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PublicouAfonso Valgueiro de Lacerda Alterado mais de 7 anos atrás
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GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO III
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“Processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que se está atuando.” Peter Drucker
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“ É um processo sistemático planejado, administrado e executado pela alta direção geral da entidade envolvendo todos os dirigentes, gerentes e responsáveis que busca assegurar: a continuidade a permanência e o crescimento da entidade...
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Definir a missão Definir a Visão Definir a filosofia da empresa Estabelecer políticas Estabelecer objetivos Desenvolver as estratégias Planejar a estrutura da organização Providenciar pessoal Estabelecer procedimentos
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Fornecer instalações Fornecer capital Estabelecer padrões Fornecer informação de controle Manter o pessoal ativo Estabelecer programas de administração e planos operacionais
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Antecipa possíveis problemas. Os administradores adotam uma postura de maior interesse à organização. Alerta a organização sobre mudanças mercadológicas. Permite ações de respostas rápidas ao mercado. Identifica necessidade de mudanças na natureza da operação. Melhora a canalização de esforços para o atingimentode objetivos. Os administradores acabam tendo uma maior visão sobre a empresa.
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Facilita a visão sobre oportunidades de mercado. Tem-se uma visão acertiva sobre os problemas da organização. Minimiza os efeitos indesejáveis de condições de mudanças adversas. Facilita a implantação e implementação de planos, objetivos e mudanças organizacionais. Efetiva a locação de recursos e tempo. Minimiza os erros. Ordena as prioridades dentro de cronogramas de ação.
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1. O Produto-mercado: Onde competir 2. O Nível de investimentos: 1.Investir para crescer 2.Investir para manter 3.Extrair o máximo proveito, pela minimização de investimentos 4.Recuperar ativos – eliminando negócios.
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3. Estratégias de área funcional: 1.Linha de produto 2.Posicionamento 3.Precificação 4.Distribuição 5.Produção 6.Tecnologia de informação 7.Segmentação 8.Estratégia global
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4. Ativos Estratégicos - VCS (Vantagem Competitiva Sustentável) Nome, marca Base de clientes Outros recursos 5. Alocação de Recursos nas Unidades de Negócios 6. Efeitos Sinergéticos por outros negócios
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Intenção estratégica – é a alavancagem dos recursos internos, capacidades e competências essenciais de uma empresa, visando o cumprimento de suas metas no ambiente competitivo. Missão estratégica - é a declaração do propósito e do alcance únicos da empresa em termos de produto e de mercado.
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Stakeholders no mercado de capitais (acionistas, bancos) Stakeholders no mercado de produtos ( clientes primários, fornecedores, comunidades, sindicatos) Stakeholders no setor organizacional ( empregados)
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Ameaças Oportunidades Competição no setor Análise da concorrência
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Demográfico Econômico Político Jurídico Sociocultural Tecnológico Global
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Clientes Concorrência Desempenho Imagem e personalidade Objetivos Estratégias atuais e passadas Cultura Estrutura de custos Forças e Fraquezas Mercado Tamanho Perspectivas de crescimento Lucratividade do mercado Estruturas de custos Canais de Distribuição Tendências Fatores Chaves de Sucesso
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Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos compradores Ameaça de Produtos substitutos Rivalidade entre concorrentes
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Barreiras de entrada Economias de escala Diferenciação de produto Requisitos de capital Custos de Mudança Acesso aos canais de distribuição Desvantagens de Custo independentemente da escala Política de governo
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Retaliação esperada Concorrentes numerosos ou igualmente equilibrados; Crescimento lento do setor; Custos fixos elevados ou custos de armazenagem elevados; Ausência de diferenciação ou custos de mudanças reduzidos; Capacidade aumentada em grandes incrementos; Concorrentes divergentes; Apostas estratégicas elevadas; Barreiras de saídas elevadas.
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Recursos Tangíveis Intangíveis Capacidades Competências essenciais Capacidades valiosas Capacidades raras Capacidades difíceis de imitar Capacidades insubstituíveis
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Estrutura física Disponível Em uso Possibilidade de ampliação Processo de Gestão Informatização Sistemas de informação Cultura e valores Políticas: Preços Logística e distribuição Produtos Comunicação
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Tamanho das empresas Complexidade Estruturas Sistemas de comunicação Estruturas de comando Definições de papéis Valores e normas Estilos de administração Competências necessárias Volume de tecnologia Necessidades financeiras. Diversificações: produtos, mercados e tecnologias
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› Desempenho Finanças Satisfação dos clientes Qualidade dos produtos Associação de produto/marca Custos gerais P&D Capacidade e desempenho dos talentos Portfólio de produtos e serviços
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Recursos Financeiros: Capacidade de levantar capital, capacidade de gerar fundos internamente. Recursos Organizacionais: Controles internos, coordenação, comunicação e planejamento. Recursos Físicos: Acesso a matérias-primas, Localização da empresa, equipamentos. Recursos Tecnológicos: Patentes, marcas, direitos autorais e segredos comerciais.
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Recursos Humanos: Conhecimentos, confiança, capacidade gerencial, rotinas de organização. Recursos de Inovação: Idéias, capacidade científica, capacidade de inovar. Recursos de Reputação: percepções dos clientes quanto à qualidade, durabilidade e confiabilidade; Reputação junto aos fornecedores.
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Podemos dizer que as capacidades se desenvolvem: Transporte; Intercâmbio de informações; Conhecimento sendo o maior capital da empresa o capital humano.
