudia Pedro Corrêa"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Claudia Pedro Corrêa
O CICLO PDCA Profª Claudia Pedro Corrêa

2 PDCA O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”). É um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análise ao tornar as informações mais entendíveis.

3 PDCA O ciclo PDCA é um método de gestão, que representa o caminho a ser seguido para que as metas estabelecidas sejam atingidas. As 4 fases do PDCA são: P (plan) = planejar planejamento D (do) = executar execução C (check) = verificar verificação A (act) = agir ação corretiva P-D-C-A são as iniciais, de quatro palavras em inglês, dispostas em círculo.

4 PDCA O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento ( vendas , compras, engenharia , etc...). O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.

5 Planejamento – PLAN O primeiro passo para a aplicação do PDCA é o estabelecimento de um plano, ou um planejamento que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa e onde devem ser consideradas três fases importantes: Estabelecimento dos objetivos; Estabelecimento do caminho para que o objetivo seja atingido; Definição do método que deve ser utilizado para consegui-los. A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo.

6 Há dois tipos de metas: Metas para manter
Exemplos de metas para manter : Atender ao telefone sempre antes do terceiro sinal . Estas metas podem também ser chamadas de "metas padrão". Teríamos, então, qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc. Metas para melhorar Exemplos de metas para melhorar : Reduzir o desperdício em 100 unidades para 90 unidades em um mês ou Aumentar a produtividade em 15% até dezembro.

7 Planejamento – PLAN Algumas das vantagens da utilização de PADRÕES são: economia de tempo e de esforço humano; divisão justa de trabalho; possibilidade de registro do conhecimento; simplificação do trabalho; redução dos desperdícios e do desvio dos resultados do trabalho; garantia da uniformização dos resultados.

8 Execução – DO É a realização da TAREFA de acordo com os padrões estabelecidos ou da coleta de dados para posterior verificação. Para que isso ocorra, há necessidade de preparação das pessoas por meio de EDUCAÇÃO e TREINAMENTO. É importante que as ações de educação e treinamento, oferecidas pela empresa ou buscadas pela própria pessoa, sejam percebidas como oportunidades de desenvolvimento que visam ao próprio crescimento e à realização pessoal. É importante que o plano seja rigorosamente seguido. É a fase de implantação do planejamento.

9 Verificação – CHECK É a fase do CONTROLE TOTAL, em que se comparam os dados coletados na execução da tarefa com os padrões estabelecidos no planejamento. É uma etapa puramente gerencial. Para fazer a VERIFICAÇÃO, é preciso: utilizar os dados observados e registrados durante o processo; analisar os dados coletados; comparar os dados com os padrões estabelecidos. Se o resultado for indesejável, ou seja, não estiver de acordo com os padrões, deverá passar para a fase seguinte: AÇÃO CORRETIVA.

10 Ação Corretiva – ACTION
Última fase do PDCA é a realização das ações corretivas, ou seja, a correção da falhas encontradas no passo anterior. Após realizada a investigação das causas das falhas ou desvios no processo, deve-se repetir, ou aplicar o ciclo PDCA para corrigir as falhas (através do mesmo modelo, planejar as ações, fazer, checar e corrigir) de forma a melhorar cada vez mais o sistema e o método de trabalho.

11 Ciclo PDCA para melhorias:
                                                                     

12 Exercício LEGO


Carregar ppt "Profª Claudia Pedro Corrêa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google