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Aula 11: desenvolvimento como liberdade.  Retomar aulas anteriores  Avaliação da atividade: uso da tecnologia na EI  Filme Margin Call  Bases informacionais.

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1 Aula 11: desenvolvimento como liberdade

2  Retomar aulas anteriores  Avaliação da atividade: uso da tecnologia na EI  Filme Margin Call  Bases informacionais  Teorias de ética e justiça: utilitarismo, libertarismo e justiça de Rawls  Renda, desenvolvimento e liberdade  Programação dos seminários

3 Dúvidas?

4 Contexto da discussão: Mudanças econômicas – sociedade da informação Regime democrático e participativo (em que parte do mundo?) Globalização - trocas

5 Direitos Humanos privação Liberdade política opressão

6 Parábola (pag. 72) Três pessoas – três necessidades de trabalho – 1 vaga Como decidir?

7 Retomar o conceito de decisão das 1as aulas O que é decidir? Qual a base para decidir?

8 O que é mais importante acabar:  Pobreza  Infelicidade  Doença A depender de qual informação se baseia é tomada uma decisão diferente

9 Três caminhos para a decisão relacionadas aos conceito de liberdade

10 O que é liberdade?

11 Segundo Sen: Capacidades individuais para fazer coisas que uma pessoa com razão valoriza

12 Três caminhos:  Utilitaristas  Libertaristas  Defensores da teoria da justiça de Rawls

13 Utilitaristas: O que se ganha? Qual a utilidade? Teoria do bem – estar social Utilidade como prazer, felicidade ou satisfação

14 Características da avaliação utilitarista:  Todas as escolhas devem ser julgadas por suas conseqüências;  Escolha deve partir da utilidade que gera (welfarismo)  Ranking pela soma (soma das utilidades no todo, sem contar as desigualdades internas) – um problema do modelo  Discussão da propriedade privada (pag. 80)

15 Vantagens da avaliação utilitarista:  Atenta para o bem – estar; Desvantagens:  A unidade de análise é pessoal: como ficam as desigualdades internas

16 libertarismo Utilidade (para a escolha) é definida pela preferência de cada individuo Dificuldades: Como lidar com as heterogeneidades pessoais? As necessidades das pessoas são diferentes: depende do seu entorno

17 Teoria John Rawls Existem outros bens primários além da renda:  Direitos  Liberdades  Oportunidades PRIORIDADE DA LIBERDADE FORMAL

18 Teoria John Rawls Liberdade formal X propriedade privada

19 Diferenciação entre bem-estar e renda Rendas reais e vantagens (bem-estar e liberdade) Fontes de variação:  Heterogeneidades pessoais (estar doente ou não);  Diversidades ambientais (frio ou calor)  Variação do clima social (ter uma malha social que funcione)  Diferenças de perspectivas(ser pobre ou rico é diferente nos diferentes grupos)  Distribuição na família (renda per capita)

20 Diferenciação entre bem-estar e renda Avaliação das políticas públicas (econômicas e sociais)  renda como fator limitado por não considerar as capacidades e escolhas

21 Subdesenvolvimento visto como privação de liberdade e desenvolvimento como processo de eliminação de privações de liberdades e de ampliação de liberdades substantivas

22 O que são liberdades substantivas?

23 (as capacidades) de escolher uma vida que tem razão para valorizar ( p. 94) Conversão dos bens primários segundo a capacidade da pessoa em promover seus objetivos EQUIDADE

24 Exemplo: Uma pessoa idosa, mesmo possuindo um pacote de bens primários maior, pode estar em uma posição desfavorecida em função de uma doença. Não dá para “olhar” só renda

25 Outro aspecto: Diferenciais entre capacidades e escolhas “Jejuar não é a mesma coisa que ser forçado a passar fome. Ter a opção de comer faz com que jejuar seja o que é: escolher não comer quando poderia ter comido” (p. 96)

26 Voltando para as políticas públicas: tudo depende da medida de avaliação a ser usada : “ o que deve estar no centro de nossa consideração normativa” (p. 106) DEPENDE SAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS

27 Finalizando: a questão da pobreza passa a ser visto como algo multidimensional e passa a ser definido como "privação de capacidades", que faz que o potencial do indivíduo em auferir renda seja diminuído.

28 https://desarrolloygestioninterculturales.wikispaces.com/file/view/desarrollo-como- libertad.jpg/339016366/desarrollo-como-libertad.jpg

29 Próxima aula – seminários

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