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DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA [ ORGANIZAÇÃO VERTICAL [ ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL [ PROCESSO.

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1 DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA [ ORGANIZAÇÃO VERTICAL [ ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL [ PROCESSO

2 ORGANIZAÇÃO VERTICAL [ GERENTES NÃO ENTENDEM DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS. [ PODEM ATÉ ENTENDER DE SEUS CLIENTES E SUA CONCORRÊNCIA, NO ENTANTO, NÃO COMPREEENDEM COMO FABRICAM, DESENVOLVEM E VENDEM.

3 VISÃO DE MUITOS GERENTES Figura Visão de uma Organização Vertical P + D (Desenvolvimento de Produto)FabricaçãoMarketing e Vendas

4 O QUE FALTA NO ORGANOGRAMA ANTERIOR? [ CLIENTES [ PRODUTOS [ SERVIÇOS FORNECEMOS AOS CLIENTES

5 [ FLUXO DE TRABALHO POR MEIO DO QUAL DESENVOLVEMOS PRODUZIMOS E ENTREGAMOS. [ NÃO MOSTRA O QUE FAZEMOS, PARA QUEM FAZEMOS OU COMO FAZEMOS.

6 [ ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DE PEQUENO PORTE, A VISÃO VERTICAL NÃO REPRESENTA PROBLEMA. [ ENTRETANTO, QUANDO A ESTRUTURA TORNA-SE COMPLEXA E A TECNOLOGIA AVANÇA, ESSA VISÃO PODE SER UM SINAL DE PERIGO.

7 PROBLEMAS [ A HIERARQUIZAÇÃO POSSUI EXCESSIVA ESPECIALIZAÇÃO DE FUNÇÕES. [ SURGIMENTO DE PAREDES ORGANIZACIONAIS. [ DIFICULTANDO COMUNICAÇÃO, SINERGIA E INTERAÇÃO RÁPIDA.

8 PROBLEMAS [ OBJETIVOS SÃO ESTABELECIDOS DE FORMA INDEPENDENTE PARA CADA FUNÇÃO. [ INTERAGIR? SOMENTE PELOS RELATÓRIOS DE ATIVIDADES.

9 PROBLEMAS [ CADA UNIDADE ATUA DE FORMA INDEPENDENTE. [ CULTURA DE ATIVIDADES EM ÁREAS ESTANQUES INDUZ A MOVIMENTAÇÃO INADEQUADA DE GESTORES.

10 PROBLEMAS [ EMPREGADOS NÃO ENVOLVIDOS, NÃO COMPROMETIDOS [ O SETOR DE VENDAS PODE ATINGIR SEUS OBJETIVOS, PORÉM SE NÃO FOR ENTREGUE NO PRAZO, OU NÃO HOUVER LUCRO, O SETOR DE VENDAS FEZ O SEU TRABALHO ??

11 PROBLEMAS [ QUANDO O GERENTE DAS FUNÇÕES A, B,C VAI ATÉ O COORDENADOR C PARA SABER PORQUE NÃO PRODUZIU A TEMPO, A RESPOSTA GERALMETE É: ESTOU AGUARDANDO B, QUE DIRÁ: ESTOU AGUARDANDO A, E ASSIM POR DIANTE.

12 PROBLEMAS [ NOS BONS E VELHOS TEMPOS DO MERCADO VENDEDOR, ISSO NÃO IMPORTAVA. [ UMA EMPRESA PODERIA LANÇAR PRODUTOS DENTRO DO SEU PRÓPRIO RITIMO.

13 PROBLEMAS [ ATENDER SEUS PRÓPRIOS OBJETIVOS INTERNOS. [ ESTABELECER PREÇOS COM MARGENS ADEQUADAS.

14 ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL [ A HORIZONTALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL MINIMIZA O NÚMERO DE NÍVES HIERARQUICOS. [ POSSIBILITA ESTAR MAIS PRÓXIMO DO CLIENTE.

15 ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL [ PROPORCIONA APROXIMAÇÃO DOS TRABALHADORES AO NÍVEL DE DECISÃO. [ A VANTAGEM PRINCIPAL É TORNAR OS CIRCUITOS DE DECISÃO MAIS CURTOS E RÁPIDOS.

16 ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL [ EMPREGADOS, MENOS VIGIADOS REVELAM MAIOR CRIATIVIDADE E DISPOSIÇÃO. [ FAVORECE CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS MATRICIAIS, LEVES E FLEXÍVEIS, COM MAIOR DESCENTRALIZAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES.

