A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,"— Transcrição da apresentação:

1 O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, em 7 de fevereiro de 1992. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia são candidatos a integrar a EU.

2 Fundamenta-se juridicamente em quatro tratados fundadores:
Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca) - com o objetivo a integração das indústrias do carvão e do aço dos países europeus. Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE) - com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu. Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (Euratom) – com o objetivo de fomentar a cooperação no desenvolvimento e utilização da energia nuclear e elevação do nível de vida dos países-membros

3 Tratado da União Européia (UE) – Entrou em vigor o Tratado de Maastricht, mudando o nome de CEE para União Européia (UE). Os mais importantes objetivos desse tratado são a união econômica monetária dos Estados-membros da UE, a definição e a execução de uma política externa e de segurança comuns, a cooperação em assuntos jurídicos e a criação de uma cidadania européia. Maastricht cria um bloco de nações livre de barreiras à circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas.

4 A Moeda Única: o euro Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Européia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 17 países.

5 Objetivos Promover a unidade política e econômica da Europa;
Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

6 O processo de tomada de decisão e o processo de co-decisão envolvem cinco principais instituições:
Parlamento Europeu - representa os cidadãos da União Européia, que elegem seus membros. Conselho da União Européia - representa individualmente os Estados-membros. Comissão Européia - defende os interesses de toda a União Européia. Tribunal de Justiça - assegura o cumprimento da legislação européia. Tribunal de Contas Europeu - fiscaliza as finanças das atividades da União Européia.

7 Acordos da União Européia
Integração econômico-comercial, cuja expressão concreta é o mercado único, ou seja, a livre circulação de bens, serviços, capitais e trabalhadores entre os Estados-membros. Garantia de política externa e de segurança comum. Garantia de políticas de imigração e de cooperação judiciária e policial.


Carregar ppt "O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google