A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I. Agenda i)Fundamentos; ii)História; iii)Base conceitual; e iv)Comportamento;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I. Agenda i)Fundamentos; ii)História; iii)Base conceitual; e iv)Comportamento;"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I

2 Agenda i)Fundamentos; ii)História; iii)Base conceitual; e iv)Comportamento;

3 História -Antiga -Medieval -Moderna -Científica

4 História Antiga -Patris – Pater -Origem e aplicações

5 História Medieval -Frei Luca Paciolo -Método Partidas Dobradas -Débito e Crédito Durante o Império Romano, Auditores testemunhavam a comunicação de avisos oficiais levados por mensageiros.

6 História Moderna -A contabilidade é muito mais do que registro, e sim um instrumento de gestão Mais tarde, os Auditores passaram a avaliar a confiabilidade dos dados e informações financeiras.

7 História Científica -Contemporânea, dias atuais -Outros jogadores fazem parte do negócio partes interessadas -Sociedade, meio ambiente. Consolidar processos, adicionando valor às operações da empresa. Aplicar as melhores técnicas e ferramentas de controle, com o objetivo de garantir a eficiência dos negócios.

8 Conceito Contabilidade Geral A Contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro.

9 Conceito Auditoria Interna é em um exame das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de verificar se elas estão de acordo com os normativos estabelecidos previamente, se foram corretamente implementadas e se estão adequadas. Uma vez identificadas inconformidades, cabe ao auditor orientar e estabelecer um plano de correção das mesmas.

10 Especialidade Ciência Contábil Contabilidade Rural Auditoria Contabilidade Financeira Contabilidade Social Contabilidade Ambiental Contabilidade Custos

11 Auditoria Interna Auditoria Externa Usuários e suas necessidades i) Certificar que possui um profissional olhando para dentro da empresa; ii) Confirmar as técnicas e metodologia aplicada; iii) Observa a empresa com objetivo sistêmica. i) A empresa segue regras; ii) As regras são aplicadas de forma uniforme; iii) O investimento está coberto sob um manto técnico.

12 Técnicas e Ferramentas Conhecer os critérios a serem auditados, conforme listas de verificações Usar liguagem simples com sentenças curtas; Usar questões abertas; Ser bom ouvinte, concentrar, interessar pelo assunto; Evitar distrações, estar atento a detalhes; Ser paciênte e manter o controle ; Estar familiarizado com as áreas que serão auditadas; Manter independência; Ter total habilidade para se comunicar, buscar e registrar evidências;

13 O Auditor Deve –Ser ético; –O auditor deve emitir a sua opinão a respeito de um fato, porém não deve julgar; –A opinião é expressada através de um parecer / relatório; –Este relatório deve estar embasado com documentos (papéis de trabalho).

14 O Auditor Não Deve Comparar áreas ou auditados; Ser sarcástico / irônico; Criticar situações; Discutir personalidades; e Chegar ou sair atrasado.

15 -Dúvidas? Obrigado pela atenção.


Carregar ppt "Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I. Agenda i)Fundamentos; ii)História; iii)Base conceitual; e iv)Comportamento;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google