A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Há quem ainda não acredita em FM? Como estamos hoje? José Eduardo Martinez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Há quem ainda não acredita em FM? Como estamos hoje? José Eduardo Martinez."— Transcrição da apresentação:

1 Há quem ainda não acredita em FM? Como estamos hoje? José Eduardo Martinez

2 VAS – 32 anos, gênero feminino, casada, bancária, natural de Votorantim e procedente de Sorocaba. Paciente refere que há cerca de 3 anos, apresenta dor no pescoço e braços. Piora quando ficava muito tempo digitando. Tem dor de cabeça esporádica. VAS é na verdade professora e não conseguiu colocação no seu ramo. Ela não gostava do trabalho e a dor apenas somou-se a essa insatisfação para aumentá-la. Refere que a dor vem se tornando contínua e passou a irradiar para os dois braços até as mãos. Há cerca de 6 meses apresenta dor lombar, além da dor na região dorsal que já sentia desde o início. Refere também queimação nas pernas inicialmente no final da tarde e noite e atualmente desde que acorda. Acha que está muito doente porque tem um cansaço intenso todo do dia. Sente-se emotiva, pois está se surpreendendo chorando sem motivo. Como classificávamos essa paciente passado quando a medicina não discutia os mecanismos de dor?

3 NOCICEPTIVA/INFLAMATÓRIANEUROPÁTICAFUNCIONAL Dano mecânico ou inflamação; Responsiva à AINEs e opióide; Responsiva à procedimentos. Dor ou disfunção de nervo periférico, craniano ou raiz nervosa; Responde a agentes periféricos e agentes centrais Caracterizada por distúrbio central do processamento da dor; Responsiva a medicamentos que alteram a concentração de neurotransmissores. Causas (exemplos): Dor aguda por lesão; Osteoartrite; Artrite Reumatóide; Dor oncológica Causas (exemplos) Neuropatia diabética; Neuropatia pós-herpética Causas (exemplos) Fibromialgia; Intestino irritável; Cefaléia tensional; mechanism

4  De onde viemos?;  Papel dos critérios na conceituação da FM;  Alguns aspectos da fisiopatologia;  Resistência dos médicos e o impacto no tratamento ;  E agora?

5 Qual é o conceito de Fibromialgia? Síndrome clínica caracterizada por: –dor músculo-esquelética generalizada (CHRONIC WIDESPREAD PAIN – CWP) e – fadiga, distúrbios do sono e distúrbios cognitivos. Há outras síndromes funcionais frequentemente associadas: – S. intestino irritável – Migranea; – Síndrome da dor miofascial regional; – Depressão e Ansiedade Wolfe et al. artritis Rheum. 1995;38:19-28. Staud and Rodriguez. Nat Clin Pract Rheumatol. 2006;2:90-98. Wolfe et al. artritis Rheum.1990;33:160-172. Henriksson. J Rehabil Med. 2003;(suppl 41):89-94.

6 Wolfe et al. Arthritis Rheum. 1990;33:160-172. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DO ACR História de dor difusa, persistente por mais de 3 meses o Dor generalizada (CWP): à direita e à esquerda E; acima e abaixo da cintura E; um segmento do esqueleto axial Dor em 11 dos 18 pontos dolorosos (tender points) já estabelecidos. SENSIBILIDADE 88,4% ESPECIFICIDADE 81,1%

7 CRÍTICAS IMEDIATAS  Desconsiderou todos os demais sintomas e síndromes associadas;  A maior partes dos médicos não sabe realizar o exame dos pontos dolorosos ou simplesmente não o realizam;  Quando os médicos começavam esse exame a entrevista do paciente já sugeria o resultado e inclusive o influenciavam;  Médicos diferentes geravam resultados diferentes.  Esses critérios dão uma ideia da FM como um entidade discreta e uma parte significativa dos autores a consideram como uma condição contínua;

8

9

10

11

12 ACR2010 O paciente preenche os critérios quando apresentar as 3 condições abaixo:  IDG - >/= 7 e EGS - >/= 5 ou IDG - 3 - 6 e EGS - >/= 9;  Os sintomas estiveram presentes em um nível semelhante nos 3 últimos meses;  O paciente não tem outra doença que explique a dor.

13 A alteração dos critérios aumentou a sensibilidade e diminuiu a especificidade em relação ao ACR1990; Passamos a avaliar uma população diferente, ampliada que inclui a grande maioria de pacientes com dor crônica generalizada (primeiro critério do ACR1990); Abandonou-se a contagem dos pontos dolorosos; Colocou definitivamente a questão de Distress (estresse psicológico) no centro da fisiopatologia da FM; A partir deles criou-se um instrumento de acompanhamento dos pacientes dando um tratamento de continuidade à síndrome (Polissyntomatic Distress Scale).

14 Inclusão: 284 pacientes com CWP; Grupos: 1 – sem comorbidade (105); 2 – associada a dor regional não inflamatória (104); 3 – associada a uma doenças reumática inflamatória ( 75); Resultados: A – 65% preencheram ACR1990 e 94% o ACR2010; B - 97% preencheram pelo menos 1 índice do ACR2010; C - Índices do ACR2010 e FIQ foram mais altos nos pacientes que preencheram o ACR1990; D – Contagem de pontos se correlacionou com todos os itens; CONCLUSÃO: Os achados corroboram a hipótese que a FM é um extremo do espectro da CWP e não uma entidade a parte.

