A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 14 Nova ciência e racionalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 14 Nova ciência e racionalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 14 Nova ciência e racionalismo
FILOSOFAR Capítulo 14 Nova ciência e racionalismo Proposta para esse capítulo SOMENTE ESTRUTURA Menos enumerações e mais esquemas Mais imagens e menos textos Utilizar mais formas geométricas e tipos de animação.

2 CONCEITOS-CHAVE Você já ouviu alguma destas expressões? humanismo
método científico racionalismo dúvida metódica teoria dos ídolos Deus imanente e Deus transcendente

3 DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM
Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? Que elementos indicam que se trata de um astrônomo? Qual é a atitude do personagem em relação a esses elementos? Você sabe como as pessoas do campo da astronomia constroem seu conhecimento atualmente?

4 CONTEXTO HISTÓRICO RENASCIMENTO
RACIONALISMO desenvolvimento de concepções racionais e científicas em vez da supervalorização da fé HUMANISMO predomínio de uma visão antropocêntrica em vez de uma visão teocêntrica INDIVIDUALISMO expressões do individualismo burguês e dos nacionalismos dos Estados modernos investigação do mundo curiosidade científica método matemático-experimental desejo de aventura livre iniciativa valorização das diferenças regionais

5 FRANCIS BACON ( ) Foi um dos fundadores do método indutivo de investigação científica. Atribui-se a ele o lema: “saber é poder”. Concebia a ciência como instrumento de controle da natureza cujo objetivo era expandir a prosperidade humana. Breve apanhado geral, com conceitos-chave. Acrescentar: “Dizia: Crer para entender” Valorizava a pesquisa experimental.

6 TEORIA DOS ÍDOLOS DE FRANCIS BACON
ídolos da tribo Falsas noções decorrentes das limitações da natureza humana em geral ídolos da caverna Falsas noções decorrentes das limitações individuais ÍDOLOS (erros enraizados, falsas noções, preconceitos, maus hábitos mentais) ídolos do mercado Falsas noções decorrentes do mau uso da linguagem ídolos do teatro Falsas noções decorrentes de concepções filosóficas, científicas etc. INSERIR Conexões, p – boas obras Procure relacionar os quatro ídolos de Bacon com situações concretas da atualidade ou de sua vida cotidiana.

7 GALILEU GALILEI É considerado um dos fundadores da física moderna.
( ) É considerado um dos fundadores da física moderna. Confirmou a teoria copernicana e por isso foi processado pelo Tribunal da Inquisição. Desenvolveu o método matemático-experimental.

8 METODOLOGIA CIENTÍFICA DE GALILEU
Método matemático- -experimental nova forma de investigação científica observação dos fenômenos naturais experimentações para comprovar ou rejeitar uma tese matemática como instrumento enunciador de regularidades

9 Coordenadas cartesianas
RENÉ DESCARTES ( ) É considerado um dos pais da filosofia moderna. Foi um dos expoentes do grande racionalismo. Breve apanhado geral, com conceitos-chave. x y Coordenadas cartesianas Atribuía grande valor à matemática. Foi um dos criadores da geometria analítica.

10 RACIONALISMO CARTESIANO
DÚVIDA METÓDICA (coloca metodicamente tudo em dúvida) Deus transcendente (substância infinita) criador de todas as coisas deduz que a primeira certeza consiste no princípio “Penso, logo existo” mundo dualista conclui a existência de Resolver aparência – conectivos??? IDEALISMO o pensamento é mais certo do que as coisas corpóreas substância pensante (mundo da consciência, do eu, do intelecto) substância extensa (mundo material, corpóreo)

11 MÉTODO CARTESIANO regra da evidência regra da enumeração
aceitar apenas o que for claro e distinto no interior da própria atividade mental REGRAS BÁSICAS capazes de conduzir o espírito na busca da verdade regra da enumeração fazer verificações completas e gerais regra da análise dividir as dificuldades em partes para melhor resolvê-las Animar não esquecer que verde limão é artifício regra da síntese ir do mais simples para o mais complexo

12 BARUCH ESPINOSA ( ) Desenvolveu um racionalismo radical caracterizado pela crítica às superstições religiosa, política e filosófica. Escreveu a obra Ética tendo como um de seus objetivos combater essas superstições. Buscou provar a natureza racional de Deus por meio de recursos semelhantes aos de uma demonstração geométrica. Animar Foi perseguido por autoridades religiosas devido a suas conclusões perturbadoras.

13 CONCEPÇÃO MONISTA DE ESPINOSA
MONISMO tudo que existe está fundado em uma única substância SUBSTÂNCIA INFINITA aquilo que não precisa de nada fora de si mesmo para existir Deus imanente corresponde à totalidade das coisas Natureza Naturante: atividade infinita causadora do real. Natureza Naturada: totalidade dos efeitos da atividade da Natureza Naturante.

14 Leia o boxe: Pascal: um pensador contra a corrente.
BLAISE PASCAL ( ) Criticou a confiança excessiva na razão que predominava no pensamento de seus contemporâneos. Foi um grande matemático, físico, inventor da primeira calculadora. Não aceitava o reducionismo matemático nas questões humanas. Polemizou contra o Deus dos filósofos racionalistas, um Deus transformado em engenheiro do mundo. Daí sua afirmação: “O coração – e não a razão – é que sente Deus”. Leia o boxe: Pascal: um pensador contra a corrente. Para você, quais são os atributos mais importantes do ser humano? A razão, a emoção? Comente.

15 Créditos das imagens Slides 1 e 2: Detalhe de O astrônomo (1668) – Jan Vermeer (Musée du Louvre, Paris, França). THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 3: O astrônomo (1668) – Jan Vermeer (Musée du Louvre, Paris, França). THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 5: DIOMEDIA Slide 7: Galileu, ao centro, explica a topografia lunar para alguns religiosos – Jean-Leon Huens (Coleção particular). JEAN-LEON HUENS/THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 9: THE GRANGER COLLECTION, NEW YORK/OTHER IMAGES Slide 12: SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Slide 14: (Coleção particular). ALBUM/AKG-IMAGES/LATINSTOCK


Carregar ppt "Capítulo 14 Nova ciência e racionalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google