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Alimentação. A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam os nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento,

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Apresentação em tema: "Alimentação. A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam os nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento,"— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação

2 A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam os nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura nos corpos.

3 Alimentação Os alimentos : Permitem-nos crescer; Obter energia; Permitem-nos compensar as perdas; Servem para o bom funcionamento do organismo; Fornecem substâncias que permitem: -c-construção e renovação das células; -p-proteção do organismo; -r-regulação do organismo.

4 Nutrientes Os nutrientes são substâncias que os alimentos contêm, que possuem funções energéticas, reguladoras, protetoras e construtoras ou plásticas, indispensáveis à vida.

5 Os Prótidos ou Proteínas Têm uma função essencialmente plástica. A sua carência pode provocar atrasos no crescimento e diminuição da resistência às doenças. O seu excesso pode provocar problemas renais e inflamações nas articulações.

6 Nutrientes Os Glícidos ou Hidratos de carbono ou Glúcidos Têm uma função essencialmente energética. A sua carência pode provocar fraqueza, fadiga muscular e emagrecimento. O seu excesso pode provocar obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

7 Nutrientes Os Lípidos ou Gorduras Têm funções plásticas e energéticas. A sua carência pode provocar emagrecimento. O seu excesso pode provocar obesidade e doenças cardiovasculares.

8 Nutrientes Os alimentos onde encontramos Proteínas são: carne, pescado, ovos e leguminosas. Os alimentos onde encontramos Glícidos são: cereais, derivados tubérculos e leguminosas. Os alimentos onde encontramos Lípidos são: gordura e óleos.

9 Nutrientes Plásticos ou construtores: água, prótidos, minerais, lípidos. Reguladores: água, fibras, vitaminas, minerais. Energéticos: glícidos, lípidos.

10 Vitaminas As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose.

11 Vitaminas Podemos dividir as vitaminas em dois grupos: Hidrossolúveis- são aquelas que se dissolvem na água: vitamina B; vitamina C; vitamina PP. Lipossolúveis- são aquelas que se dissolvem na gordura: vitamina A; vitamina D; vitamina E; vitamina K.

12 Vitaminas Onde encontramos vitamina A: leite, fígado, manteiga, peixe, cenoura, frutos vermelhos Vitamina B: ovos, fígado, arroz integral, leite, soja, pão integral. Vitamina C: legumes verdes, tomate, laranja, limão, morangos. Vitamina D: peixe, fígado, leite, manteiga, ovos.

13 Vitaminas Vitamina E: óleos vegetais, leite, manteiga, amêndoa, espinafres. Vitamina K: legumes verdes, fígado. Vitamina PP: carne, peixe, fígado, arroz, amêndoa.

14 Vitaminas A carência das vitaminas pode provocar avitaminoses: Na vitamina A: atraso no crescimento; problemas de visão; pouca resistência às infeções. Na vitamina B: perda de apetite e de forças; atraso no crescimento; irritabilidade; Beribéri.

15 Vitaminas Na vitamina C: pouca resistência às infeções; hemorragias; escorbuto. Na vitamina D: raquitismo; atraso no crescimento. Na vitamina E: esterilidade; perturbações na gravidez. Na vitamina K: hemorragias. Na vitamina PP: pelagra.

16 Minerais Os sais minerais Têm funções plásticas e reguladoras. O cálcio, por exemplo, entra na constituição dos ossos e é essencial para o funcionamento dos músculos. A sua carência pode provocar fadiga, descalcificação, raquitismo, bócio, alterações nervosas e musculares, osteoporose, anemia, cárie dentária, entre outras.

17 Minerais Alimentos onde se encontra cálcio: leite e derivados, peixe e ovos, legumes verdes, frutas secas. Sódio : sal de cozinha, alguns alimentos( presunto, enchidos). Ferro: fígado, ovos, legumes verdes. Iodo: peixe, sal marinho. Flúor: água. Magnésio: cereais, legumes verdes, citrinos.

18 Minerais A carência de cálcio provoca descalcificação nos ossos e nos dentes. O seu excesso provoca calcificação em locais não próprios. A carência de sódio provoca desidratação e fraqueza muscular. O seu excesso provoca hipertensão. A carência de ferro provoca anemia. A carência de iodo provoca bócio.

19 Minerais A carência de flúor provoca cárie dentária. O seu excesso provoca fluorose. A carência de magnésio provoca dores musculares.

20 Fibras As fibras Têm uma função reguladora e protetora. São responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e protegem- nos de algumas doenças A sua carência pode provocar prisão de ventre e aterosclerose.

21 Água A água Têm funções plásticas e reguladoras. Existe em praticamente todos os alimentos. A sua carência pode provocar desidratação.

22 Constituição média do ser humano Percentagem Água60% Prótidos18,7% Lípidos15% Minerais6% Glícidos0,3%

23 Ser saudável Uma alimentação saudável é: uma alimentação variada; uma alimentação completa; uma alimentação equilibrada.

24 FIM Diogo Martins Filipe Nº 9 Turma: D Pesquisa: en.wikipédia.org/wiki


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