Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiego Barreiro de Mendonça Alterado mais de 7 anos atrás
1
Natureza da Pesquisa em Ensino de Física
2
Pesquisa em Ensino de Física xPesquisa em Física Características das pesquisas na Área de Ensino de Física
3
Primeiro problema: o que se pesquisa? Segundo problema: como se pesquisa? Terceiro problema: para quê se pesquisa?
4
Produtos de pesquisa Física Introdução (questão e resultados anteriores) Suporte teórico (princípios básicos) Materiais e métodos Dados, análise e Resultados Discussão e Conclusões Ensino de Física Natureza da pesquisa
5
Produtos de pesquisa Física Introdução (questão e resultados anteriores) Delimitações e referências teóricas Definição abordagem e procedimentos Dados, análise e Resultados Discussão e Conclusões Introdução (questão e resultados anteriores) Suporte teórico (princípios básicos) Materiais e métodos Dados, análise e Resultados Discussão e Conclusões Ensino de Física
6
Características das pesquisas experimentais Física ??? Natureza dos objetos Natureza das variáveis Reprodutibilidade Precisão Natureza da previsão Validade Natureza dos resultados Ensino de Física
7
Características das pesquisas experimentais Física Natureza dos resultados Natureza dos objetos Natureza das variáveis Reprodutibilidade Precisão Natureza da previsão Validade Natureza dos resultados Ensino de Física
8
Características das pesquisas experimentais em Física Natureza dos objetos Identificação e controle de variáveis (análise de variáveis independentes) Reprodutibilidade dos métodos Precisão e erro. Validade quase universal Natureza da previsão, potencial de generalização Natureza dos resultados
9
Características das pesquisas em Ensino de Física Natureza dos objetos: variedade maior (ainda que a questão dos níveis de organização seja equivalente) Variáveis múltiplas, interdependentes, não sempre passíveis de serem identificadas a priori. Impossível a demarcação de uma variável isolada das demais Reprodutibilidade dos procedimentos propostos, mas não dos encaminhamentos, o que compromete a reprodutibilidade da experiência Análises qualitativas e quantitativas com pouca precisão: a questão do erro não se coloca Conclusões locais, sem potencial de generalização imediata Resultados provisórios e limitados
10
Características das pesquisas teóricas Física Natureza dos objetos Natureza das referências teóricas Procedimentos de desenvolvimento Validade dos resultados Natureza dos resultados Ensino de Física ???
11
Vale a pena pesquisar? O que garante ou valida os resultados de pesquisas qualitativas? Para quem se pesquisa? A quem interessam os resultados da pesquisa? Sem generalizações, de que valem resultados apenas locais? Por que se insiste em fazer pesquisas em ensino?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.