A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 DE NOVEMBRO Dia de Todos os Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 DE NOVEMBRO Dia de Todos os Santos."— Transcrição da apresentação:

1 1 DE NOVEMBRO Dia de Todos os Santos

2 Na igreja católica a festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada a 1 de novembro em honra de todos os santos e mártires. No dia 2 de novembro celebra-se o dia dos fiéis defuntos, o dia de “finados”. Pintura a fresco de Fra Angelico.

3 A ORIGEM A tradição de recordar os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma.

4 No entanto, a partir da perseguição aos cristãos da época de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no século IV, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.

5 Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o “pão-por-deus” de porta em porta.

6 As crianças quando pedem o “pão-por-deus” recitam versos e recebem como oferta pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. Em algumas povoações chama-se a este dia o “Dia dos Bolinhos”.

7 Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756, um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa em 1 de Novembro de Morreram então milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou. Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.

8 As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus". Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.

9 Feliz dia de Todos-os-Santos !


Carregar ppt "1 DE NOVEMBRO Dia de Todos os Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google