A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª Leitura Deus propõe uma NOVA ALIANÇA. (Jr 31, 31-34) É um dos trechos mais importantes do Antigo Testamento. Deus tinha feito uma ALIANÇA no Sinai, entregando a Moisés mandamentos escritos em pedra...

4 O povo aderiu à aliança, mais com a boca, do que com o coração. Nunca interiorizou devidamente, foi infiel... Por isso Deus pensou em algo novo: uma NOVA ALIANÇA. Nela os mandamentos não serão gravados em pedras, mas no coração. Uma aliança que o tempo não apagará. Não será uma imposição externa, mas uma disposição interior para percorrer os caminhos de Deus.

5 A 2.ª Leitura afirma que esta nova Aliança, plena e definitiva, se realizará em Jesus Cristo. (Hb 5,7-9) Ele solidariza-se com os homens e aponta-lhes o caminho da Salvação. O Evangelho convida-nos a olhar Jesus, que selou a Nova Aliança com o próprio sangue na Cruz. (Jo 12,20-33) - Um grupo de gregos pedem: "Queremos ver Jesus!". - Dirigem-se aos discípulos Filipe e André…

6 - Jesus FAZ-SE VER através de uma imagem: o GRÃO de TRIGO. O grão de trigo morre para produzir muito fruto. A fecundidade da vida manifesta-se na morte. Assim foi para Jesus, assim será para todos nós. * Para CONHECER Jesus: - Devem morrer as seguranças humanas, o apego à própria vida e à sabedoria humana. - Deve morrer tudo o que nos afasta do projecto de Jesus, especialmente a violência que tem ceifado tantos inocentes.

7 - E aponta o Caminho para vê-lo: a CRUZ. "Quando eu for elevado da terra (na cruz), atrairei todos a mim." * Não será por mera curiosidade, mas por amor. Será suscitador de discipulado em todos aqueles que saberão andar além do facto físico e verão nele a gratuidade feita totalidade.

8 "Queremos ver Jesus" Este pedido é uma linda proposta de Vida para todos nós. Mas onde encontrá-lo? Envolvidos nas nossas actividades, como os gregos de então, fica difícil ver o Deus amigo, companheiro de caminhada. Muito mais difícil é ver um Deus crucificado, como o pior criminoso dos homens e segui-lo, como servidores fiéis. - Mas a quem nos devemos aproximar, para que nos aponte o caminho para vê-lo e então segui-lo?

9 - Atenta a este desejo, a Igreja responde-nos com um Projeto de Evangelização: "Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida", com o qual deseja levar os cristãos de hoje ao encontro pessoal com Cristo e proporcionar a todos os baptizados um conhecimento mais completo e uma experiência mais profunda da sua fé cristã. "Ver" e "conhecer" o Enviado do Pai para a Salvação é o anseio profundo de todos os cristãos.

10 O conhecimento e a experiência de Jesus Cristo gerarão em nós maior entusiasmo na vivência cristã e na acção missionária da Igreja. Assim será possível enfrentar três grandes desafios: - Promoção da dignidade da Pessoa, - Renovação da Comunidade e - Participação na construção de uma Sociedade justa e solidária. O Projecto de Evangelização deve visar especialmente os membros participantes da vida da Igreja, para despertar neles um novo ardor apostólico e missionário e assim atingir os que estão indiferentes ou afastados...

11 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 29-04.2009 Faz, Senhor, que teus discípulos reconheçam o teu rosto no rosto dos pobres. Dá olhos para ver os caminhos da justiça e da solidariedade; dá ouvidos para escutar os pedidos de salvação e saúde; enriquece seus corações de fidelidade generosa para que se façam companheiros de caminhada e testemunhas verdadeiras e sinceras da glória, que resplandece no crucificado, ressuscitado e vitorioso. Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 29.03.2009


Carregar ppt "A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google