A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina Auditoria I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina Auditoria I"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina Auditoria I
Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I

2 Fundamentos; História; Base conceitual; e Comportamento;
Agenda Fundamentos; História; Base conceitual; e Comportamento;

3 História Antiga Medieval Moderna Científica

4 História Antiga Patris – Pater Origem e aplicações

5 História Medieval Frei Luca Paciolo Método Partidas Dobradas
Débito e Crédito Durante o Império Romano, “Auditores” testemunhavam a comunicação de “avisos oficiais” levados por mensageiros.

6 História Moderna A contabilidade é muito mais do que registro, e sim um instrumento de gestão Mais tarde, os “Auditores” passaram a avaliar a confiabilidade dos dados e informações financeiras.

7 História Científica Contemporânea, dias atuais
Outros jogadores fazem parte do negócio “partes interessadas” Sociedade, meio ambiente. Consolidar processos, adicionando valor às operações da empresa. Aplicar as melhores técnicas e ferramentas de controle , com o objetivo de garantir a eficiência dos negócios.

8 Conceito Contabilidade Geral “A Contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro.”

9 Conceito Auditoria Interna é em um exame das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de verificar se elas estão de acordo com os normativos estabelecidos previamente, se foram corretamente implementadas e se estão adequadas. Uma vez identificadas inconformidades, cabe ao auditor orientar e estabelecer um plano de correção das mesmas.

10 Especialidade Contabilidade Custos Contabilidade Financeira Auditoria
Ciência Contábil Contabilidade Ambiental Contabilidade Rural Contabilidade Social

11 Usuários e suas necessidades
i) Certificar que possui um profissional olhando para dentro da empresa; ii) Confirmar as técnicas e metodologia aplicada; iii) Observa a empresa com objetivo sistêmica. Auditoria Interna Usuários e suas necessidades i) A empresa segue regras; ii) As regras são aplicadas de forma uniforme; iii) O investimento está coberto sob um manto técnico. Auditoria Externa

12 Técnicas e Ferramentas
Conhecer os critérios a serem auditados, conforme listas de verificações Usar liguagem simples com sentenças curtas; Usar questões abertas; Ser bom ouvinte, concentrar, interessar pelo assunto; Evitar distrações, estar atento a detalhes; Ser paciênte e manter o controle; Estar familiarizado com as áreas que serão auditadas; Manter independência; Ter total habilidade para se comunicar, buscar e registrar evidências;

13 O Auditor Deve Ser ético;
O auditor deve emitir a sua opinão a respeito de um fato, porém não deve julgar; A opinião é expressada através de um parecer / relatório; Este relatório deve estar embasado com documentos (papéis de trabalho).

14 O Auditor Não Deve Comparar áreas ou auditados;
Ser sarcástico / irônico; Criticar situações; Discutir personalidades; e Chegar ou sair atrasado.

15 Obrigado pela atenção. Dúvidas?


Carregar ppt "Disciplina Auditoria I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google