A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I 26/02/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I 26/02/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I 26/02/2014

2 Agenda 1.Abertura 2.Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho e Parecer 3.Controles Internos

3 Controles Internos CONCEITO O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e adesão à política traçada pela administração.

4 Controles Internos Faturamento; Contabilidade; Recursos Humanos; Estoques, etc); Gerando informações, na qual a inteligência e a criatividade são os limites para a análise; Conseqüentemente, a área passa de operacional para uma área de inteligência dentro das organizações, ou seja, atua também como uma consultoria interna.

5 Controles Internos Plano de Organização Compreende o modo pelo qual a empresa organiza o seu sistema de sistema de controles internos. É a divisão adequada e balanceada dos esforços e a forma que sejam estabelecidas as relações de autoridade e responsabilidade entre os vários níveis.

6 Controles Internos Métodos e Medidas Estabelece os meios, as medidas e os caminhos para comparar e julgar a eficiência dos controles internos.

7 Controles Internos O que se espera Proteção do Patrimônio Forma pela qual são salvaguardados e definidos os bens e direitos da empresa. Definição e estabelecimento de independência de funções (custódia, controle e contabilização) conjugada a um sistema de autorizações.

8 Controles Internos O que se espera Exatidão e fidedignidade dos dados contábeis, que estes correspondam e adequada precisão e observância aos elementos dispostos na contabilidade.

9 Controles Internos AUDITORIA e CONTROLE INTERNO As normas de auditoria no tocante ao trabalho de campo estabelecem que o auditor deve avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada afim de determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria.

10 Controles Internos AUDITORIA e CONTROLE INTERNO Passos: 1. levantar o sistema de controle interno; 2.Verificar se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática; 3.Avaliar a possibilidade do sistema revelar erros e irregularidades; 4.Determinar tipo, data e volume dos testes de auditoria.

11 Controles Internos AUDITORIA e CONTROLE INTERNO Pontos Controle: O sistema de controle interno funciona como se fosse um filtro para deter erros e/ou irregularidades; A qualidade do sistema de controle interno é que vai determinar o volume de teste que o auditor vai aplicar; Quanto mais forte for o sistema de controle interno menor o volume de testes. Quanto mais fraco for o sistema de controle interno maior o volume de testes.

12 Controles Internos Avaliação

13 -Dúvidas? Obrigado pela atenção.


Carregar ppt "Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I 26/02/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google