17 ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL [ MAIOR AGILIDADE NOS MACROPROCESSOS INTERNOS (EFICIÊNCIA E EFICÁCIA). [ POSSIBILITA AGREGAR VALOR EM CADA ATIVIDADE.

18 VISÃO HORIZONTAL Figura 2.2 – Visão de uma Organização Horizontal

19 O QUE INCLUI ? [ OS TRÊS INGREDIENTES QUE FALTAM NO ORGANOGRAMA ANTERIOR 6 CLIENTE 6 PRODUTO 6 FLUXO DE TRABALHO

20 [ O TRABALHO É REALMENTE FEITO POR PROCESSOS QUE CORTAM AS FRONTEIRA FUNCIONAIS. [ MOSTRA RELACIONAMENTOS INTERNOS ENTRE CLIENTE E FORNECEDOR.

21 [ AS MAIORES OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO DESEMPENHO ESTÃO NAS INTERFACES FUNCIONAIS. [ IDÉIAS DE PRODUTOS DO MARKETING PARA A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, A TRANSFERÊNCIA DE UM NOVO PRODUTO PARA A FABRICAÇÃO...

22 [ UM ORGANOGRAMA TEM DOIS PRÓPOSITOS: 6 MOSTRA AS PESSOAS QUE FORAM AGRUPADAS PARA EFICIÊNCIA OPERACIONAL. 6 MOSTRA OS RELACIONAMENTOS VERTICAIS.

23 [ ASSIM, O ORGANOGRAMA É UMA CONVENIÊNCIA ADMINISTRATIVA VALIOSA. [ COM MUITA FREQUÊNCIA É O ORGANOGRAMA, E NÃO O NEGÓCIO, QUE ESTÁ SENDO GERENCIADO.

24 A ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL SE PROPÕE A PROVER AGILIDADE NOS MACROPROCESSOS INTERNOS, TRATANDO-OS COMO CADEIA DE AGREGAÇÃO DE VALOR, ADAPTANDO-SE ÀS CONTIGÊNCIAS DO MERCADO E FORNECENDO VALOR AO CLIENTE.

25 OS SISTEMAS HORIZONTAIS NÃO APENAS MELHORAM A VELOCIADE DE REPOSTA AO MERCADO E A CAPACIDADE DA EMPRESA EM PROVER PRODUTOS DE MASSA PERSONALIZADOS, MAS TAMBÉM AUMENTAR A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS MACROPROCESSOS.

26 ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS [ SE A REENGENHARIA ESTÁ CAINDO DE MODA, UM NOVO CONCEITO GERENCIAL ATRELADO A ELA VEM SUBINDO MUITO E COM FORÇA: A ORGANIZAÇÃO ORIENTADA PARA PROCESSOS MICHAEL HAMMER

27 [ UMA ORGANIZAÇÃO VOLTADA PARA PROCESSOS FAZ COM QUE TODOS FUNCIONÁRIOS OS ENTENDAM E SE RESPONSABILIZEM POR ELES. (PROPRIEDADE DE PROCESSO) [ PROCESSOS DECORRENTE DE REENGENHARIA

28 [ ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL EMPREGADOS FOCO RESTRITO [ ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS EMPREGADOS COM VISÃO AMPLA

29 [ REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PREGAVA ESPECIALIZE-SE E CONCENTRE-SE [ DIAS ATUAIS (PROCESSOS) VEJA O QUADRO MAIOR E TENHA UM FOCO MAIS AMPLO

30 PREENCHIMENTO DE UM PEDIDO Gerenciamento do Estoque Expedição Obtenção do pedido do cliente COMO JUNTAR AS PARTES, CRIANDO UM PROCESSO QUE DÊ RESULTADOS

31 [ POR PROCESSOS, O EMPREGADO TRABALHA COM OUTRAS PESSOAS, MAS NÃO SEGUINDO ORDENS E SIM EM UM ESPIRITO DE EQUIPE.

32 [ O CLIENTE ESTÁ NO CENTRO DA ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS MAIS VALOR - DE FORMA MAIS RÁPIDA CUSTO BAIXO.

33 GESTÃO DE PROCESSOS COORDENA TODAS AS TAREFAS E ATIVIDADES INERENTE AO PROCESSO.

34 COMO FAZER ? [ DELIMITAR TODOS OS PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO, APLICANDO A METODOLOGIA DE PADRONIZAÇÃO EM SUAS FASES. 6 MAPEAMENTO GLOBAL 6 IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS-CHAVE


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