A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Relatório Final de Execução Trajectórias Artísticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Relatório Final de Execução Trajectórias Artísticas."— Transcrição da apresentação:

1 Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Relatório Final de Execução Trajectórias Artísticas

2 Objectivos a alcançar  - Sensibilizar os alunos para o estudo das ciências experimentais e para o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas.  - Desenvolver a utilização de equipamento tecnológico simples de georeferenciação (GPS), e a utilização de sensores para registar dados de movimento de corpos numa vertente didáctica.  - Envolver os alunos em actividades físicas desportivas associadas à demonstração de conceitos físicos de movimento, velocidade, aceleração de corpos, com a utilização de sensores e GPS.  - Envolver os alunos na edição das trajectórias artísticas, com a aplicação de técnicas artísticas de gradientes de cor, criando trabalhos decorativos representando efeitos físicos de corpos dinâmicos.  - Promover nos jovens a imaginação, criatividade e destreza manual na elaboração de modelos de micro foguetes.  - Com a colaboração da AJC e do CCEMS, promover demonstrações e sensibilização da comunidade educativa para a utilização de equipamentos tecnológicos, com potencial didáctico no ensino experimental das ciências.  - Promover a interdisciplinaridade entre disciplinas (Educação Visual, Físico-química, TIC e Ed. Física).

3 Os materiais de preparação  Documentos de estudo com indicações didácticas da NASA.

4 Um instrumento didáctico importante  Website interactivo de testes. http://phet.colorado.edu/sims/projectile-motion/projectile-motion_en.html

5 Os materiais de preparação  Documentos inspiradores de Geoarte disponíveis na Internet.

6 Os meios tecnológicos usados  O GPS, o Micro Foguete e o Computador.

7 Os meios tecnológicos usados  O Software da Science Scope e o Google Earth da Internet

8 Os apoios solicitados  Centro de Competências entre Mar e Serra  Associação Juvenil de Ciência Grupo de Técnicas Aeroespaciais

9 A desenvolver o projecto ( Fase bidimensional )  A traçar com GPS o logótipo virtual da escola no recinto escolar e no espaço exterior.

10 O logótipo virtual da escola (Geoarte)  Nem sempre era um percurso fácil, por isso obrigava a um trabalho em equipa.

11 A técnica para fazer a Geoarte  Com uma fita métrica marcaram-se os diâmetros dos diversos círculos para as proporções ficarem mais coerentes.

12 Em acção com a utilização do GPS  A realizar um dos círculos do logótipo. Carregar sobre a imagem para observar o pequeno vídeo

13 O lançador artístico e o lançador real  Alguns trabalhos de alunos mais inspirados.  Estrutura do lançador de micro foguetes de ar comprimido.

14 A desenvolver o projecto ( Fase tridimensional )  A lançar o micro foguete em várias direcções.

15 3-2-1…  A lançar o micro foguete em várias direcções. Carregar sobre a imagem para observar o pequeno vídeo

16 No workshop da AJC para aprender a fazer micro foguetes

17 A construir os micro foguetes personalizados

18 Os foguetes prontos a ser decorados

19 Os resultados das trajectórias  Traçado do logótipo da escola observado num ângulo de 60º, as barras vermelhas indicam as velocidades de deslocação dos alunos ao traçar os círculos no terreno.

20 Logótipo da escola (Geoarte) observação vertical a 90º

21  O círculos azuis indicam a escala de velocidades. Logótipo da escola (Geoarte) observação vertical a 90º

22 Numa perspectiva diferente  O mesmo gráfico observado lateralmente com os círculos azuis a identificarem diferentes níveis de velocidade de deslocação.

23 Logótipo da escola (Geoarte) observação vertical a 90º  Um efeito visual de proximidade.

24 Lançamento individual do micro foguete  As linhas paralelas a azul indicam diversos níveis de altitude.

25 Conjugação de diversos registos  Um lançamento em duas diferentes direcções.

26 Ensaio do efeito 3D para simular uma flor (as rosas da nossa Rainha Santa)  Vários lançamentos em direcções diferentes com intervalos de 45º.

27 Num ângulo diferente

28 Divulgação do projecto em Website  http://eb23rsi-m.ccems.pt/course/view.php?id=75&sesskey=AsKzvP7xwW&switchrole=5

29 Trajectórias artísticas uma arte com futuro…  Vamos continuar a aperfeiçoar a nossa técnica, desenvolvendo mais actividades com o uso destas tecnologias, e fazendo sonhar os nossos alunos.  Agradecemos os apoios:


Carregar ppt "Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Relatório Final de Execução Trajectórias Artísticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google