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RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH

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Apresentação em tema: "RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH"— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH
Profa. Lucimeire

2 Relatórios Peça técnica que tem por objetivo informar o resultado dos trabalhos executados de acordo com o programa planejado. Não oferece uma conclusão sumária (fato que deve ser inserido no parecer) Deverá ser uma resposta aquilo que se buscou.

3 Estrutura dos relatórios
O programa Os papéis de trabalho Os pré-relatórios O relatório.

4 Sequência na Apresentação
Apresentação (uma carta que encaminha o trabalho e evidencia pontos de destaque) Identificação Índice Geral Assuntos, por setores seguindo o programa Índice de anexos Anexos Conclusões Parecer Ilustrações gráficas

5 Identificação É uma exposição que apresenta todos os dados técnicos que qualificam o trabalho: Empresa: Cia Nacional Tipo de trabalho:Auditoria em RH Exercício: 2009 Época de verificação: ___/____/____ Equipe Técnica: Programação: Última Auditagem:

6 Índice Geral Dividir em capítulos:
I – Auditoria da Política de treinamento e desenvolvimento de pessoal II -…

7 Parecer Origina-se do relatório final. Tipos de pareceres:
Sem ressalvas ou limpo Com ressalvas Parecer adverso Negativa de parecer

8 Parecer Os pareceres sem ressalvas compreende três parágrafos:
Referente à identificacão das demonstrações contábeis, dos documentos auditados na área de RH e à definição das responsabilidades da Administração e dos auditores Parágrafo referente à extensão dos trabalhos Parágrafo referente à opinião sobre as demonstrações contábeis e/ou documentos auditados de RH.

9 Parecer sem ressalvas Examinamos os documentos xxxxx, levantados em 31 de agosto de 2009, e as respectivas comprovações correspondentes aos exercícios findos daquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre as documentações levantadas na área de RH. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas brasileiras de auditoria e compreenderam: a) o planejamento dos trabalhos; b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações divulgadas. Em nossa opinião, …..

10 Parecer com ressalvas O parágrafo padrão da opinião deve ser alterado de forma a deixar clara a natureza da ressalva e seu efeito sobre os resultados. Expressões exceto, exceção na redação dos pareceres com ressalvas.

11 Parecer Adverso É emitido quando o auditor possui informações suficientes para formar a opinião de que os documentos auditados não representam adequadamente a posição da empresa.

12 Negativa de parecer Quando não obtém elementos comprobatórios suficientes para formar sua opinião

13 Situações que levam o auditor a emitir parecer diferente
Exposições informativas inadequadas Falta de uniformidade na aplicação dos registros pesquisados Incertezas quanto ao efeito de eventos futuros

14 ATIVIDADE Você foi designado para auditar o Setor de RH da Motores Verdan S/A para o ano a findar em 31/12/2009. Todos os documentos investigados foram: Folha de pagamento, Guias de FGTS, INSS, IRRF, Livro de registro, Fichas de salário família, cartão de ponto, RAIS, e normas e políticas de RH. Para fazer: Redija um parecer sem ressalvas.


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