A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,"— Transcrição da apresentação:

1 Doenças provocadas por excesso ou défice de alimentos/nutrientes (má alimentação)

2 Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de actividade física regular.

3 Diabetes Doença crónica que afecta capacidade do organismo em utilizar o açúcar do sangue (glicose) para a obtenção de energia, resultando num aumento de glicose que circula no sangue (hiperglicemia). É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina o que faz com que haja um aumento de açúcar no sangue.

4 Hipertensão/Doenças cardiovasculares
Doenças que afectam o coração e os vasos sanguíneos. São exemplos de doenças cardiovasculares o enfarte do miocárdio, a angina de peito e os acidente vasculares cerebrais ( trombose, embolia, entre outros ). Estas doenças ocorrem quando os níveis de pressão arterial (tensão) encontram-se acima dos valores normais.

5 Desnutrição É uma doença causada por dieta incorrecta, mas
também pode ser causada pela má absorção de nutrientes, isto acontece principalmente a baixa classe social e principalmente as crianças dos países subdesenvolvidos.

6 Anorexia A anorexia é uma doença provocada por défice de alimentos. Uma pessoa que sofra de anorexia, come pouco e faz muito exercício físico, mesmo tendo um peso abaixo do normal, os anorécticos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréctico pensa que tem muito peso.

7 Anorexia - continuação
A anorexia pode causar: Sérios danos no sistema reprodutor feminino. Crescimento deficiente ou até paragem do mesmo, com a resultante da má formação do esqueleto (braços e pernas curtas em relação ao tronco). Descalcificação dos dentes; cárie dentária. Depressão profunda. Tendências suicidas. Dores de estômago graves.

8 Bulimia É uma disfunção alimentar. Tem maior ocorrência na adolescência . Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres. A pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa. Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de diuréticos. Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comida em excesso. O bulímico geralmente encontra–se com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia). Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em se procurar ajuda. Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e, assim, buscam ocultar seus sintomas. Estas pessoas vêm-se afectadas nas suas relações sociais .

9 Escorbuto Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina C no organismo. Resulta da falta de frutas e vegetais frescos e do excesso da carne e do peixe salgado. Tem como sintomas o sangramento e inflamação e dor das gengivas, o que pode levar à perda dos dentes.

10 Raquitismo Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina D ou cálcio no organismo. Tem como sintomas: * Dor nos ossos. * Problemas dentais. * Fraqueza muscular. * Aumento do número de fraturas. * Deformidades no esqueleto. * Distúrbios no crescimento. * Hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue). * Tetania (espasmos musculares descontrolados por todo o corpo). * Amolecimento do crânio. * Inchaço das articulações. .

11 Beribéri Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina B1 no organismo. Tem como sintomas a fraqueza muscular, emagrecimento, alterações do sistema circulatório e digestivo. Podem surgir também paralisias musculares, percas de equilíbrio e crises nervosas.

12 Bócio Esta é uma doença provocada pela ausência de iodo no organismo.
É uma doença que se manifesta pelo aumento de volume da tiróide

13 Xeroftalmia Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina A no organismo. Consiste na não produção de lágrimas, tornando, assim os olhos muito secos até à degeneração da córnea.

14 Anemia Esta é uma doença provocada pela ausência de uma proteína no sangue que possuí o ferro, no organismo. A anemia permanece não detectada em muitas pessoas e os sintomas podem ser poucos. O mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga. A falta de ar é relatada em casos mais graves. 


Carregar ppt "Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google