A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, 1549-1600. São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, 1549-1600. São."— Transcrição da apresentação:

1

2 Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, 1549-1600. São Paulo: Cortez, 1982.p. 29-50.

3 * Colonização do Brasil, século XVI; * Relações entre os interesses mercantis e os interesses religiosos; * A colonização buscava atender os interesses do comércio Europeu, através de Portugal;

4 * Teve início com a agricultura (divisão de terras brasileiras para os donatários formarem engenhos de cana-de-açúcar); * Buscava-se a acumulação de capitais através de um modo de produção cada vez melhor; * Com intuito de atender os acúmulos de bens, se instala um sistema de exploração colonial e escravismo;

5 * A colonização do Brasil tinha como principal objetivo enriquecer a Coroa Portuguesa; * Início da desigualdade social (má distribuição de bens); * A escravidão indígena serve para aumentar a produção, economizar em mão-de-obra e enriquecer a Coroa.

6 * Alguns padres jesuítas passaram-se opor a escravidão daqueles indígenas que se convertessem ao cristianismo; * A Igreja Católica não aceitava alguns costumes indígenas como: ter mais de uma mulher, andar nu e comer carne humana; * Começaram a surgir os primeiros conflitos entre jesuítas e colonos pela liberdade ou escravidão dos indígenas;

7

8 * A partir de 1570 o rei de Portugal começa a pensar em abolir a escravidão indígena; * Em 1609 é assinada a Lei Áurea dos índios; * Para substituir o trabalho escravo indígena têm início o tráfico de negros que aumenta ainda mais os lucros da coroa, com a venda de escravos.

9 * Os jesuítas não questionaram essa estrutura social baseada na exploração e acúmulo de bens; * Preocupavam-se basicamente em cristianizar as pessoas. Os colonos pensavam que os índios deveriam atender aos seus interesses, cedendo terras, trabalhando ou guerreando a seu favor; * Tanto os jesuítas quanto os colonos viam os índios como objetos, ora de exploração ou de estudo, ambos os grupos queriam impor sua cultura.

10 * Conquistar é sujeitar; *Pacífica ou por meio de guerra; *Sujeição escravizadora, fazer mais rapidamente dos índios instrumentos de produção; *Os prisioneiros de guerra eram reduzidos a escravos; *Com a sujeição impunha-se modos de vida novos, desconsiderando a cultura dos índios; *Impunha a cultura e os objetivos portugueses;

11

12 *Os costumes introduzidos pelos portugueses afetavam tremendamente a cultura indígena; *Motivos de ordem catequética urgiram também a sujeição; *Sujeição para a construção da colônia; *É a partir da sujeição, que se pensará um trabalho sistemático de imposição cultural, a cargo da catequese.

13 *Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos no processo de colonização como um todo; *Colonização e evangelização aparecem como duas metas independentes de igual projeção; *As fazendas são razão suficiente para violar os princípios éticos, defendidos pela teologia. *Também o governador (Tomé de Souza) acentua a prioridade dos interesses mercantis.

14 *A escravidão ainda que injusta, estava atendendo aos objetivos, e querer saná-la, naquele momento, traria prejuízos maiores ainda. *Os jesuítas domesticam a mão-de-obra para engenhos e fazendas; abençoam as guerras dos índios aliados; são obrigados a ceder seus interesses catequéticos em benefício dos interesses mercantis da Coroa.

15 * O índio do Brasil tornou-se puro objeto da ação social dos colonizadores; * Necessidade de moldar os índios as crenças e valores dos colonizadores; * A instalação do regime escravista expressa a predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos- catequéticos.


Carregar ppt "Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, 1549-1600. São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google