A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Moral. Com este trabalho quero mostrar aos meus colegas a organização interna da Bíblia, espero que gostem!!!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Moral. Com este trabalho quero mostrar aos meus colegas a organização interna da Bíblia, espero que gostem!!!"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Moral

2 Com este trabalho quero mostrar aos meus colegas a organização interna da Bíblia, espero que gostem!!!

3 46 livros, escritos antes do nascimento de Jesus. Contém a história do encontro e da aliança de Deus com o povo de Israel. 27 livros, escritos depois da morte e ressurreição de Jesus. Contém a mensagem, as acções e o destino de Jesus, bem como a nova aliança com o novo povo de Deus: os crentes em Cristo

4  A Bíblia é uma colecção de 73 livros;  Tanto judeus (só relativamente ao Antigo Testamento), como cristãos a consideram sagrada;

5  Primeiro temos:  Os 4 evangelhos que narram a vida e a mensagem de Jesus;  Depois o livro dos Actos dos Apóstolos, que narra o nascimento e a vida da igreja, após a ressurreição de Jesus;  A seguir as 13 epístolas ou cartas que S. Paulo escreveu, e mais 8 cartas escritas por vários autores e dirigidas aos cristãos;  E finalmente, o livro do Apocalipse, que tem como tema central o fim dos tempos.

6  Demorou mais de 1000 anos a ser escrito;  Resultou da relação com Deus e o povo de Israel;  Muitos dos textos foram passados de geração em geração oralmente, até serem escritos por alguns redactores (muitos deles desconhecidos);

7  Estão agrupados por ordem de importância na tradição judaica:  Primeiro a Lei ou Torah, que é constituída pelos 5 livros do Pentateuco;  Depois, os livros históricos (Profetas Anteriores);  A seguir, os livros proféticos (Profetas Posteriores);  E finalmente, os livros sapienciais (os Escritos). Mas nem todas as edições cristãs mantêm esta ordem.

8  Os livros do Novo Testamento aparecem agrupados da mesma maneira em todas as Bíblias, sejam elas da tradição católica, ortodoxa ou protestante;  Os vinte e sete livros que constituem o Novo Testamento foram redigidos ao longo da segunda metade do séc. I.  Os primeiros escritos foram as Cartas de S. Paulo, redigidas na década de 50.

9  Antes de ser fixada por escrito, a Boa Nova foi proclamada, escutada e vivida.  Após a morte violenta de Jesus, os apóstolos começaram a anunciar que Jesus havia ressuscitado e estava vivo, pelo poder de Deus. A este anúncio fundador da fé cristã, chama-se o kerigma.  A consciência da presença de Jesus no meio deles, leva-os a fundar uma comunidade nova em Jerusalém, que rapidamente se difunde por outros países.

10  Por ser necessário dar formação aos novos discípulos de Cristo, por se tornar urgente a organização de textos litúrgicos e ainda por estarem a desaparecer os que contactaram com Jesus, a tradição oral é fixada por escrito, e nasce assim o Novo Testamento.

11 S.Paulo

12 – Maior parte do Antigo Testamento. – Livro de Tobias (AT); – Livro de Judite (AT); – Fragmentos de Esdras, Daniel e Jeremias (todos do AT). – Livro da Sabedoria (AT); – 1º e 2º Macabeus (AT); – Eclesiástico ou Ben Sira (AT); – Partes dos Livros de Ester e de Daniel (AT); – Todo o Novo Testamento

13  Os cristãos acreditam que Deus se deu a conhecer na história do povo de Israel e, de forma definitiva, em Jesus de Nazaré. A este processo de manifestação de Deus à humanidade chama-se ‘revelação’.  A Bíblia também faz parte deste processo, pois é nela que encontramos escrita a história da relação de Deus com a humanidade, através da história do povo de Israel e dos acontecimentos da vida de Jesus.  Os redactores bíblicos tinham consciência de que não estavam a escrever uma história qualquer, mas a história da manifestação de Deus, como salvador e libertador da humanidade.

14  Uma vez que a Bíblia contém a história da relação de Deus com  a humanidade, os crentes acreditam que Deus inspirou os escritores a escrever a mensagem que ele quer ia transmitir.  Esta acção de Deus junto dos escritores chama-se  ‘inspiração’. Num texto do Novo Testamento afirma-se que «toda a Escritura é inspirada por Deus» (2 Tim 3, 16).  Os autores, pelo facto de serem inspirados, não sabiam mais de ciência do que as pessoas da sua época. Eles apenas dispunham do saber comum do seu tempo.  A verdade das Escrituras consiste no valor religioso da sua mensagem

15  Lista de livros considerados sagrados pelas comunidades crentes;  No tempo de Jesus havia 2 cânones para a Bíblia judaica (o correspondente ao nosso Antigo Testamento):  O da Palestina, que só aceitava como sagrados os textos escritos em hebraico;  E o de Alexandria, que incluía também livros escritos em grego;  A Igreja cristã acabou por aceitar o cânone alexandrino, enquanto o Judaísmo oficial adoptou o cânone palestiniano.

16  Chamam-se deuterocanónicos os textos que não fazem parte do cânone judaico, mas que faziam parte do cânone alexandrino e, por isso, estão integrados nas Bíblias católicas.  As Igrejas da reforma rejeitaram os textos deuterocanónicos, adoptando, para o Antigo Testamento, apenas o cânone palestiniano.  O cânone do Novo Testamento demorou três séculos a ser fixado.  Hoje, o cânone do Novo Testamento é universalmente aceite por todas as Igrejas cristãs.

17  Os textos deuterocanónicos são os seguintes: Tobias, Judite, Ester(grego), Sabedoria, Bem Sira, Baruc, Carta de Jeremias, Suplementos de Daniel, 1º Livro dos Macabeus e 2º Livro dos Macabeus.

18  Com este trabalho quis mostrar como esta organizada a Bíblia.  E espero que todos tenham compreendido e gostado do meu trabalho.

19

20


Carregar ppt "Trabalho de Moral. Com este trabalho quero mostrar aos meus colegas a organização interna da Bíblia, espero que gostem!!!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google