Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Luísa Aranha Pais Alterado mais de 7 anos atrás
1
RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH
Profa. Lucimeire
2
Relatórios Peça técnica que tem por objetivo informar o resultado dos trabalhos executados de acordo com o programa planejado. Não oferece uma conclusão sumária (fato que deve ser inserido no parecer) Deverá ser uma resposta aquilo que se buscou.
3
Estrutura dos relatórios
O programa Os papéis de trabalho Os pré-relatórios O relatório.
4
Sequência na Apresentação
Apresentação (uma carta que encaminha o trabalho e evidencia pontos de destaque) Identificação Índice Geral Assuntos, por setores seguindo o programa Índice de anexos Anexos Conclusões Parecer Ilustrações gráficas
5
Identificação É uma exposição que apresenta todos os dados técnicos que qualificam o trabalho: Empresa: Cia Nacional Tipo de trabalho:Auditoria em RH Exercício: 2009 Época de verificação: ___/____/____ Equipe Técnica: Programação: Última Auditagem:
6
Índice Geral Dividir em capítulos:
I – Auditoria da Política de treinamento e desenvolvimento de pessoal II -…
7
Parecer Origina-se do relatório final. Tipos de pareceres:
Sem ressalvas ou limpo Com ressalvas Parecer adverso Negativa de parecer
8
Parecer Os pareceres sem ressalvas compreende três parágrafos:
Referente à identificacão das demonstrações contábeis, dos documentos auditados na área de RH e à definição das responsabilidades da Administração e dos auditores Parágrafo referente à extensão dos trabalhos Parágrafo referente à opinião sobre as demonstrações contábeis e/ou documentos auditados de RH.
9
Parecer sem ressalvas Examinamos os documentos xxxxx, levantados em 31 de agosto de 2009, e as respectivas comprovações correspondentes aos exercícios findos daquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre as documentações levantadas na área de RH. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas brasileiras de auditoria e compreenderam: a) o planejamento dos trabalhos; b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações divulgadas. Em nossa opinião, …..
10
Parecer com ressalvas O parágrafo padrão da opinião deve ser alterado de forma a deixar clara a natureza da ressalva e seu efeito sobre os resultados. Expressões exceto, exceção na redação dos pareceres com ressalvas.
11
Parecer Adverso É emitido quando o auditor possui informações suficientes para formar a opinião de que os documentos auditados não representam adequadamente a posição da empresa.
12
Negativa de parecer Quando não obtém elementos comprobatórios suficientes para formar sua opinião
13
Situações que levam o auditor a emitir parecer diferente
Exposições informativas inadequadas Falta de uniformidade na aplicação dos registros pesquisados Incertezas quanto ao efeito de eventos futuros
14
ATIVIDADE Você foi designado para auditar o Setor de RH da Motores Verdan S/A para o ano a findar em 31/12/2009. Todos os documentos investigados foram: Folha de pagamento, Guias de FGTS, INSS, IRRF, Livro de registro, Fichas de salário família, cartão de ponto, RAIS, e normas e políticas de RH. Para fazer: Redija um parecer sem ressalvas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.