A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom."— Transcrição da apresentação:

1 BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom

2 Indice 1.O que é um bloco econômico hoje e como ele serve para a economia global – slide 3 2.Apresentar quais os tipos de blocos que existem em nosso planeta – slide 4 3.Dados gerais do bloco – slide 5 4.Apresentar quais são os objetivos, política e perspectativas do bloco econômico – slide 7 5.Relações econômicas de outros paises com a União Europeia – slide 8 6.Apresentar um artigo de jornal ou revista que trate de algum aspecto sobre o bloco – slide 9

3 1.O QUE É UM BLOCO ECONÔMICO HOJE E COMO ELE SERVE PARA A ECONOMIA GLOBAL. Bloco econômico é uma associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação. Eles realizam uma maior integração entre os seus membros, para facilitar o comércio e realizar um maior número de transações comerciais.

4 2.Apresentar quais os tipos de blocos que existem em nosso planeta. Mercosul: Mercado Comum do Sul NAFTA:Acordo de Livre Comércio da América do Norte Pacto Andino Caricom:Mercado Comum e Comunidade do Caribe EU:União Europeia SADC:Comunidade de Desenvolvimento da África Austral APEC:Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico ASEAN:Associação das Nações do Sudeste Asiático

5 3.Dados gerais do bloco. A União Européia começou a se formar a partir de 1950 com a Comunidade Européia do Carvão e do Aço que foi a primeira iniciativa de unir os países europeus. Mais tarde, em 1957, surgiu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) ou “Mercado Comum”. Criado com o intuito de evitar que mais guerras acontecessem entre países europeus (como a II Guerra Mundial) e como forma de recuperar a economia no período do pós-guerra, fato logo registrado no período de 1960 a 1969. A União Europeia é formado pela maioria dos países da Europa Continental e o Reino Unido. Ao todo são 27 países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária,Chipre, Dinamarca,Eslovaquia, Eslovênia, Espanha,Estónia, Finlândia, França, Grécia,Hungria,Irlanda, Itália,Letônia,Lituânia,Luxemburgo,Malta,Países baixos,Polônia, Portugal, Reino Unido,República Tcheca,Rômenia e Suécia. Incluindo os territórios ultramarinos e possessões dos países membros em outras partes do mundo, como, por exemplo: a Guina Francesa, as Ilhas Canárias, Madeira, Açores e Martinica.O país sede da União Europeia é a Bélgica.

6 A organização política é composta pelo presidente,deputados,grupos politicos,comissões,delagações,orgãos políticos e intergrupos. A estrutura da União Europeia é composta por importantes instituições que garantem as funcionalidades do bloco nos meios político, econômico, legislativo, executivo e judiciário. As instituições e os órgãos da União, bem como os seus respetivos poderes, decorrem dos Tratados fundadores. Neste contexto, o Tratado da União Europeia refere sete instituições europeias no sentido restrito do termo: quatro são responsáveis pela formulação de políticas e pela tomada de decisões, a saber, o Conselho Europeu, o Conselho, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu. Paralelamente, o Tribunal de Justiça assegura a observância do direito comunitário, o Banco Central Europeu tem por principal missão garantir a estabilidade dos preços na zona euro e o Tribunal de Contas verifica a legalidade e a regularidade das receitas e despesas da União. Com o passar dos anos e os sucessivos tratados, os poderes da União, tal como os processos de tomada de decisão, evoluíram significativamente. O significado de EU é de União Europeia.

7 4.Apresentar quais são os objetivos, política e perspectativas do bloco econômico. Os principais objetivos são: promover a unidade política e econômica da Europa; melhorar condições de livre comércio; melhorar condições de vida e de trabalho dos cidadãos; reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões e fomentar o desenvolvimento econômico de países em fase de crescimento. A Política Regional está direcionada para todas as regiões e cidades da União Europeia com vista a apoiar a criação de emprego, a competitividade empresarial, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

8 5-Relações econômicas de outros paises com a União Europeia Em 2004, integraram o bloco as ilhas de Malta e Chipre. Além disso, alguns países do antigo bloco socialista soviético também ingressaram na UE (Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia e Bulgária) e três antigos países da União Soviética (Estônia, Letônia e Lituânia). Em 2007, Bulgária e Romênia também aderiram ao bloco, que passou a ser a Europa dos 27. No dia 1 de julho de 2013, a Croácia também foi integrada à União Europeia, tornando-se a Europa 28.

9 O primeiro-ministro britânico, David Cameron, advertiu que Londres não vai aderir a nenhum sistema de asilo comum da União Europeia. A declaração de Cameron (primeiro-ministro britânico) surge depois de notícias segundo as quais Bruxelas poderá propor centralizar os pedidos de asilo da UE, no quadro de uma revisão geral da política de asilo que pode ser anunciada na próxima semana. 6.Apresentar um artigo de jornal ou revista que trate de algum aspecto sobre o bloco.

10 Bibliografia 1- http://www.infoescola.comhttp://www.infoescola.com 2- https://pt.wikipedia.orghttps://pt.wikipedia.org


Carregar ppt "BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google