15 Inclusão: 810 pacientes com ACR1990 no momento da inscrição do registro; Tempo médio de observação: 9.11 ± 7.47 months (1 – 44). Resultados (no momento da obtenção dos dados): A – 62,9 % preencheram ACR1990 e 86,2% o ACR2010; B - 56,6% preencheram ambos os critérios; C - 6,3% preencheram apenas o ACR1990; D - 29,6% preencheram apenas o ACR2010; Conclusões: 1- O tratamento durante o período de acompanhamento diminuiu o preenchimento do ACR1990; 2 – Um número maior de pacientes preenchem no mesmo momento o ACR2010 do que o ACR1990 (>sensibilidade) EPIFIBRO2015 (2 anos depois)

16 PREVALÊNCIA CWP CWP – 11 A 18% da população geral; Idade – aumenta com a idade e diminue depois da sexta década; Gênero – maior em mulheres; FM (ACR1990) - 1 a 4% (1 estudo – 10%); Idade – aumenta com a idade e diminue depois da sexta década. Apenas 2 estudos referem que a prevalência continua aumentando com a idade. Gênero – maior em mulheres;

17 ALGUNS ASPECTOS DE FISIOPATOLOGIA:  Genética;  Sensibilização central;  Estresse psicológico (distress);  Papel da periferia;  FM vs Transtorno de Sintoma Somático.

18 INFLUÊNCIA GENÉTICA  Fatores genéticos são responsáveis em 50% pela sensibilidade à dor e pela tendência a desenvolver dor crônica;  Polimorfismo dos seguintes genes: cathecol-O-metiltrasferase (COMT), mutações de canais de Na, ciclohidroxilase trifosfato de guanosina (GTP) e receptores adrenérgicos têm sido relacionado ao maior RR de FM;  O polimorfismo do COMT tem sido associado à dor e à capacidade de “coping”, ou seja, a cognição da dor.

19 ALTERAÇÃO DO PROCESSAMENTO DA DOR (Sensibilização Central) RMNf: Aumento do Processamento da Dor Cortical/Subcortical em FM Gracely et al. artritis Rheun. 2002;46:1333-1343. Intensidade do Estímulo (kg/cm 2 ) Intensidade da Dor Fibromialgia Controle subjetivo da dor Controle da pressão do estímulo Wind up Inibição descendente inadequada

20 ESTRESSE (DISTRESS)  Vários estressores podem desencadear e piorar os sintomas da FM;  A FM vem sendo considerada uma doença relacionada ao estresse (evidências epidemiológicas, clínicas e laboratoriais);  Distress é o termo em inglês para resposta inadequada à estresse;  O RR de desenvolvimento de FM a partir da exposição à estressores psicológicos é alto;  A exposição a estressores psicológicos intensos aumenta o risco de CWP em 50 a 100%;  Estressores biológicos também são atribuídos ao desenvolvimento de FM;  Os demais sintomas da FM, ou seja, fadiga, distúrbios do sono e distúrbios cognitivos também estão associados ao estresse psicológico (distress);  Hipótese: Uma intensidade maior do estresse psicológico poderia determinar a evolução para FM (ACR1990) para o conjunto geral de pacientes com CWP (conceito de continuidade).

21 PAPEL DA PERIFERIA  Alguns estudos sugerem que amplificação da dor depende da manutenção constante de entrada de estímulos dolorosos na periferia;  Pequenas fibras nervosas na periferia podem estar lesadas em uma parte de pacientes com FM e mesmo outras síndromes de dor crônica (neuropatia de fibras finas);  Há relatos de alterações musculares na FM: distúrbios mitocondriais, aumento da fragmentação do DNA, alterações na cadeia respiratória mitocondrial, microcirculação reduzida;  Relatos de alterações nos nociceptores periféricos na FM;

22 Trajeto para FM

23  Pacientes com FM tem um problema invisível do ponto de vista de marcadores biológicos. As pessoas não acreditam nos problemas dos pacientes gerando rejeição e suspeita sobre os sintomas (invalidação);  Ghavidel-Parsa et al. - 112 pacientes com FM com o Illness Invalidation Inventory e mostraram que as respostas sociais negativas e as fontes de invalidação são importantes em predizer a intensidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vidas dos pacientes com FM;  Homma et al. estudaram se a percepção de reumatologistas japoneses com a FM se correlaciona com a frustração e resistência em aceitar pacientes. Estudaram 233 e apenas 44,2% dos pacientes responderam que queriam aceitar pacientes novos. A frustração dos médicos foi associada com a dificuldade de controlar os sintomas e às respostas emocionais dos pacientes. Assim, pode-se concluir que a resistência em atender a FM não ocorre porque é um “paciente difícil”, mas pela ineficácia das medidas implementadas. RESISTÊNCIA MÉDICA

24 E agora?  Nomenclatura – Fibromialgia ou simplesmente Dor Crônica Generalizada?  Tratamento – sempre baseado em mecanismo, assim é fundamental conhecer fisiopatologia e se basear em observação clínica completa e detalhada e não apenas em critérios.  Os reumatologistas vão abrir mão do atendimento dos pacientes com fibromialgia, apesar de sermos considerados pelos pacientes como referência nesses casos?


Carregar ppt "Há quem ainda não acredita em FM? Como estamos hoje? José Eduardo Martinez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google