A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão."— Transcrição da apresentação:

1 Globalização e Integração Econômica

2 Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão completa que as fronteiras nacionais desaparecerão ? continuidade do processo de crescimento das relações econômicas internacionais, em curso desde o século passado ? A cada dia as políticas públicas perdem relevância, neutralizadas pelas forças incontroláveis do mercado.

3 “Novas ideias serão aceitas mais rapidamente naquelas sociedades onde as pessoas estão acostumadas à mudança. Um país que está isolado é, em contraste, menos propensa a absorver novas ideias rapidamente.”

4 Atores das Relações Internacionais Indivíduos – Obama, Lula, Hugo Chavez Estados - Brasil, EUA, Rússia, etc. Órgãos burocráticos governamentais - Departamento de defesa, Departamento de Estado, Ministério das Relações Exteriores, etc. Organizações intergovernamentais internacionais (OIGs) - ONU, OMS,OMC, OTAN, OEA, UE, etc. Organizações Não Governamentais Internacionais (OINGs) - WWF, Greenpeace, CARE, etc. Outros atores não estatais - grupos terroristas internacionais, igreja, empresas multinacionais transnacionais - ETNs), grupos com conhecimento específico em determinada área (comunidades

5 Globalização Galbraith: “Globalização é um termo que eu não uso. Não é um conceito sério. Nós, os americanos, o inventamos para dissimular nossa política de entrada econômica nos outros países. E para tomar respeitáveis os movimentos especulativos de capital, que sempre são causa de graves problemas”. Questões econômicas, sociais e culturais.

6 Abordagem Econômica da Globalização Enfoque financeiro: Aspecto mais freqüentemente associado à idéia de globalização e significa aumento do volume e/ou da velocidade de circulação dos recursos entre as diversas economias. O aspecto positivo desse processo é a superação das barreiras anteriormente impostas ao movimento internacional dos capitais. O lado negativo é a maior exposição dos países aos riscos de movimentos especulativos em grande escala. Enfoque comercial: Com a globalização, a competição passa a ocorrer em escala mundial e não mais dentro de cada país. Há uma crescente homogeneidade nas estruturas de oferta e demanda, possibilitando o surgimento de ganhos de escala e a uniformização das técnicas produtivas e administrativas.

7 Enfoque produtivo: A globalização faz com que uma parcela crescente do valor adicionado seja gerado em estruturas de produção interligadas, localizadas em diversas partes do mundo. Em outras palavras, a crescente interligação dos mercados provoca expansão do número de empresas oligopolistas transnacionais. com melhores condições de proceder à acumulação no mercado globalizado. Enfoque institucional: Devido à globalização, há uma tendência a uma maior homogeneidade dos sistemas de regulação da atividade econômica nos diferentes países. Isso significa que as relações entre os setores público e privado tendem a ser cada vez mais uniformes. Baumann cita as políticas comerciais do Japão e dos Estados Unidos como exemplo. Tradicionalmente. a economia japonesa era considerada fechada, enquanto os Estados Unidos constituíam referência de liberalismo comercial. Nos últimos anos, no entanto, o Japão tem caminhado para uma maior abertura. enquanto a economia norte-americana caminha em sentido oposto. Com o passar do tempo, acredita-se que se tornarão bastante semelhantes.

8 Enfoque da governabilidade: A globalização retira graus de liberdade dos governos na condução das políticas fiscal, monetária, cambial, salarial etc., reduzindo a soberania econômica e política das nações. Pode-se chegar a uma situação em que os efeitos dos instrumentos convencionais de política econômica sejam neutralizados pela dinâmica do mercado global.


Carregar ppt "Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google