A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes”. Hammer e Champy, 1994 “A forma pela qual as coisas são feitas na empresa”. Lipnack e Stamps, 1997 “ Processo empresarial é um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada que cria uma saída de valor para o cliente”. Hammer e Champy, 1994

2 “Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial”. Graham e Le Baron, 1994 “ O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das prioridades, as ações e os recursos nos seus processos”. Gonçalves, 1997 “As empresas do futuro deixarão de enxergar processo apenas na área industrial, serão organizadas em torno de seus processos não fabris essenciais e centrarão seus esforços em seus clientes”. Gonçalves, 1997 PROCESSOS NAS ORGANIZAÇÕES CONSIDERAÇÕES

3 AÇÕES DO PROCESSO Introduzir INSUMOS Enviar PRODUTO Processar RESULTADO

4 EXEMPLIFICANDO UM PROCESSO O cliente encomenda o móvel diretamente com o encarregado. Encarregado esboça o móvel e o mostra ao cliente. Há matéria primaemestoque? O cliente aprova o móvel Subprocessodecompras. Serra a madeira. Lixa a madeira. Cola a madeira. Prega a madeira. Dá o polimento final Envia o móvel para o estoque SubprocessoDecobrança PROCESSO: FABRICAÇÃO DE MÓVEL

5 CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS OU DE CLIENTES - Caracterizam a atuação da empresa, resultando no produto ou serviço que é recebido pelo cliente externo. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, ORGANIZACIONAIS OU DE INTEGRAÇÃO - Geram produtos que são invisíveis para os clientes externos, porém, essenciais ao funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização e ao suporte aos processos de negócios. PROCESSOS GERENCIAIS - Focam nos agentes e nas suas relações e incluem decisões e ações de medição e ajuste de desempenho da organização e no apoio aos processos de negócios.

6 Ligados ao cliente ou de negócios Organizacionais ou de integração Gerenciais São ligados à essência do funcionamento da organização São suportados por Outros processos internos Resultam no produto ou serviço que é recebido pelo cliente São centrados na organização Viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização Garantem o suporte adequado aos processos de negócio São centrados nos gerentes e nas suas relações Incluem ações de medição e ajuste do desenvolvimento da organização Incluem as ações de suporte que os gerentes devem realizar Vendas Desenvolvimento de produtos Distribuição Cobrança Atendimento de pedidos Atendimento de garantia Planejamento estratégico Orçamento empresarial Recrutamento e seleção Compras Treinamento operacional Fixação de metas Avaliação do resultado da empresa Gestão das interfaces Alocação de recursos CATEGORIAS DE PROCESSOS EMPRESARIAIS Processos primáriosProcessos de suporte RAE – Revista de Administração de Empresa – FGV – Jan–Mar 2000.

7 DELINEANDO O PROCESSO OBJETIVO Qual a finalidade do processo? O que ele produz? CLIENTES Quem adquire ou utiliza o seu produto? ENTRADAS O que ele necessita para ser montado, transformado? SAÍDAS Que produtos são entregues aos clientes? ATIVIDADES Quais as ações empreendidas na concretização do objetivo do processo? DIRETRIZES Que conjunto de normas regulam a existência a a operacionalização do processo?

8 GESTÃO POR PROCESSO Ela emprega objetivos externos. Os empregados e recursos são agrupado para produzir um trabalho completo. A informação segue diretamente para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia. GESTÃO POR FUNÇÕES TRADICIONAIS

9 ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS “ A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado a tarefas, a organização por processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor. Ela projeta e mensura cuidadosamente seus processos e faz com que todos os funcionários entendam e se responsabilizem por eles”. Hammer, 1998

10 ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS “ Para um mundo de organizações orientadas para processos, é preciso repensar tudo: os tipos de trabalho que as pessoas fazem, as formas nas quais o desempenho é avaliado e recompensado, as carreiras que seguem, o papel desempenhado pelos gerentes, os princípios estratégicos que as empresas adotam.” Hammer, 1998


Carregar ppt "CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google