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Competências básicas ou Capacidades Valiosas: Aquelas que adicionam valor, mas que não são raras e podem ser facilmente imitadas. (competência para entrar no jogo) Competências específicas ou Capacidades Raras: acrescentam valor, são raras e dificilmente imitadas ou substituídas. ( competência para ganhar o jogo dentro de um setor específico)
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Adicionam valor, são raras, dificilmente imitadas ou substituídas e podem ser aplicadas a outros negócios. (Competência para ganhar o jogo em vários setores)
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A dinâmica competitiva resulta de uma série de ações e respostas competitivas entre frmas que concorrem dentro de uma indústria específica. Aumento da rivalidade no novo cenário competitivo. Modelo de dinâmica e rivalidade competitiva › Peculiaridade de mercado › Similaridade de recursos
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Probabilidade de ataque › First, second e late-movers Probabilidade de resposta › Tipo de ação competitiva › Reputação da empresa participante › Dependência do mercado
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Capacidades das firmas para agir e responder › Tamanho relativo da firma › Velocidade das ações e respostas competitivas › Inovação › Qualidade Resultados da rivalidade entre firmas › Resultados competitivos do mercado › Competindo em mercados de ciclo rápido › Dinâmica competitiva e resultados da evolução da indústria
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Existe poder de mercado quando uma firma é capaz de vender os seus produtos acima do nível competitivo existente ou reduzir os custos de suas atividades principais e de apoio abaixo do nível competitivo, ou ambos.
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Não Relacionada › Alocação eficiente do mercado de capitais interno › Reestruturação Incentivos › Regulação antitruste e Leis Fiscais › Baixo desempenho › Fluxos de caixas futuros incertos › Redução do risco para a firma Recursos Extensão Motivos administrativos para diversificar
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É uma ação posta em prática para ganhar uma vantagem competitiva através da escolha e administração de um composto de negócios que competem em diversas indústrias ou mercados de produto.
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Depois de definidas as estratégias competitivas ao nível do negócio, a empresa deve decidir sobre as estratégias a adotar a nível corporativo. A empresa deve decidir em que negócios deve competir e como é que eles se devem relacionar. 1. Estratégias de expansão de atividade 2. Estratégia de integração vertical 3. Estratégia de diversificação 4. Estratégias de reestruturação Estratégias a nível corporativo
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a ) Estratégia de penetração no mercado b) Estratégia de extensão do produto c) Estratégia de extensão do mercado Estratégias de expansão são aquelas em que a empresa decide desenvolver-se e crescer com base nos seus produtos e mercados tradicionais. Estas podem ser: Crescer aumentando o volume de vendas dos seus produtos nos mercados onde já está presente Crescer oferecendo novos produtos ou com características diferentes nos mercados onde já está presente Crescer passando a oferecer os seus produtos tradicionais em mercados Diferentes. Estratégias de expansão de atividade
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a) Integração vertical a montante b) Integração vertical a jusante As decisões de integração vertical podem ser: Quando uma empresa passa a executar internamente uma atividade que antes era realizada por um fornecedor Quando uma empresa passa a executar internamente uma atividade que antes era realizada por um cliente. Estratégias de Integração Vertical
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a) Diversificação relacionada b) Diversificação não relacionada Consiste na entrada da empresa em novos negócios. Sempre que a empresa entra em novos negócios que lhe permitem partilhar recursos, conhecimentos ou habilidades e assim obter sinergias tanto comerciais como estratégicas Quando os novos negócios não têm qualquer tipo de relação com os anteriores da empresa. Estratégias de Diversificação
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“Uma aquisição é uma estratégia através da qual uma firma compra uma participação de controle, ou 100%, de outra firma com a intenção de utilizar uma competência essencial mais eficiente, tornando a firma adquirida um negócio subsidiário dentro do seu portfolio”.
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Maior poder de mercado Aquisição horizontal (mesmo segmento) Aquisição vertical Superação de barreiras à entrada Aquisição cross-border (escritórios em países diferentes) Custos no desenvolvimento de um novo produto Maior velocidade de entrada no mercado Menor risco comparado com desenvolver novos produtos Maior diversificação Remodelando o escopo competitivo da firma
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Dificuldades de integração Avaliação inadequada do alvo Divida grande ou extraordinária Incapacidade para obter sinergia Diversificação excessiva Gerentes demasiadamente focalizados em aquisições Demasiadamente grande
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Reestruturação é uma estratégia pela qual uma firma modifica seu conjunto de negócios ou sua estrutura financeira. Downsizing É uma redução do número de empregados. Downscoping Refere-se ao desapontamento, á spin-off (meio de eliminar negócios que não estão relacionados aos negócios centrais da empresa).
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Existem seis escolhas estratégicas, a saber, da mais agressiva à mais passiva: 1. Inovar as regras com as quais concorre, reinventar a si mesma; 2. Substituir a si mesma na concorrência; 3. Imitar a concorrência; 4. Complementar a concorrência; 5. Colaborar com a concorrência; 6. Sair da competição.
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AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado – Porto Alegre : Ed.Bookman, 2003. ANSOFF, H.Igor. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo : Ed. Atlas, 2000. CERTO, Samuel C. Administração Estratégica : Planejamento e Implantação da Estratégia – São Paulo : Makron, 2002. CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações – Rio de Janeiro ; Ed. Campus, 2004 HITT, Michael A. Administração Estratégica -Competitividade e Globalização. São Paulo : Ed. Thompso, 2005. LUTHER, William M. Marketing Plan : da preparação à implantação – São Paulo ; Ed. Maltese, 2000. WRIGHT, Peter L. Administração Estratégica : Conceitos – São Paulo : Atlas, 2000.
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