A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PIBID - UNAERP. UNAERP Pioneira no desenvolvimento de programas que contribuem para a formação profissional de graduandos e também com a comunidade, sempre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PIBID - UNAERP. UNAERP Pioneira no desenvolvimento de programas que contribuem para a formação profissional de graduandos e também com a comunidade, sempre."— Transcrição da apresentação:

1 PIBID - UNAERP

2 UNAERP Pioneira no desenvolvimento de programas que contribuem para a formação profissional de graduandos e também com a comunidade, sempre com a interface do governo federal (CNPq/Capes):  PIBIC – Programa de bolsa a iniciação científica para graduandos;  PIBIT - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;  PET - é desenvolvido por grupos de estudantes, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;  PIBID - O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

3 Capes A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.

4 Capes As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: avaliação da pós-graduação stricto sensu; acesso e divulgação da produção científica; investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; promoção da cooperação científica internacional; indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

5 PIBID O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola

6 PIBID - Universidade de Ribeirão Preto Esta proposta, alinhada à filosofia pedagógica da instituição, não está somente preocupada com a relação entre teoria e prática, mas também estimula a produção e o desenvolvimento de processos inovadores, dispositivos e equipamentos, arte e tecnologia, novos métodos pedagógicos e de pesquisa, ferramentas de gestão e trabalhos literários; O projeto pretende promover a articulação entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, buscando compreender e contribuir com a realidade educacional da cidade.

7 Objetivo do projeto institucional Trabalhar com alunos e docentes das séries iniciais, melhorando os processos educativos, com foco na alfabetização. Articular docentes dos três cursos; Sensibilizar os licenciandos sobre a problemática da educação escolar atual; Aproximação do campo de estudo (conhecimento sobre as escolas selecionadas para o PIBID); Elaboração de projetos e propostas de intervenção na realidade; Criação de espaços coletivos de acompanhamento, avaliação e recondução das atividades propostas e realizadas.

8 Licenciaturas na UNAERP A instituição vem trabalhando, nos últimos anos, para atrelar seus planos pedagógicos, com o objetivo de articular e alinhar a área das Licenciaturas: Educação Física, Pedagogia e Música, promovendo a relação das três áreas do saber, inclusive com o intercâmbio de docentes e de projetos interdisciplinares.

9 Projeto Institucional Ações interdisciplinares contemplando as áreas: música, educação física e pedagogia.

10 Participantes deste Projeto Coordenador institucional: Drª Neide de Souza Lehfeld Vice: Me. Alessandra Fracaroli Perez Coordenadores de área Ed. Física – Me.Tadeu Paccagnella Música – Me. Erika de Andrade Silva Pedagogia – Me. Samila Bernardi do Vale Lopes Supervisores Veiga de Miranda – Jurema Aparecida Feiteiro Diniz (Pedagoga) Paulo Monte Serrat : Esp. Gislene Aparecida Gonzales N. Martins (Pedagoga) Me. Lucia Maria Varela (Ed. Física)

11 Aperfeiçoamento da língua portuguesa e oratória Grupos de estudo; Elaboração de relatórios (aperfeiçoamento da leitura e da escrita); ILE (apoio); Libras.

12 Subprojeto Música

13 Participantes do sub-Projeto Música Carlos Roberto Da Silva Junior; Daniela Jorge Tosta Bruderhausem; Felipe Elvis Dos Santos; Iara Sodre Geloni; Roumayne Amaral Oliveira; Thaís Duarte Padovani.

14 Subprojeto Música Objetivo Geral Proporcionar vivência e formação para educar alunos das duas escolas públicas do município de Ribeirão Preto; Contribuir para o acesso à cultura musical e ao desenvolvimento humano por meio da música.

15 Subprojeto Música Ações Previstas: Música na escola – Currículo e metas pedagógicas; Música na escola – Diversidade; Materiais e métodos; Paisagem sonora; Som e movimento para aprender mais e melhor; Cultura, comunidade e educação; Apreciação musical.

16 Escola Estadual Ministro Veiga de Miranda

17 Bolsistas: Carlos Roberto da Silva Júnior e Thaís Duarte Padovani; Faixa etária: 6 aos 10 anos (2º, 4º e 5º ano da manhã e da tarde).

18 Escola Estadual Ministro Veiga de Miranda Início do trabalho: Leitura de plano pedagógico; Observação das salas; Conversa com professores; Planejamento das aulas. Conhecendo os alunos: O que eles conheciam; A influência da grande mídia sobre o gosto popular;

19 Escola Estadual Ministro Veiga de Miranda Na prática: O que deu certo; O que não deu certo; Os principais desafios. Nos bastidores: Reuniões semanais; Encontro com bolsistas, supervisores e coordenadores.

20

21

22

23

24

25 Escola Estadual Paulo Monte Serrat

26 Bolsistas: Daniela Tosta, Iara Sodré Geloni, Felipe Elvis Pitoresco e Roumainy Amaral Oliveira. Faixa etária: 6 aos 9 anos (2º, 3º e 4º ano);

27 Escola Estadual Paulo Monte Serrat Início do trabalho: Leitura do plano pedagógico; Observação das salas; Conversa com professores; Planejamento das aulas; Conhecendo os alunos: O que eles conheciam; A influência da grande mídia sobre o gosto popular;

28 Escola Estadual Paulo Monte Serrat Na prática: O que deu certo; O que não certo; Os principais desafios. Nos bastidores: Reuniões semanais; Encontro com bolsistas, supervisores e coordenadores.

29

30

31

32 Escola Estadual Paulo Monte Serrat Conhecendo os alunos: O que eles conheciam; A influência da grande mídia sobre o gosto popular; Na prática: O que deu certo; O que não certo; Os principais desafios. Nos bastidores: Reuniões semanais; Encontro com bolsistas, supervisores e coordenadores

33

34

35

36

37

38


Carregar ppt "PIBID - UNAERP. UNAERP Pioneira no desenvolvimento de programas que contribuem para a formação profissional de graduandos e também com a comunidade, sempre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google