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GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.

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1 GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite

2 Modelo das forças competitivas

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4 Modelo das forças competitivas
Nesta aula veremos como que a performance do setor empresarial, a análise das forças competitivas podem subsidiar a análise do ambiente externo da empresa. Modelo das Forças Competitivas. Em ambientes empresariais mais amadurecidos, é normal encontrar informações detalhadas sobre os diversos segmentos de mercado. Instituições como o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) e o IPEA (instituto de pesquisas econômicas aplicadas) atua continuamente no levantamento de dados e síntese de índices econômicos que subsidiam análises mais confiáveis da economia e seus diversos segmentos

5 Modelo das forças competitivas
O modelo de Porter permite que se faça uma análise da atratividade do setor, ou seja, que se tire conclusões com relação ao “poder de fogo” dos concorrentes do mesmo setor, de setores substitutos, e o poder de barganha de clientes e fornecedores. Em setores onde haja maior concorrência e maior poder de barganha por parte de clientes e/ou fornecedores,normalmente a ameaça de novos entrantes seria menor. Ao contrário, em setores menos concorridos, essa ameaça tende a ser maior.

6 Modelo das forças competitivas
Segundo a definição, estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável, que visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência.

7 Modelo das forças competitivas
De acordo com seu modelo, Porter relaciona a lucratividade média dos participantes de um determinado setor às seguintes forças: 1- Rivalidade entre os concorrentes do setor. 2 – Poder de barganha dos fornecedores. 3 – Barreiras à entrada de novos concorrentes. 4 – Poder de barganha dos compradores. 5 – Ameaças determinadas por substitutos.

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9 Modelo das forças competitivas
Rivalidade entre concorrentes Esta é a mais significativa das 5 forças, pois trata da concorrência direta. Alguns aspectos importantes são a atividade, a agressividade dentro do mercado e as ferramentas de competição.

10 Modelo das forças competitivas
Barreiras à entrada de concorrentes. São estas barreiras que definem o nível de ameaça de novos participantes no mercado, juntamente com o poder de reação das empresas do setor. Algumas das principais fontes de barreiras são: economias de escala, diferenciação do produto, capital necessário, desvantagem de custo independentemente do tamanho, acesso aos canais de distribuição e política governamental

11 Modelo das forças competitivas
Poder dos fornecedores Típico em determinados setores onde existe o domínio de poucas empresas fornecedoras, onde os produtos sejam exclusivos ou diferenciados, ou no caso do cliente não ser importante para o fornecedor.

12 Modelo das forças competitivas
Poder dos clientes Compradores têm poder quando: concentram a compra em grandes volumes, quando o produto a ser comprado é padronizado, os lucros do setor forem reduzidos, o insumo não for fundamental para a atividade do cliente, quando não houver benefício econômico para o comprador, ou se o produto for facilmente copiável.

13 Modelo das forças competitivas
Produtos substitutos O produto substituto passa a ter valor quando tem preço menor e qualidade similar, ou seja, oferecer melhor custo- benefício.

14 Fatores Críticos de Sucesso
Lemberg3 comenta que “um plano deve ser implementado considerando não apenas crescimento e lucro, como, também os seguintes fatores críticos de sucesso”: Dinheiro: fluxo de caixa positivo, crescimento de vendas e margens de lucro; Futuro: captação de novos clientes e/ou distribuidores; Qualidade: do serviço e satisfação dos clientes; Inovações: que possam alavancar o negócio, melhorar a satisfação dos clientes e atrair novos clientes;

15 Fatores Críticos de Sucesso
Capital intelectual: o conhecimento sobre produtos e processos; Relacionamentos estratégicos: novas fontes de negócios, produtos e receita externa Atração e retenção de pessoas: a habilidade de atrair profissionais de alta performance; Sustentabilidade: a habilidade pessoal de se manter tudo andando.

16 Fatores-chave de sucesso
Fatores-chave de sucesso normalmente incluem uma gerência excepcional de alguns dos seguintes fatores: Design de produto Segmentação de mercado Promoção e distribuição Preço Financiamento (formas de pagamento)

17 QUESTÕES 1- Quais são os critérios dos clientes para a escolha do produto ou serviço oferecido? 2- Quais são os recursos e capacidades competitivas necessárias para se ter sucesso no negócio? 3- O que é necessário para se obter vantagem competitiva?

18 QUESTÕES 4- Após refletir e responder às questões acima, cada participante deve responder, também por escrito, a mais uma importante questão: Para a empresa ter sucesso, ela deve ser especialmente competente nas seguintes atividades: 1. ____________________________________ 2. ____________________________________ 3. ____________________________________ A resposta não deve ter mais do que três opções


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